O programa de treinamento é um elo vital no processo de conversão de um novato e um representante de vendas de sucesso...
No entanto, o dinheiro investido no recrutamento e na seleção de profissionais de vendas pode ser desperdiçado se a contratação não for seguida pelos programas de integração e treinamento adequados.
Além
disso, representantes experientes podem não melhorar ou nem mesmo manter sua
produtividade se não receberem treinamento contínuo adequado.
Tenho convicção que toda pessoa que se empenhar para aprender a vender
profissionalmente, aumentará muito a chance de ter sucesso tanto na vida,
quanto na venda, pois para você manter uma empresa de portas abertas hoje é
essencial que você venda muito bem, ou saiba fazer a gestão de quem faça com
qualidade e lucro!
Vender
é servir, é compreender as necessidades das pessoas, é a arte de transformar
dinheiro em amizade, é conseguir êxito. Acredito que todos os seres humanos que
contribuem para o bem-estar material, intelectual, espiritual e moral de seu
ambiente, viverão sempre em equilíbrio e com uma justa e perfeita recompensa.
Paulo Silveira – (texto tirado do seu livro A Lógica
da Venda)
Neste artigo, mostrarei como
desenvolver e conduzir um programa de treinamento em vendas. Os programas
de sucesso consistem em quatro fases: avaliação do treinamento, projeto
do programa, reforço e avaliação. Em cada uma das fases, os
executivos de vendas devem tomar inúmeras decisões, que serão essenciais
para um resultado final positivo.
Dois tipos básicos de
programas de treinamento são o treinamento inicial (ou doutrinamento) para
os recém-contratados, e programas de treinamento contínuo (ou de
reciclagem) para os representantes experientes. As decisões que o executivo
toma em relação ao programa do treinamento variam com o tipo de problema a ser
considerado.
O valor do treinamento em vendas
Visto que o ciclo de vida do produto revela-se cada vez mais curto e os
relacionamentos entre as empresas e seus clientes mais complexos e caros , o
treinamento dos profissionais em vendas tornou-se mais essencial, importante e
estratégico para as companhias do que fora no passado. A maioria dos
executivos de vendas concorda que o treinamento é um fator decisivo para
assegurar o sucesso de um profissional na área e por consequência o sucesso de
toda empresa.
O conhecimento do produto pelo vendedor, a compreensão das
necessidades do cliente e as habilidades para vendas estão diretamente
relacionados ao tempo de treinamento que o profissional de vendas recebe.
Pesquisas têm mostrado que o treinamento leva à maior eficiência nas
vendas, melhores relacionamentos com os clientes, melhoria no
comprometimento organizacional e retenção dos profissionais de vendas na
empresa.
Apesar da relação entre treinamento e produtividade em vendas, os
estudos demonstram que somente 30% das organizações fornecem esse tipo de incentivo para os
seus profissionais. As que investem, enxergam o treinamento como um meio
essencial de proteger os investimentos já realizados na força de vendas, desde
a sua contratação.
Profissionais de treinamento, contudo, argumentam que
frequentemente as empresas não utilizam orçamento destinado ao treinamento de
maneira inteligente, e como resultado o trabalho não é eficiente ou não traz o
lucro desejado. Eles estimam que em uma empresa média, 9 em cada 10
representantes que receberam treinamento completo ficaram decepcionados com
ele. Os clientes também sentem que os profissionais de vendas que os atendem
não são eficientes. Dessa forma, é visível que muitos programas de
treinamento em vendas não transmitem as competências que os profissionais
precisam para atingir o equilíbrio e sucesso.
Há três razões principais para que isso esteja acontecendo.
Em primeiro lugar, muitas empresas
planejam esses programas sem avaliar por completo suas necessidades de
treinamento;
Em segundo lugar, as preferências do comprador por profissionais de
vendas e suas avaliações geralmente são ignorados no projeto de maior parte dos
programas de treinamento em vendas;
Em terceiro lugar, os gerentes e seus treinadores não reforçam
continuamente as competências apresentadas nos programas de treinamento. Essa
falta de reforço na competência leva uma mudança comportamental mínima ou inadequada
do profissional de vendas.
Trabalhei por muitos anos na Xerox Corporation quando ela estava no seu
auge e dela só sair para empreender a minha própria empresa. Nossos times de
vendas na Xerox não só eram os melhores times do mundo na época, como
tínhamos também a melhor metodologia de trabalho comparada a outras metodologias
de vendas já existentes. A metodologia era o BFS (Buyer Focused Selling), Venda
com Foco no Cliente, e mesmo sendo uma empresa que investia na
capacitação e utilizada de material, tecnologia e conceitos avançados, tinha
também problemas com a retenção de talentos na área comercial. Depois de muitos
anos de empresa, era chegada a hora de trilhar minha própria estrada, e a
escolha foi o foco em treinamento.
Como já dito anteriormente, os programas de sucesso possuem fases, e
portanto um treinamento é algo que deve ser avaliado com critério, possuir
reputação, selecionado de acordo com o tipo de necessidade que a empresa
precisa suprir, possuir a carga horária adequada, selecionar os recursos certos
para participação e ter seu programa adequado para o seu tipo de negócio. Se
você é uma empresa de manufatura e seu time comercial é técnico, altamente
especializado e com perfil de venda consultiva, realizar o treinamento “A
criatividade no Merchandising e a experiência do consumidor” apesar de ter um
conceito moderno, é completamente fora do contexto para seu time e irá gerar
perda de recurso financeiro, de tempo, além da total insatisfação por parte de
quem participa.
Também deve ser observado que as empresas frequentemente tentam usar o
treinamento para resolver problemas que na verdade, não pode resolver... Por
exemplo, os representantes podem ter um desempenho ruim porque a empresa
está selecionando o tipo errado de profissional, e não porque os
representantes estejam sendo mal treinados. Se as vendas estão baixas, pode
ser em razão de uma estratégia ruim de marketing - um problema fora do
âmbito do treinamento em vendas. O treinamento não é uma panaceia, mas
pode levar a melhoras significativas do desempenho quando é adequadamente
planejado, implantado, estimulado, e acompanhado
continuamente.
Treinamento em vendas e planejamento estratégico
No mercado competitivo atual, os clientes estão exigindo cada vez mais de seus fornecedores quanto à qualidade e serviço impecável. Em resposta a essas pressões, as empresas estão dando ênfase estratégica no desenvolvimento de alianças de longo prazo com os clientes. Em vez de apenas vender produtos e serviços, espera-se que os profissionais de vendas construam um relacionamento e forneçam soluções para os problemas dos clientes.
Como resultado, o processo de vendas torna-se mais interativo,
mais curto e muitas vezes mais lucrativo para as duas partes. Com profissionais
de vendas com maior conhecimento no produto e no cliente, o próprio
executivo que encontra-se em processo de aquisição também tem um investimento
menor de tempo em reuniões, análises de requisitos, propostas, e por isso o
processo se torna lucrativo existindo essa parceria estratégica. Neste cenário,
onde o vendedor entende a real necessidade do cliente, buscando oferecer uma
solução e não simplesmente bater a meta, temos um processo de vendas eficaz,
eficiente ou efetivo?
O que é EFICAZ?
EFICAZ (ou eficácia) refere-se a fazer o que deve ser feito. Este
conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração
de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da
missão.
O que é EFICIENTE?
EFICIENTE (ou eficiência) refere-se a como fazer o que tem para ser
feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à
visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está
presente em toda a empresa.
O que é EFETIVO?
EFETIVO (ou efetividade) refere-se a fazer certo as coisas certas, com
qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade.
Observando os três conceitos detalhados acima, podemos então dizer que o
processo de vendas do exemplo anterior foi EFETIVO, e este deveria ser o modelo
a ser perseguido quando pensamos em um treinamento.
Outro ponto importante é que o time comercial trabalha cada vez mais
próximo de outras áreas da empresa, como engenharia, produção, pesquisa, assim
como também deve atuar de forma coordenada com o marketing. Como resultado,
o treinamento em vendas tornou-se muito mais abrangente em seu objetivo, devendo
cobrir questões como a gestão da qualidade, trabalho em equipe e
outras competências interpessoais necessárias para construção de
relacionamentos.
As estratégias de marketing e os objetivos da empresa fornecem a base
para o estabelecimento dos objetivos de treinamento em vendas. Por exemplo,
o objetivo de marketing é aumentar a participação de 20% no mercado, e o RH
estabelece como próximo treinamento para o time o programa “Aumentando a
fidelização de nosso cliente”. Sem dúvida alguma é um tema importante e que
merece atenção, mas não está neste momento em sintonia com o objetivo geral, e
a partir deste tipo de ação descoordenada é que surgem os famosos mitos de que
Vendas “não escuta ninguém”.
Determinação do treinamento
Na fase de determinação do treinamento, os executivos de vendas devem
fazer a si próprios as seguintes perguntas:
1. Quais são os objetivos do programa de treinamento?
2. Quem deve ser treinado?
3. Quais são os objetivos do programa de
treinamento?
A maior parte das empresas espera influenciar a produtividade de suas
organizações de vendas em campo por meio do planejamento e do retorno esperado
de seus programas de treinamento. Mas esses programas também podem ter
outros objetivos... Eles incluem um índice de rotatividade mais baixo do
funcionário, autoestima elevada, comunicação mais eficiente, melhoria das
relações com o cliente, melhor autogestão. Apresento abaixo em detalhes
cada um desses objetivos:
a.
Aumento da
produtividade em vendas. As empresas tentam melhorar o seu retorno
com investimento em vendas ou melhorar a produtividade de seus
profissionais. Isso pode ser feito pelo aumento das vendas do profissional
ou pela diminuição dos custos. O treinamento normalmente é usado para que
o profissional de vendas consiga maiores vendas.
b.
Rotatividade
menor. Bons programas de treinamento diminuem, em parte, a
rotatividade de funcionários porque pessoas bem treinadas apresentam menor
probabilidade de erro, possuem mais motivação e consequentemente alcançam
melhores resultados. Um programa de treinamento bem elaborado prepara os
iniciantes para a realidade do trabalho com vendas, incluindo o fato de que o
início da carreira pode ser desencorajador e decepcionante. Se uma pessoa está
disponível no mercado de trabalho e precisando de forma mais urgente uma
recolocação, normalmente o conselho popular é “vai para vendas, sempre estão
precisando de vendedor por aí”. Atribui-se muitas vezes à profissão de vendedor
uma realidade fácil, pouco exigente e que “qualquer um” dá conta. E quando de
fato você inicia no mercado e vai em busca de seus primeiros clientes e
fechamentos, a realidade é outra. Um público muitas vezes exigente, que espera
alguém qualificado, comunicativo, habilidoso, experiente e aí vem a decepção e a
desistência pois você começa a entender que para permanecer neste segmento terá
que investir em novos conhecimentos, habilidades, ATITUDES e está longe de ser
algo simples. Já diz outro dito popular, “De boas intenções o inferno está
cheio. ”
c.
Autoestima elevada. Intimamente
ligada à rotatividade está a questão de autovalorização. As pessoas lançadas
ao mundo dos negócios sem o treinamento adequado ou preparo apresentam maior
chance de sofrer uma autodesvalorização. Com a falta do preparo recebem
negativas, críticas, desaprovação e normalmente não possuem resiliência
suficiente para superar. Alguém treinado irá receber também negativas,
críticas, desaprovação, mas terá em suas habilidades a resiliência suficiente
para absorver e utilizar estes insumos como forma de entender o que ainda
precisa reforçar em suas habilidades e também possui consciência de que o
início de carreira não é um mar de rosas.
d.
Melhoria na
comunicação. O treinamento é utilizado para assegurar aos profissionais de
vendas a compreensão da importância das informações que eles fornecem sobre os
seus clientes e mercado para a empresa. Para que possam ser realizadas as
medições e alimentar corretamente os indicadores e estratégias, a base de dados
deve ser correta, por isso é de suma importância que quem está em campo colete
adequadamente o que se espera, gerando assim informações confiáveis e
relevantes.
e.
Melhoria nos
relacionamentos com clientes. Um bom programa de treinamento
ajuda os profissionais a ter consciência da importância de estabelecer e de se
manter bons relacionamentos com os clientes. Devem aprender a evitar a
venda daquilo que é desnecessário, saber lidar com as queixas, argumentar de
forma coerente sobre a concorrência quando questionados, e tudo isso sem perder
a educação, postura e também o desempenho que se espera.
f.
Melhoria na
autogestão. A gestão tem se tornado cada vez mais interessada na forma como
seus funcionários usam o tempo. O objetivo é aprender a produzir
maior rendimento a partir das relativas poucas horas disponíveis para o
trabalho. Os profissionais de vendas devem ser organizados e distribuir o
tempo efetivamente afim de ter sucesso, gerir o sucesso, e manter o
sucesso.
Os avanços tecnológicos dos últimos anos propiciaram aos representantes de vendas grandes oportunidades para melhorar a produtividade. Os computadores, especialmente os laptops e smartphones de última geração, vem desempenhando um papel cada vez maior nas vendas neste século. Eles permitem que o representante acesse o banco de dados da empresa e comunique-se com o sistema de vendas em tempo integral.
Quando utilizado de modo adequado, pode
trazer benefícios intensos e constantes. A questão é aprender a usar essa
tecnologia a seu favor, pois muitos infelizmente utilizam de forma descuidada,
meramente para entretenimento e não raras vezes, o entretenimento acontece
durante a reunião com o cliente, em um evento importante, participação em
feiras, onde o tempo deveria estar sendo utilizado para fidelizar e melhorar o
relacionamento com o cliente, e o vendedor está mais interessado nos posts, pornografia,
feeds, piadinhas, notificações e stories sem relevância para o seu crescimento
e evolução comercial.
Quem deve ser treinado?
Estou na área comercial há mais de 30 anos, atuei desde a venda de
campo, consultoria, feiras e assessorei centenas de empresas em todos os
segmentos na formação de eficazes modelos de treinamento e desenvolvimento na
gestão de vendas. Seguramente indico os três perfis que devem ser
treinados:
1.
