AutoForm TubeXpert R8 – Simplificando a Cadeia dos Processos Digitais

A AutoForm Engineering GmbH, fornecedora líder de soluções de software para a indústria de conformação de chapas e tubos metálicos, revelou seu mais recente software AutoForm TubeXpert R8. Com base no sucesso da AutoForm Hydro 2016, esta nova versão de software oferece amplas melhorias conceituais e funcionais para agilizar ainda mais a cadeia de processos digitais para empresas conformação, dobra e hidro conformação de tubos.

O AutoForm TubeXpert R8 vem com uma interface de usuário completamente revisada, com um novo e inovador conceito de navegação que aumenta significativamente a eficiência e a facilidade de uso. Com uma nova ferramenta de planejamento integrada, os especialistas em conformação de tubos podem definir rapidamente seu processo completo e, com base na geometria de uma peça importada, passar essas informações automaticamente para a criação rápida de ferramentas e configuração da simulação. 

Funcionalidades de design completamente novas, como mudanças de raio, extensões de superfície e morphing, permitem mais flexibilidade na criação de projetos de ferramentais e também permitem que os usuários façam modificações no design do produto,  analisando sua eficácia na “conformabilidade”. Para aprimorar o intercâmbio com outros sistemas CAX criados no AutoForm, o TubeXpert R8 é baseado na tecnologia de superfícies CAD.

A avaliação de Springback foi aprimorada e os recursos de compensação estendidos para geometrias de ferramentas importadas. Ao calcular o retorno elástico após cada operação de conformação, os usuários podem identificar sistematicamente a causa dos problemas para definir a estratégia de compensação mais eficaz. 

As funcionalidades de compensação podem ser aplicadas em geometrias de ferramentas criadas no AutoForm TubeXpert R8, bem como em geometrias de ferramentas importadas e cobrindo desde as operações de dobra até hidro conformação final. Com isso, os usuários podem gerenciar e compensar de forma confiável os efeitos de springback, mesmo para processos complexos e materiais avançados.

A possibilidade de definir e aplicar padrões para configuração da simulação e da avaliação de resultados aumenta a consistência no processo de engenharia, reduz erros e garante que os usuários cumpram os padrões internos da empresa ou fornecidos pelos clientes. Com base nos padrões de avaliação definidos, a sistemática de detecção recentemente desenvolvida, destaca automaticamente problemas de conformação que impedem que as falhas na qualidade da peça sejam negligenciadas.

Com a integração total da tecnologia AutoForm-Sigma no AutoForm-TubeXpert R8, os usuários têm acesso a uma metodologia de engenharia altamente eficiente e sistemática para a definição de um processo de conformação ideal e que é único no mercado. 

Criando intervalos de valor de vários parâmetros de projeto e avaliando seus impactos na “conformabilidade” e qualidade de peças, ao invés de configurar várias simulações individuais, os usuários não apenas podem identificar rapidamente as condições ideais do processo, mas também obter informações importantes sobre a extensão de um processo viável. Para garantir uma produção robusta de peças, o efeito de variações dos parâmetros do processo tais como propriedades do material, pressão, condições de atrito também podem ser analisados.

Finalmente, o uso sinérgico do software TriboForm no AutoForm TubeXpert R8 permite uma consideração ainda mais realista dos efeitos tribológicos que levam a um novo nível de precisão de resultados para materiais sensíveis ao atrito nos processos de conformação.

“O desenvolvimento do AutoForm TubeXpert R8, com todas as suas características, foi guiado pelo objetivo de simplificar a toada cadeia de processo digital aplicado na conformação de tubos e de apoiar os especialistas para demandas do mercado com relação à complexidade de peças e processos, ao emprego de materiais avançados e novas tecnologias de conformação visando um menor time-to-market e a um custo menor. 

O software foi projetado para levar as empresas a um novo nível de eficiência de processo e qualidade de produto e estamos contentes que os feedbacks iniciais dos clientes confirmam que com o AutoForm TubeXpert R8 nunca foi tão fácil e intuitivo entender e otimizar processos de conformação de tubos. "


Imagem 1: Detecção automática de problemas de conformação com base em padrões de avaliação com gráficos de dispersão e influência.


Imagem 2: Janela de processo 2D mostrando a “conformabilidade” do processo dependendo do nível de pressão e do movimento das ferramentas axiais.

Tags
AutoForm soluções de softwaresoftwareindústria de conformação conformação de chapas Springback
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.