Trabalhadores nas indústrias: Fatores que afetam a saúde e desempenho

Como identificar fatores que afetam a saúde, a satisfação e o desempenho dos colaboradores que trabalham nas indústrias

A HRTech Mapa desenvolveu um inventário psicossocial para auxiliar o setor a identificar fatores de riscos no trabalho e a implementar ações preventivas para os colaboradores

Altura, espaços confinados, exposição a altas temperaturas, maquinários pesados e riscos de choque elétrico são apenas algumas situações que deixam os trabalhadores do setor industrial reféns de lesões ocupacionais. Isso sem contar as doenças ocupacionais, como o burnout, o estresse psicológico, o assédio e os transtornos mentais. De outro lado, despesas médicas, licenças remuneradas, seguros de compensação e ações judiciais são os custos desses contratempos, que, segundo o SEST Senat, podem chegar a mais de R$ 406 mil.

Especialmente em um país que, em 2022, registrou mais de 600 mil acidentes de trabalho pelo Ministério Público do Trabalho, são cada vez mais comuns as indústrias pressionadas a reforçar suas normas de segurança para reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais e, consequentemente, a rotatividade das equipes. Porém, nem todas elas conseguem criar uma cultura organizacional sólida, que sabe avaliar os seus colaboradores e, assim, identificar a origem desses fatores.

“As indústrias precisam entender que os fatores de risco psicossociais, que são condições no ambiente de trabalho que têm potencial para causar estresse psicológico ou emocional, afetam o seu time. E, se um colaborador não está em um ambiente saudável, se sente inseguro ou sobrecarregado, também cabe à empresa adotar uma abordagem multifacetada, promovendo uma cultura organizacional que valoriza segurança e investe em treinamentos, avaliações periódicas, melhora das condições de trabalho, pausas para descanso, entre outros”, afirma Nayara Teixeira, diretora de Operações e Produto da Mapa, HRTech pioneira em Human Data Science.

Com uma vasta carteira de clientes do setor industrial, como Manserv, Baldan, Olfar, Komatsu, Belgo Bekart, Arcelor Mittal e Piracanjuba, a Mapa afirma a sua preocupação com a saúde emocional do trabalhador por meio do Inventário Psicossocial, que investiga a dinâmica da interação entre os aspectos pessoais do colaborador, do seu trabalho e da relação com a organização.

Com essa avaliação, a HRTech consegue diagnosticar as maiores lacunas de determinada indústria e, a partir daí, capacitá-la para construir planos de ação mais eficazes em prol da saúde e do bem-estar de seus trabalhadores. Para as empresas, os benefícios também são inúmeros, já que, compreendendo o perfil de seus colaboradores, elas passam a conhecer as técnicas necessárias para prepará-los em dias de pressões ou desafios emocionais.

“O Inventário Psicossocial é o que chamamos de abordagem preventiva. Identificando necessidades, emoções e desconfortos dos profissionais, as indústrias podem entender quais deles correm mais riscos em uma área para retirá-los desse espaço de estresse. Como resultado, elas criam um ambiente não apenas livre de acidentes e prejuízos ocupacionais, como também saudável e produtivo, fortalecendo a satisfação e o desempenho contínuo da equipe”, ressalta Nayara.

Além da parte operacional, a Mapa também auxilia as indústrias na otimização de seus processos organizacionais, já que sua aplicação é completamente online.

Segundo a diretora, essa digitalização torna os serviços de avaliação psicossocial ainda mais acessíveis, especialmente para empresas que já precisam arcar com custos significativos na prevenção de acidentes: “Nós oferecemos relatórios customizados com todos os resultados dos nossos testes, de forma completamente confidencial para as indústrias, que podem receber insights valiosos com esses dados para reduzir os riscos no ambiente de trabalho, reverter as estatísticas do setor e investir na segurança do trabalhador, tudo isso economizando tempo e recursos de locomoção”, conclui Nayara.

Tags
Compartilhe

Mapa

Fundada em 2011, a Mapa é a primeira HRTech brasileira de Human Data Science, que integra tecnologia, dados, psicologia e comportamento para apoiar o setor de Recursos Humanos. Com mais de 920 mil avaliações realizadas, a Mapa cria soluções que avaliam a saúde emocional e o bem-estar das equipes para ajudar qualquer empresa a tomar decisões conhecendo os fatores de produtividade, engajamento e segurança de cada colaborador.