Qual o impacto de manter meu software CAD atualizado?

Muitos vêm tentando responder essa pergunta de forma definitiva há um bom tempo. A verdade é que o erro está na própria pergunta, o software de projetos por si só não tem a capacidade de entregar tudo que as empresas necessitam no ambiente competitivo que estamos presenciando.


Existem sim empresas que necessitam apenas de um software CAD para projetos simples que poderiam ser feitos em 2D, entretanto se essa empresa não estiver pensando em novas etapas para aumentar o valor agregado dos seus produtos/serviços é quase certo que enfrentará alguma dificuldade no futuro.

Ainda não sei o porquê de muitas empresas não possuírem uma mínima visão de inovação na nossa indústria metalmecânica, algumas até abominam ouvir essa palavra. Desenvolver novos produtos e serviços é o melhor seguro contra crises e a estratégia que mais retorna caixa para as empresas, será cada vez mais difícil aumentar seus lucros fazendo mais do mesmo. Pensei em diversas frases clichês que traduziriam esse pensamento.

Porque então uma empresa deve manter o seu software de projetos atualizado?

Depois de alguns anos nesse mercado, comecei a enxergar alguns padrões e traçar perfis de empresas para tentar responder essa pergunta. Com isso, percebi que as empresas que desejavam desenvolver as capacidades das suas engenharias e implantar novas ferramentas tinham grandes dificuldades de fazer isso quando ainda estavam o software desatualizado. Essas dificuldades eram financeiras, tecnológicas e culturais. Todas essas barreiras encontradas atrasam os projetos de evolução tecnológica, trazendo redução do ROI e muito trabalho atrasado a ser feito.


Portando, digo que qualquer empresa que desenvolva produtos e/ou preste serviços relacionados a engenharia e manufatura deve olhar com mais atenção para o conceito de inovação e se perguntar como criar mais valor para o cliente e receber mais por isso.

As vantagens desse mindset são incontáveis, mas destaco a criação de um "mercado próprio" e a possibilidade de navegar num mar muito mais calmo sem correr o risco de perder seus clientes por pequenas diferenças de preço ou erros simples. Inovar é complicado e dá trabalho, não estou dizendo o contrário, mas é altamente necessário para a sobrevivência e crescimento nos próximos anos.

Compartilhe