Bahia ganhará nova fábrica de aerogeradores

Uma das três maiores fabricantes de aerogeradores do mundo e a maior da China, a Goldwind Energia Renováveis anunciou no início deste mês que vai investir na instalação de uma fábrica em Camaçari, na Bahia.

Primeira fábrica da empresa fora da China, a unidade tem início previsto das operações para março de 2024, na mesma planta onde funcionava a fábrica de aerogeradores da General Electric.

O presidente da Goldwind Internacional, Wang Hai, e executivos do grupo participaram da reunião com o governador. Conforme informes anteriores, o investimento inicial será de R$ 150 milhões, com geração de 1.100 empregos diretos e indiretos.

No ano passado, a Goldwind já havia informado a intenção de se instalar no Brasil. Faltava definir a localização. Outros dois estados, Ceará e Pernambuco, estavam na disputa, vencida pela Bahia. “A confirmação da instalação de mais uma fábrica em nosso estado confirma o destaque nacional que a Bahia tem no setor de geração de energias renováveis. Além de promover o desenvolvimento sustentável, estamos movimentando a nossa economia, gerando mais emprego, renda e, consequentemente, melhores condições de vida para os baianos”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Segundo nota divulgada pelo governo baiano, a Goldwind quer conquistar participação de 25% a 30% no mercado brasileiro de turbinas eólicas. A empresa vai produzir em Camaçari equipamentos de 6,2 a 8,3 MW de potência. Os maiores aerogeradores produzidos no Brasil, hoje, têm potência de cerca de 6 W (WEG e Petrobras trabalham num projeto de desenvolvimento de turbinas de 7 MW).

Segundo o vice-presidente da Goldwind no Brasil, Roberto Veiga, o projeto da empresa inclui a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, composto por um grupo de seis empresas, incluindo a Sinoma, fabricante de pás eólicas. A unidade também será um hub de exportação para as Américas.

Tags
exportaçãoenergia renovávelGoldwindaerogeradores
Compartilhe

Usinagem Brasil

O Usinagem-Brasil é um site jornalístico independente, editado pela De Fato Comunicações Ltda., voltado à cobertura da indústria metal-mecânica, com foco principal em máquinas-ferramenta, ferramentas de corte, equipamentos, acessórios, automação etc. e demais informações ligadas ao universo da usinagem.