Ainda não tem uma conta? Se inscreva e tenha acesso a todo o conteúdo da Ferramental.
Informe o seu e-mail cadastrado e você receberá um link para alterar a sua senha.
É o nome genérico de processos nos quais se aplica força externa à matéria-prima, a obrigando a obter a forma desejada através da deformação plástica. Resumindo, são os processos que exploram a deformabilidade plástica dos materiais.
A massa e o volume do metal (matéria-prima) são conservados nestes processos. Esses processos modificam a geometria do material por meio de forças utilizadas por ferramentas apropriadas que podem variar desde pequenas matrizes até grandes cilindros (como os utilizados na laminação).
Por conta da temperatura e do material empregado, a conformação pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. Cada um destes trabalhos proporcionará características especiais à peça obtida e ao material.
Os processos para conformação mecânica, produzidos para aplicações específicas, também podem ser classificados através de critérios como: o tipo de esforço que causa a deformação do material, a variação relativa da espessura da peça, o procedimento de operação de conformação, o propósito da deformação, entre outros.
De forma resumida, os processos de conformação mecânica para fabricação de peças metálicas incluem um grande número que, contudo, em razão dos tipos de esforços exercidos, podem ser classificados como: laminação, forjamento, extrusão, trefilação e conformação de chapas (tracionamento, estampagem, embutimento, dobramento e corte).
Você precisa se cadastrar para poder visualizar este conteúdo.
Já possui uma conta? Faça o login
Ainda não é um associado? Crie sua conta
Entre para a nossa lista de empresas e fornecedores, fortaleça sua marca e gere oportunidades de negócios diariamente.