Redução de custo através da otimização de parâmetros de injeção

O conhecimento teórico aplicado com inteligência no chão de fábrica traz, com frequência, resultados técnicos e financeiros positivos para as empresas. Aplicar esses conhecimentos é uma questão de sobrevivência em um ambiente agressivo de negócios

Hoje o empresário do ramo de injeção de plástico está em uma luta acirrada para manter seu negócio funcionando. Ele sofre pela baixa demanda do mercado e pelos aumentos dos custos de energia, matéria-prima, entre outros insumos básicos à produção.

Nos momentos em que o mercado está comprador é normal que as empresas olhem para fora, deixando o olhar para dentro, sobre os seus processos, em segundo plano. Para muitas empresas do segmento de transformação de plásticos, em especial de injeção, o "olhar para dentro" pode trazer resultados com grande reflexo na redução dos custos industriais e, com isto, proporcionar o aumento em sua disponibilidade de caixa.

Dentro dessa perspectiva a 4C Innovation realizou um projeto piloto de redução no custo de transformação de peças de plástico injetado, somente com o uso de um modelo de gestão que agrega regulagem dos parâmetros de máquina e moldes de uma forma mais “engenheirada”, usando Seis Sigma . O modelo é denominado de Método 4CPIM.

É importante ressaltar que o método dispensa a necessidade de investimentos para melhoria dos equipamentos, salvo em condições que a máquina ou molde estejam com sua performance comprometida como, por exemplo, uma cavidade de molde fechada e câmara quente danificada.

O modelo de gestão para redução de custo é constituído de cinco fases fundamentais, representadas na figura 1:


Figura 1 – Fases do Modelo 4CPIM

Uma parte importante desse novo modelo de gestão é entender que esse é um trabalho que deve iniciar e ter continuidade não só para a manutenção, mas, principalmente para maximizar os ganhos iniciais.

O primeiro passo é mapear a capacidade técnica da equipe. Esse procedimento é muito importante, pois através dele é possível identificar as competências e habilidades de cada profissional da empresa dedicado ao processo de injeção. Com base neste mapeamento inicia a segunda fase do método, o treinamento teórico.

O treinamento teórico concentra no alinhamento dos diversos conceitos fundamentais, bem como explicita a influência destes no custo de injeção e na qualidade final da peça. Adicionalmente é descrita toda a lógica do método 4CPIM, preparando o operador para a próxima fase.

No treinamento prático, todos os conhecimentos abordados na teoria são colocados em prática, seguindo o método 4CPIM. No momento em que cada parâmetro é regulado, o instrutor argumenta e relembra para a equipe os conhecimentos teóricos para que haja a ligação entre a teoria e a prática, fortalecendo assim a absorção do conteúdo. Após os resultados de cada regulagem, é realizada uma discussão para avaliação dos resultados.

Com a equipe treinada, realiza-se, mais uma vez, a verificação para entender o novo patamar de conhecimento de cada um dos colaboradores.

A quarta fase é a difusão do conhecimento desta equipe para os demais colaboradores, bem como a aplicação sistemática do método de regulagem e preparação das máquinas. Esta fase está intimamente ligada com a quinta pois, para uma gestão eficiente, é necessário ter indicadores que retratem o andamento do processo bem como sua efetividade.

Desta forma, o processo inicial deve ser registrado detalhadamente em cada parâmetro. Os indicadores que serão usados para avaliação dos resultados, sempre comparando os valores do processo de injeção inicial com o novo processo, devem ser:

a. Tempo de ciclo;

b.Peso da peça;

c.Consumo energético e;

d.Qualidade da peça.

Estudos de casos de aplicação

Ensaio 1

Esse método foi desenvolvido com base no conhecimento do autor empregando técnicas de Seis Sigma. Para uma avaliação imparcial, procuramos uma empresa renomada do ramo de injeção de peças plásticas e a selecionada foi a Plasticoville.

Fundada em 1994, a empresa trabalha no segmento de transformação de termoplásticos, fornecendo produtos para as principais indústrias do Brasil, operando no sistema de business to business .

A aplicação do estudo de caso foi realizada em duas peças com geometrias e complexidades de processo diferentes.

A primeira peça consiste de uma geometria de revolução injetada em material PP . Após realizado um check-list inicial, identificamos que o molde estava em boas condições de operação, bem como a máquina e a circulação de água para refrigeração mostravam-se eficientes. Antes de iniciarmos a aplicação da metodologia, anotamos todos os parâmetros de regulagem da máquina. Os dados utilizados no comparativo, para analisar a efetivididade de ganhos, estão descritos na tabela 1.


Após a aplicação do método 4CPIM, novamente anotamos os resultados para que se realizasse a comparação com os valores do processo original. Os dados estão apresentados na tabela 2.

Para efeito de análise comparativa será considerado que a produção dessa peça irá consumir 30 dias úteis da máquina por mês, trabalhando 24 horas por dia. Os dados resultantes dos cálculos são demonstrados nas tabelas 3 e 4.


Portanto, o ganho total mensal (peso + ciclo) para esta situação é de R$ 12.869,87.

Ensaio 2

Outro estudo de caso foi realizado, desta vez em peça com geometria mais complexa, de material ABS . Novamente realizamos o check-list e verificamos que as condições de trabalho da máquina estavam adequadas, porém o molde apresentava problemas que geravam baixos níveis de rechupe e rebarba. Essa condição era aceita pelo controle de qualidade do cliente. Os dados utilizados no comparativo, para analisar a efetivididade de ganhos, estão descritos na tabela 5.


Após a aplicação do método 4CPIM, novamente anotamos os resultados para realizarmos a comparação com os valores do processo original. Os dados estão apresentados na tabela 6.


Para efeito de análise comparativa consideramos que a produção dessa peça consumirá 30 dias úteis da máquina por mês, trabalhando 24 horas por dia. Os dados resultantes dos cálculos são demonstrados nas tabelas 7 e 8.


Portanto, o ganho total mensal (peso + ciclo) para esta situação é de R$ 5.969,74.

Conclusão

No atual momento, onde as empresas são pressionadas pelo mercado, a redução dos custos gerados por esse novo método de trabalho pode ajudá-las em muito, mantendo as organizações operando com lucratividade.

Além disso, é importante ressaltar que a empresa estará preparada para aproveitar ao máximo a retomada da demanda normal de mercado, alavancando ainda mais os seus resultados.

Em depoimento sobre a aplicação do modelo na prática, James Adelir Alves, diretor da Plasticoville, menciona: "Constantemente a indústria busca melhor desempenho em seus processos. Nos dias atuais, a nossa economia interna, abalada pela crise política, afeta drasticamente os negócios, gerando redução dos pedidos, da renda e dos empregos.

O preço está em queda. E uma das maneiras mais comuns para manter a empresa em operação é enxugar custos. A redução do custo é um trabalho interno, feito de conhecimento aplicado, dentro do processo a partir da eliminação de desperdícios. O processo de melhoria apresentado pela 4C Innovation é, de certa forma, inovador. O 4CPIM traz um novo foco de olhar para a regulagem de uma injetora.

Principalmente pelo fato de trabalhar com as temperaturas um pouco mais altas, trouxe, para nós, inovação. Costumeiramente elaboramos nossos processos com base na temperatura do material, sempre a mais baixa possível. A partir daí se ajusta toda a máquina. O 4CPIM nos mostrou que, com a temperatura mais alta, a resina torna-se mais fluida, proporcionando maiores possibilidades de trabalhar com velocidades de injeção, preenchimento e pressão obtendo peças mais leves e ciclos menores.

Esta nova forma de regulagem é sem dúvida uma oportunidade para todas as empresas que buscam melhores resultados. Outro fator importante é o da aprendizagem. Mesmo para pequenas empresas ou empresas novas, que ainda não desenvolveram uma cultura na regulagem das injetoras, podem beneficiar-se desse processo apresentado no 4CPIM. A 4C Innovation prepara sua equipe formando os alicerces necessários. Você recebe uma grande carga de conhecimento ‘já testado’, amparado pela ampla experiência vivenciada por anos dedicados em grandes empresas".





O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe