4 tendências tecnológicas para a indústria segundo a Expomafe 2019

Uma única oportunidade do ano para ver de perto soluções para o setor metalmecânico, a Expomafe é um guia de tendências para a indústria. Confira 4 delas e fique por dentro para descobrir como adaptá-las para sua empresa 

Fábricas inteligentes, máquinas conectadas 

A indústria 4.0 veio para ficar. Uma das principais tendências para a indústria é a conectividade entre as máquinas, gerando fábricas inteligentes e cada vez mais automatizadas. Preparar sua empresa para a nova era da manufatura é indispensável para manter a competitividade nos próximos anos. 

Robótica colaborativa 

Robôs, máquinas e operários trabalhando em conjunto também são tendência para a indústria. Otimizados para garantir a segurança e tornar as tarefas mais ágeis, os robôs colaborativos podem atuar em muitas frentes. Assim, tanto versões adequadas para cargas pesadas quanto para tarefas dedicadas estão disponíveis no mercado.  


Coleta e análise de dados 

Tão importante quanto coletar os dados no parque industrial é garantir a analise adequada das informações. Por isso, a tendência é que as duas frentes evoluam em conjunto. Novas opções de monitoramento e máquinas já com sensores associados chegam ao mercado. Ao mesmo tempo, a gestão digital das informações ganha espaço e importância. 

Treinamento e segurança

Com o foco cada vez maior na segurança coletiva, leis como a NR 12 devem ganhar cada vez mais força. Além disso, os profissionais da indústria 4.0 também devem ser cada vez melhor preparados. Por isso, os cursos de engenharia devem continuar se adaptando ao novo segmento da indústria. Soluções de tecnologia como realidade virtual e comandos de voz também ajudam a otimizar o treinamento de operadores. 

Fonte A Voz da Indústria

Compartilhe