

A Huawei produziu um estudo para apontar dez tendências de tecnologia para 2025, o qual resultou em um exercício de futurologia que chega perto de filmes de ficção científica. Mas ao contrário do cinema, o Global Industry Vision (GIV) aponta dados que embasam o que deve ser a realidade nos próximos seis anos, de acordo com Julio Sgarbi, diretor de Consultoria da Huawei Brasil.
Confira as dez tendências:
Vivendo
com robôs: O estudo aponta que, em 2025, já teremos robôs trabalhando em áreas
como saúde, atuando como um robô de companhia e monitoramento de idosos e dando
informação à família. Quatorze por cento das casas de repouso terão dez robôs,
por exemplo.
Gartner aponta que AI vai acabar com a privacidade de dados da forma que
conhecemos
Supervisão:
Através da realidade virtual (VR) e do vídeo em ultra HD, será possível ter
experiências quase reais a quilômetros de distância. Para Sgarbi, isso pode
mudar a indústria do turismo e também permitir o uso de drones para tarefas
perigosas.
Zero
busca: Com a inteligência artificial (AI), não será mais preciso tomar ações,
basicamente. As pessoas vão ter o que a Huawei chama de "My Network",
onde toda a rede social e suas preferências de consumo vão seguir seus gostos
automaticamente, incluindo anúncios. O consultor da multinacional chinesa
explica que haverá discussões éticas para saber até que ponto a AI poderá
definir sua influência, mas que a tendência é que a tecnologia venha antes do
debate.

Da
mesma forma, tudo deverá ser feito por voz ou gestos, sem precisar acionar
botões. Colocar uma comida para esquentar no microondas, por exemplo, poderá
ser feito por voz. Dados do GIV apontam que até 2025, 90% dos smartphones terão
assistentes virtuais.
Carro
conectado: Provavelmente o mais distante da nossa realidade, na visão de
Sgarbi, o carro conectado deverá zerar os congestionamentos nas cidades, já que
eles se comunicarão com tudo (semáforos, placas e outros veículos) e poderão
prever ações para que tudo ocorra sem problemas.
O primeiro passo, no entanto, será o carro aprender a conviver sozinho, sem se
conectar com outros veículos. Por isso, a previsão aponta que, até 2025, apenas
15% dos carros serão autônomos.
Trabalhando
com robôs: Tarefas perigosoas em ambientes insalubres deverão ser executadas
por robôs, como em caso de mineração, onde o 5G pode ser a via para se
controlar o equipamento remotamente. Trabalhos repetitivos e operações de alta
precisão, como soldagem, também se aproveitarão de robôs. "A cada 10 mil
trabalhadores na manufatura em 2025, 103 serão robôs (cerca de 1%)",
afirma Sgarbi.
Criatividade
aumentada com AI: A inteligência artificial deverá ser utilizada em eliminações
de hipóteses; por exemplo, criando combinações químicas com maiores chances de
dar certo. Quase todas (97%) das grandes empresas vão usar AI.
Ela
poderá até mesmo criar teses de mestrado em segundos. "No entanto, uma
coisa é a AI, que vai usar a informação disponível da melhor forma possível,
outra é a consciência humana que vai usar aquilo de forma criativa", diz o
consultor.
Comunicação
sem atrito: 86% dos dados produzidos serão utilizados em 2025, aproveitando-se
do potencial do Big Data e do maior conhecimento dos padrões de consumo de
clientes. Além disso, a Huawei aposta em tradutor online em tempo real.
Economia
simbiótica: Três palavras definem a tendência, inclusão, parceria e
sustentabilidade. Para a Huawei, projetos como o da Costa Rica, que utiliza
celulares velhos carregados com energia solar em copas de árvores para captar
sons de motosserras e tomar ações de prevenção. No meio corporativo, 100% das
empresas vão adotar a nuvem e 85% das aplicações também estarão em cloud.
Implantação
rápida do 5G: Até 2025, 2,8 bilhões de pessoas já vão estar conectadas na nova
tecnologia de banda larga móvel, com 58% do mundo já ativo nessa rede e 6,5
milhões de estações radiobases implementadas.
Governança digital global: A rede será padronizada para proteger ativos
digitais. Além disso, em 2025, o mundo produzirá 180 zettabytes no ano,
equivalente a cerca de 12 zeros após 1 terabyte.
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