Técnica desenvolvida ainda durante a Revolução Industrial foi fundamental para a construção de máquinas e estruturas robustas, e segue assim até os dias de hoje
São diversos os processos que envolvem a fabricação de produtos na indústria metalúrgica, sendo a usinagem e a funilaria, por exemplo, dois dos principais procedimentos. Porém há uma técnica que une - quase que literalmente - todas as demais. A soldagem é certamente uma das técnicas mais importantes no segmento: sua capacidade de unir partes e peças é fundamental na construção de máquinas, estruturas e equipamentos.
O que é a soldagem?
A soldagem funciona através da fusão de um material, como um eletrodo ou algum metal de adição, a uma ou mais peças. São geralmente realizadas por máquina elétrica, capaz de gerar um arco elétrico através da transformação da corrente alternada em uma corrente contínua bastante elevada. Ao se solidificar, o metal de adição ou eletrodo é capaz de garantir uma união extremamente forte entre as partes.
Onde a soldagem é utilizada?
São diversos os segmentos que dependem e se beneficiam da técnica de soldagem. Desde a indústria automobilística, passando pela indústria de construção civil e até mesmo a indústria de construção naval e aeroespacial. Sem a solda, muitas das coisas utilizadas hoje em dia não seriam possíveis. A sua versatilidade permite que seja utilizada em diversos tipos de metais, como aços, cobre e ligas não ferrosas, com muito sucesso.
Do surgimento da solda ao cenário atual
Hoje, as técnicas mais avançadas envolvem a soldagem a laser, por exemplo, mais limpa e precisa. A soldagem surgiu, porém, junto do descobrimento do arco elétrico, por volta do início do século XIX. De lá para cá, acompanhou todo o desenvolvimento da indústria, sendo fundamental durante todo o processo, evoluindo em termos de técnicas e materiais empregados.
Hoje, chegou-se a um patamar alto de tecnologia, ainda que não o último. Ainda há espaço para melhorias em processos e materiais. O que vem ganhando mais espaço é a automação da soldagem. Esta tem desempenhado um papel crucial dentro da indústria metalúrgica. Com ela, diminuem-se os custos, aumenta-se a produtividade e acelera-se o processo produtivo, o que resulta em ganhos, tanto em termos de competitividade como em termos de lucratividade.
É uma técnica flexível, aplicável em diferentes situações
Uma outra vantagem é que a existência de diferentes tipos de soldagem as tornam flexíveis para as mais diferentes realidades e necessidades industriais. Ou seja, é possível que uma fábrica menor utilize um sistema mais simples de soldagem ou mesmo que uma indústria grande se beneficie de um processo menos robusto. Tudo dependerá do resultado pretendido e da necessidade imediata.
Boa escolha de materiais garante o sucesso na aplicação
Para obter maior sucesso na soldagem, porém, é preciso que a mão de obra seja qualificada. Além disso, é fundamental um bom planejamento para assegurar que o consumível adequado seja escolhido, como o eletrodo e o gás de proteção, bem como o tipo de solda ideal - MIG, TIG ou outra. Tudo isso implica também na necessidade da escolha da máquina de solda correta para a aplicação. A escolha certa garante uma solda bem-feita, durável, mais limpa e bem-acabada.
Tags
Compartilhe
Revista Ferramental
Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.