Todos os novos
contratados
Todo novo vendedor ou representante de vendas necessita de integração e
de treinamento. Os novatos precisam entender sobre a metodologia de
vendas utilizada, os indicadores que devem estar atentos, como medir e
acompanhar suas metas, além parametrizarem e de se engajarem com a cultura e
valores da nova empresa.
2.
Representantes
experientes
É claro que tudo muda a cada momento. Novos produtos são apresentados,
os mercados mudam e os compradores vem e vão. Estas e outras mudanças
exigem que a força de vendas receba novamente treinamento para que possa lidar
com os novos desenvolvimentos. Mas, mesmo sem essas mudanças, todo
profissional pode se beneficiar de um treinamento em vendas adequado. Até
mesmo aqueles mais experientes e competentes podem e devem também se
beneficiar dos cursos de reciclagem. O treinamento em vendas é mais
eficiente com os representantes que apresentam um compromisso e forte desejo de
aprender juntamente com a falta específica de competências ou
conhecimento. É importante lembrar que os representantes experientes
precisam saber como o treinamento vai beneficiá-los, pois caso contrário podem
acabar sabotando o programa por acreditarem que será uma perda de tempo e
dinheiro.
3.
Gerente de vendas
Embora o foco desse artigo esteja no treinamento de vendedores e
representantes, é essencial que haja de forma imediata a reciclagem e
fortalecimento da força gerencial em vendas, pois o gerente é o primeiro
profissional que precisa acreditar no que vende.
Já vi centenas de casos acontecendo em minha carreira, e em muitos
deles as empresas vão à falência. Entretanto muitas empresas
que fornecem excelentes programas para seus profissionais de vendas deixam de
fazer o mesmo com gerentes, o que é um erro. As cinco competências essenciais
para grandes executivos, gerentes e diretores comerciais são: excelência
no planejamento e organização de negócios, capacidade para implementação
estratégica com indicadores de curto, médio e longo prazo, gestão de recursos
humanos aplicada a vendas, liderança e formação de equipes aplicada a vendas e
o essencial, como comprometer os profissionais de vendas com a sua causa.
Imagina-se que neste nível de carreira, um gestor já possua todas estas
competências, e de fato é o que buscamos quando promovemos ou contratamos
alguém para o cargo. Mas também devemos lembrar que novos conceitos em gestão
de equipe, liderança, vendas, surgem a todo o momento, e por isso a importância
também na reciclagem deste gestor, que precisa estar preparado para estes novos
modelos de trabalho e novos perfis de profissional e tecnologias que aparecem a
cada dia.
Independente de profissão ou
circunstância, o treinamento deve ser adotado como ferramenta para sua
constante atualização e crescimento, pois nenhuma instituição deseja manter ou contratar
um profissional que concluiu a faculdade ou nunca mais se aprofundou na
profissão. Além disso, sem o aumento de seus conhecimentos, sua longevidade na
empresa será mais curta. “Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um
prego” – Abraham Maslow.
E de forma pessoal, eu te digo: como é
satisfatório chegar ao final de um dia e enxergar que a sua contribuição foi
essencial para o sucesso da sua equipe, da sua empresa, da sua comunidade, da
sua família, do seu país... Busque seu crescimento para a cada momento gerar
ainda mais valor e prosperidade. Pois:
“Todo trabalho é um autorretrato da
pessoa que o realizou.
Autografe o seu com excelência. ” – Paulo Silveira.
Tenham um excelente dia hoje é sempre, pois o mercado é do tamanho da
sua capacidade, influência e imaginação.
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Paulo César Silveira
Conferencista com mais de 2500 palestras em seus 21 anos de carreira, nas áreas corportamental, liderança, vendas consultivas, negociação, vendas técnicas e comunicação com base em influência. Foi contratado por mais de 200 empresas das 500 melhores empresas eleitas pela Revista Exame. Professor convidado da FGV/SP, FIA FEA/USP, UDESC e UFRGS. Consultor, empreendedor e articulista com mais de 900 artigos editados. Autor de 26 livros, destacando-se os best-sellers: A LÓGICA DA VENDA, ATITUDE – A Virtude dos Vencedores e o VENDA SUSTENTÁVEL – A Lógica da NEGOCIAÇÃO lidos por mais de 4,8 milhões de leitores. Está revolucionando o mercado com novas formas de pensar e treinar equipes comerciais, com formatos disruptivos e inovadores, trazendo resultados nunca antes alcançados! Sua experiência e conhecimento são amplamente compartilhados em livros e artigos. Esses não só fizeram sucesso entre os mercados corporativos, como também despontaram em vendas para o público geral, tornando alguns dos seus títulos como os mais aplicáveis e vendidos do segmento. Sendo ainda Mentor e líder do Projeto Liderança Made in Brazil.