Sua indústria na era das startups

Outros tempos, desafios semelhantes. A caminhada de uma empresa startup é muito similar a trilha das empresas tradicionais. E cada uma pode aproveitar da experiência que a outra tem.

É muito possível que você já tenha ouvido falar da revolução que está sendo causada pelas startups,empresas de base tecnológica que desenvolvem soluções inovadoras e disruptivas.

Pois bem. E se eu lhe disser que essas jovens empresas inovadoras possuem inúmeras semelhanças com a indústria em que você trabalha, quando a mesma iniciou suas atividades?

Sim, ambas são muito semelhantes, mas com dois ingredientes diferenciais que não existiam há duas décadas: a transformação digital e a nova economia.

Isso nos traz um melhor entendimento sobre estas inovadoras empresas e seus jovens e destemidos empreendedores que buscam, a todo custo, identificar problemas específicos de mercado (também conhecido por “dores de mercado”), para desenvolver soluções que os resolvam e criem crescimento exponencial para suas startups, ou seja, muito crescimento em muito pouco tempo.

Este arrojo das novas gerações, aliado à transformação digital causada pela democratização do acesso à internet, ao conhecimento, bem como associado à nova percepção de economia (possuir bens x utilizar serviços), faz destes jovens inovadores que desafiam o status quo.

Mas, onde estão as semelhanças?

Em quase todo o resto da história de vida, as startups tem exatamente os mesmos desafios que as empresas tradicionais têm ao iniciar sua caminhada: burocracia, acesso a recursos financeiros, gestão de pessoas, barreiras tecnológicas, modelo de negócio, gestão financeira, acesso a mercado, canais de venda, marketing, logística, etc.

Em suma, um industrial experiente conhece bem a jornada que um jovem empreendedor de uma startup irá trilhar, e é neste ponto de convergência que este artigo busca seu enfoque.

Se, no passado, a indústria em que você trabalha, enfrentou grandes desafios e possivelmente as superou, é porque ela soube se adaptar ao mercado para perseverar e prosperar. Da mesma forma que fez nos últimos anos e décadas, buscando sempre se atualizar para se manter competitiva, sua indústria pode (e deve) nos dias atuais se aproximar das jovens startups e usufruir daquilo que elas podem proporcionar de melhor: inovação rápida e acessível.

Independe se a inovação que você busca seja ligada ao seu core business, ou a áreas periféricas da sua indústria (logística, compras, vendas, recursos humanos, financeiro, etc.), tenha certeza de que essa revolução veio para ficar, e seu relacionamento com startups trará reposicionamento de mercado e maior competitividade para garantir a longevidade do seu negócio.

Keep innovating (mantenha-se inovador)!




O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe