ABII promove Encontro Nacional da Indústria 4.0 em Joinville

Apresentar os caminhos para o futuro da Internet Industrial, dividir conhecimentos e traçar estratégias para o crescimento da IIoT (Internet Industrial das Coisas) no Brasil.

Estes são alguns dos principais propósitos do Encontro Nacional da ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial).

O evento será realizado entre os dias 11 e 12 de setembro, na sede do Ágora Tech Park, em Joinville.

Em sua décima edição, serão dois dias intensos que incluirão temas como a Jornada Digital das Indústrias Brasileiras e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de como o Governo Federal trata a Indústria 4.0 e a IIoT.

Dentre os conteúdos e nomes de destaque, estão a gigante da tecnologia Amazon, o Governo federal com a presença dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) , da Economia e da financiadora de inovação e pesquisa, Finep.

Confira a programação completa 


Programação - 11 Set - Quarta-feira

 

08h00 – Credenciamento

 

08h30 – Abertura

  • Informações (A.D’Angelo – Gerente ABII)

  • Boas-vindas Ágora Tech Park

  • Novos Associados

  • Atualização ABII (J.Rizzo - Presidente ABII)


09h45 – “Boteco 4.0 - Os Bastidores da Jornada Digital das Indústrias Brasileiras” (ABII)

 

10h30 – Financiamento para Manufatura Avançada: Inovacred 4.0 (Gustavo Barcelos - FINEP)

 

10h45 – Como Joinville está se preparando para ser o maior case de Smart City da America Latina (Danilo Conti - Secretário da SEPUD - Prefeitura de Joinville)

 

11h00 – Intervalo

 

11h30 – IoT da Terra ao Céu - Entendendo o Valor dos Dados (Giovani Bassan - Amazon)

 

12h15 – Lei Geral da Proteção de Dados (L.Jung - Diretor ABII)

 

12h45 – A ABII e seus associados

 

13h00 – Almoço

 

14h30 – Matchmaking - Conectando-se ao ecossistema ABII

 

16h00 – Intervalo

 

16h30 – Cases ABII

 

17h30 – Câmara Indústria 4.0: Desafios e Oportunidades para a Indústria 4.0 no Brasil (Eliana Emediato – Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações - MCTIC)

 

18h00 – Encerramento 

Programação - 12 Set - Quinta-feira

  

08h30 – Credenciamento

 

09h00 – Trilhas Temáticas ABII (Negócios / Tecnologia / Pessoas)

 

13h00 – Almoço

 

14h00 – Análise das Trilhas e reunião de encerramento (exclusivo associados ABII)

 

15h00  Encerramento  

 

O evento 

 

O evento será realizado nos dias 11-12/SET, no Ágora Tech Park, em Joinville-SC e será aberto a associados e convidados. A programação está repleta de novidades e diferentes abordagens sobre o tema IIoT e Indústria 4.0, as ações da ABII e seus associados. 

1º Dia – 11/SET 

O primeiro dia (11/set) contará com uma apresentação lúdica intitulada “Boteco 4.0 - Os Bastidores da Jornada Digital das Indústrias Brasileiras”, onde a FT Tecnologia apresentará de forma descontraída e inusitada as dificuldades encontradas pelas empresas no processo de adoção da IIoT/Indústria 4.0 e como vencê-las. 


Haverá também a apresentação de palestra sobre a Lei Geral da Proteção de Dados e a oportunidade de ouvirmos e interagirmos com representantes da Amazon e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que abordará os desafios e oportunidades para a Indústria 4.0 no Brasil.

 

Ainda no primeiro dia do 10EN/ABII SC teremos a tradicional sessão de Matchmaking, onde associados e convidados terão a oportunidade de conectarem-se e novos negócios surgirem através de uma condução dinâmica e motivadora. Esse é momento de conexão das empresas locais ao Ecossistema ABII e suas diversas competências.Um dos destaques desse primeiro dia será a apresentação de Cases dos Associados ABII. 


Assim como no último Encontro Nacional, as empresas ABII que inscreveram e tiveram seus cases aprovados, subirão ao palco para apresentarem a todos os presentes. Serão apresentações rápidas e objetivas e após cada apresentação haverá a oportunidade de rápida rodadas de perguntas e respostas. Vale lembrar que todos os cases apresentados nos ENs 9 e 10 serão considerados para a seleção final de cases que concorrerão ao Prêmio ABII 2019 no 11EN/ABII SP, em novembro. 

2º Dia – 12/SET 

O segundo dia do 10EN/ABII SC terá como destaque as Trilhas Temáticas. Durante toda a manhã ocorrerão de forma simultânea as trilhas de Negócios, Tecnologia e Pessoas. As vagas para participação nas trilhas são limitadas e os interessados deverão confirmar sua participação e trilha de interesse no momento da inscrição para o 10EN.

 

As Trilhas Temáticas ABII 

Trilha Negócios (Max 50 pessoas) – A Trilha Negócios será realizada na sala térrea do Ágora Tech Park e consistirá na aplicação de dinâmica em grupos para que montem a estratégia de aprovação de um case fictício. Será discutida a forma de trabalho de cada grupo e a chance de sucesso na aprovação de cada case. Os cases serão apresentados a um board, que dará seu feedback e o encerramento no fim da manhã será uma avaliação do que funcionou e o que não funcionou, propondo-se a preparação de uma cartilha de recomendações. 

Trilha Tecnologia (Max 30 pessoas) – Serão conduzidas 3 visitas técnicas a 3 diferentes plantas industriais em Joinville, a serem anunciadas. Os participantes serão divididos em 3 grupos de no máximo 10 pessoas para conhecer o processo fabril da empresa visitada e entrevistar seus profissionais de gestão (produção, processo, TI). Cada grupo de 10 visitará uma única empresa. Os grupos sairão do Ágora Tech Park em direção às plantas às 08h30 e retornarão ao Ágora para debater as respostas, determinar os principais obstáculos e discutir oportunidades. As discussões serão internas e os resultados serão enviados apenas às empresas que receberam as visitas. 

Trilha Pessoas (Max 40 pessoas) – Quando você ouve ou lê algo a respeito de indústria 4.0 ou internet das coisas, o que pôr primeiro vem à sua mente? PESSOAS? Provavelmente não. Mas são as PESSOAS que desenvolvem, linha-por-linha, os algoritmos de inteligência artificial, bem com as regras de gerenciamento e manipulação de big data e as regras de análise de data analytics. 

Quem instala os sensores de IoT e faz o encaminhamento das fibras óticas até os processadores? PESSOAS, PESSOAS e PESSOAS são os atores principais primeiros desta nova revolução. Ratifique seu posto de protagonista nesta revolução, participando do 10 Encontro Nacional da Associação Brasileira de IoT e Indústria 4.0 e da trilha PESSOAS. Slides e palestras nesta trilha? Nada disso faz parte das dinâmicas que você vai encontrar nesta trilha. Na primeira dinâmica, vamos discutir os desafios da gestão de pessoas na Indústria 4.0 e em outra dinâmica, vamos endereçar possíveis caminhos para enfrentar os desafios. Venha para a trilha PESSOAS!

  

Já as inscrições podem ser feitas neste link.

Compartilhe