O sorriso gerador de sucesso e equilíbrio

É comum vermos hoje na maioria das empresas e estabelecimentos comerciais no mundo a explícita e ameaçadora placa dirigida aos consumidores, clientes internos e externos, vendedores e visitantes: Sorria, você está sendo filmado!


Normalmente esse mesmo aviso não se aplica aos profissionais desses estabelecimentos e empresas, porque raramente somos recebidos com sorrisos... Quando muito ao nosso “Bom dia” obtemos a resposta mecânica e sem vida, ou o famoso “Pois não?”.


Como consequência o atendimento passa a ser educado, porém mediano (medíocre, segundo o dicionário Aurélio, que tem por significado ainda “sem relevo”, comum, ordinário, vulgar) e sem muitos resultados, principalmente na essência pessoal, formação da personalidade e influência na liderança.


Frente a concorrência brutal e acirrada em todos os setores, onde encontramos produtos cujas características são parecidas, com preços similares, condições de pagamento praticamente igualitárias, busca-se diferencial na qualidade do atendimento exatamente onde a decisão de compra depende da única pessoa que têm capacidade de fazer a sua empresa crescer ou morrer: O cliente!


As empresas de um modo geral reclamam que treinar pessoas é caro e acabam na maioria das vezes apenas investindo em tecnologia. Contratam mão-de-obra barata, e aí está instalado o círculo vicioso que até pode levar ao fechamento da empresa...


Sorria! Pois o seu cliente está filmando com os mínimos detalhes a sua atitude, a sua intenção, a sua equipe, a sua marca, e principalmente a sua congruência.


Voltando à nossa plaquinha inicial do texto: fazendo uma breve análise observamos que sorrir não custa nada e agrega muito valor a qualquer atitude nossa, além de deixar ambientes mais leves e agradáveis.


Sorrir verdadeiramente simboliza a nossa satisfação de servir ao próximo, ao nosso cliente, e devemos expressar sempre esse prazer.


Afinal, o comando da situação é do cliente, e esse sim na realidade “filma” com os mínimos detalhes da aparência às atitudes de uma recepcionista, segurança, profissionais de vendas, balconistas, gerentes, engenheiros, gerentes, executivos, empresários... Pois é da sua percepção do atendimento que ele vai decidir se vai comprar ou não de você, independente de que título esteja “vestindo”.

Para completar, ainda da sua percepção dependerá se falará bem ou mal de sua empresa. Qual reação você prefere que seu cliente tenha? Considerando que na maioria das vezes comprar, aos olhos do cliente, é sempre um ato prazeroso... pois ele compra sentimentos embalados em produtos e serviços!

A partir de hoje pense a sua estratégia ao lidar com pessoas, e lembre-se que ao servir alguém você está sendo filmado pelos seus clientes internos e externos, amigos, familiares, redes sociais, e por qualquer pessoa que lhe possa acrescentar crescimento pessoal e profissional.

Lembre-se: Toda atitude deverá estar acompanhada de um sorriso, pois o bom humor mantém o seu estado mental, físico e espiritual equilibrado. Sabe o que um sorriso pode fazer por você?


• O sorriso é uma consequência direta da felicidade.
• O sorriso é a expressão mais bonita que o ser humano tem.
•O sorriso embeleza qualquer pessoa,
• O sorriso nos traz forças e esperanças para lutar contra todos os empecilhos.
• O sorriso é universal, tem reflexos por toda parte.
• Quando sorrimos, mostramos que estamos felizes, de bem com a vida; que temos esperança e que não nos deixaremos levar pelos problemas.
• Quando sorrimos, passamos a nossa alegria para quem nos ama, e não damos prazer para quem quer nos ver chorar.

Portanto, sorria sempre para que o amor pulsante em você transcenda energia para o próspero universo, e aproxime de você pessoas de ótima energia, amor, paz e equilíbrio. Pois este gesto não depende de treino, é uma linguagem universal, faz bem para a saúde e sempre agrega algum tipo de ganho à nossa vida.

Tenha um fabuloso dia hoje e sempre... Pois o MERCADO é do TAMANHO de sua IMAGINAÇÃO.



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