Aos 20 anos de mercado, Grupo Alltech fortalece iniciativas de inovação e desenvolvimento de novos negócios

Com sedes em Joinville (SC) e Caxias do Sul (RS), companhia que iniciou no ramo de serviços para o mercado de usinagem e injeção plástica cria aceleradora para investir em startups de mobilidade e negócios sustentáveis

Nos fundos de uma casa de 40m², em Caxias do Sul (RS), nascia há 20 anos uma importadora e distribuidora de ferramentas para usinagem, serviço estratégico para a indústria metal-mecânica, e que se tornou após duas décadas uma holding de empresas que expandiu o mercado de atuação. Além disso, conta com um braço de inovação para desenvolver projetos de engenharia avançada, mobilidade e impacto social.  

Daquele início modesto, quando começou com a Alltools, o Grupo Alltech completou em maio duas décadas de atuação apostando na diversificação de produtos e serviços e investimentos em novas tecnologias. Na área industrial, atua com na comercialização de produtos e serviços para Usinagem e Injeção Plástica, com aluguel de máquinas (AllService), venda de ferramentas e equipamentos para pré-usinagem, além de peças e periféricos, e consultoria para implantação de projetos (Ncam). 

Hoje, a holding tem unidades em dois dos mais importantes polos da indústria metal-mecânica do país: Caxias do Sul e Joinville (SC), onde ocupa uma área de 4 mil m2 no Perini Business Park, maior parque multissetorial do país, sede de 250 empresas no norte de Santa Catarina. 

Com uma equipe de mais de 120 colaboradores e crescimento médio de 30% no faturamento nos últimos anos, o Grupo Alltech chega aos 20 anos como uma das empresas selecionadas pelo Scale-up Endeavor, programa de aceleração para empresas de alto rendimento. 

"Nosso modelo de expansão se pautou pela identificação de oportunidades e a criação de unidades independentes, com foco em serviços especializados e desenvolvimento de novas soluções", explica Jean Cardoso, CEO do Grupo Alltech. Com uma proposta inovadora de ownership, já possui diversos sócios que contribuem para o crescimento do negócio.

Em 2009, abriu a primeira unidade em Santa Catarina, na cidade de Garuva (litoral norte), próxima ao Porto de Itapoá. E em 2017, com a expansão dos negócios, o Grupo AllTech se instalou definitivamente em Joinville.

Como resposta às inovações no setor industrial, a empresa passou a oferecer, desde 2020,  aluguel de máquinas como serviço recorrente, por meio da Rentall. Neste ano, a Alltech criou também um departamento de robótica e realidade virtual para oferecer suporte necessário na montagem de células robotizadas, automação industrial e simulações em 3D de espaços completos e já equipados.

ALLTECH LAB: BRAÇO DE INOVAÇÃO COM PEGADA ESG E VOCAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 4.0

Junto com o movimento de inovação nos modelos de negócio e propostas voltadas para ESG (Environmental, social and corporate governance) o grupo criou a AllTech Lab, braço de inovação que investiu em empresas e tecnologias nas áreas de manufatura avançada, mobilidade urbana, energias sustentáveis e impacto social. 

Uma destas startups é a NCam, que atua nos segmentos de estamparia e ferramentaria (confecção de ferramentas e equipamentos para cortes, dobras e moldagens). Com o uso de um software CAD-CAM alemão, da marca TEBIS, no qual a peça é desenhada digitalmente, fornece diagnóstico e identificação de gargalos nos processos de fabricação. "É um caminho para a indústria 4.0, uma necessidade para o setor no país", ressalta Daniel Fraga, CEO da Ncam, que hoje conta com 22 colaboradores e espera faturar R$ 10 milhões neste ano. 

Outro exemplo é a AllMobility/GoMoov, pioneira no desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade como serviço (MaaS) e leva às cidades veículos elétricos (e-bikes, patinetes e mini scooters) como opção de deslocamento e conexão com o transporte urbano. "É um modelo de franquia, escalável, com foco nas demandas de operadores de sistemas de transporte, empresas e o próprio poder público", ressalta o CEO Jean Cardoso. As baterias de lítio que equipam os veículos são fornecidas pela EletroDC, mais uma startup do portfólio da aceleradora.

Na área de impacto social e setor 2.5, a Semearhis é especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência. Por meio de pesquisas e estudos, a startup criou uma metodologia e uma plataforma (360 Graus Match) para conectar o mercado empregador e profissionais PCD.



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe