Sabe quais os 4 fatores que otimizam sua entrega de ferramental?

Você já analisou como pode otimizar a entrega de ferramental da sua empresa?

Sabemos que a a otimização inicia desde o orçamento, pré projeto, projeto, usinagem e montagem do seu ferramental, pois, é inegável que quanto melhor padronizarmos o nosso processo, menos tempo passamos executando ou gerando operações manuais repetitivas que poderiam ser automatizadas.

E como consequência, consegue atingir o que toda empresa quer: entregar o ferramental com o menor tempo possível.

Neste post você vai conferir como padronizar o seu processo visando ganho de produtividade, dicas de como escolher a máquina CNC correta para o seu processo e dicas para estruturar seu time.

1. Padronização

A falta de padronização, pode parecer besteira, mas é um detalhe que afeta MUITO a produtividade. Você pode até pensar que seu processo esta lhe atendendo muito bem.

Mas, quando queremos otimizar projetos de ferramental, devemos nos perguntar se "o atendendo muito bem" é equivalente a "gerando o máximo de faturamento possível". 

E um processo padronizado, facilita a comunicação entre os times da sua empresa, garante que o projeto flua, e principalmente, garante a qualidade do seu serviço.

A padronização do seu processo, garante que não haja gargalos, e que o conhecimento fique centralizado na empresa como um todo, e não em colaboradores. Ou seja, se sua empresa não trabalha de forma padronizada, padronize AGORA!

Utilize template de processos (Eletrodos, Usinagem, Detalhamento, ...)

Unifique seus processos de engenharia e programação dentro de um único software

Aplique algum método ao seu processo(Kanban, Agile, Scrum, etc)

2. Utilize a máquina CNC correta

Utilizar uma máquina CNC agiliza o seu processo de usinagem, e quanto mais automatizado for o seu processo, melhor. Mas no mercado há diversos modelos de máquinas CNCs, e muitas das vezes, existem dúvidas de qual máquina usar. 

E o uso de uma máquina incorreta acarreta em um gasto desnecessário.

Se sua peça é muito complexa, será mais fácil usar um centro de usinagem 4 ou 5 eixos, pois usando um centro de usinagem básico, o custo de usinagem será maior. 

É preciso analisar a complexidade do ferramental e a necessidade do projeto, para que assim, não haja gastos desnecessários. 

3. Invista em um software especializado

No mercado há diversos softwares CAD e CAM, mas qual de fato fará você otimizar seu projeto de ferramental? O primeiro passo é selecionar os softwares que são CAD e CAM, e não apenas o que atende uma parte do projeto.

O segundo passo é escolher um software CAD e CAM especializado em ferramentaria. Assim, de fato, o seu projeto ficará otimizado quase ao máximo. Apesar de a maioria dos softwares atenderem diversos tipos de projetos, um software CAD e CAM especializado em ferramentaria faz uma completa diferença no seu projeto.

Um software especializado em ferramentaria possui módulos e aplicações que possibilitam simular tudo em ambiente virtual, para que assim, na hora de usinar não haja nenhuma surpresa ou imprevisto.

4. Estruture seu time

Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande. a estruturação do seu time deve ser bem feita antes de qualquer coisa.

Divida as funções corretamente, identifique lideranças e incentive seu time.

Se você não terceiriza nada, você possivelmente possui um time de projetistas CAD e outro de programadores CAM.

Mas será que o número de pessoas nesses times esta otimizado?

Será que não há ninguém sobrecarregado?

Será que os times estão produzindo o máximo possível sem perder a qualidade?

Você deve se reunir com sua equipe e descobrir as respostas para essa pergunta.

Agir e gerir se baseando apenas em suposições nunca funciona, principalmente se tratando de recursos humanos

Enfim, estruture o seu time e seja um líder e não um chefe!

Seja eficiente

Podemos ver, em apenas 4 dicas, que otimizar projetos de ferramental não é tão simples assim. O processo de otimização envolve mais do que uma simples decisão, e você, como gestor, deve pensar em simplesmente TUDO.

Estruture seu time corretamente e de maneira eficaz. Também, invista em um software especializado e treine seu time periodicamente..

E padronize seus processos para que o conhecimento se mantenha dentro da sua empresa, e não no funcionário. Por fim, espero que possa ter esclarecidos alguns pontos para que você possa otimizar seus projetos de ferramental.

Fonte Fit Tecnologia



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe