O que é Universidade Corporativa?

Diferentemente da Universidade Tradicional, a UC foca em cada colaborador e nas principais formas para ele desenvolver seus potenciais Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. 

Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior. A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial. 

 O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa. Deste modo, é possível que uma empresa crie cursos e treinamentos com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais. 

 O custo de um treinamento de uma Universidade Corporativa, por sua vez, é menor do que o de um curso normal. Organizar um treinamento interno, com foco nas diretrizes da empresa, elimina alguns investimentos externos e tem uma eficácia melhor, além de oferecer agilidade na absorção de aprendizagem e formação do pessoal envolvido. De um modo geral, podemos dizer que a educação corporativa é um modelo mais moderno de uma tradicional área de treinamento e desenvolvimento. Ela tem como objetivo conectar as principais estratégias do negócio. 

 Universidade Corporativa x Universidade Tradicional 

 Se você não sabe o que é Universidade Corporativa pode ser mais fácil entender a partir da comparação com uma universidade acadêmica tradicional. Neste caso, a Universidade Corporativa difere no sentido de possuir características e funções próprias e específicas que na tradicional não existem. 

 Neste caso, os cursos e treinamentos da UC têm objetivos de aprendizagem muito bem definidos, onde estão ligados aos objetivos, interesses e estratégias empresariais ao promover a formação dos seus funcionários. Essa é a grande diferença. 

 A UC tem uma conexão com as competências da organização, pode ser dividida em escolas ou academias, trazendo modelos de educação continuada. Ou seja, de acordo com o momento de cada funcionário dentro da organização. Enquanto treinamentos tradicionais são desenvolvidos em aulas específicas, a UC tem um conceito mais amplo. Dificilmente um treinamento vai alcançar o mesmo desenvolvimento e, até mesmo, engajamento de uma UC. Além disso, as Universidades Corporativas têm como foco desenvolver e elaborar conteúdos, materiais e programas exclusivos para atender diretamente as aspirações, objetivos e estratégias da empresa. 

Logo, enquanto o departamento de treinamento e desenvolvimento está preocupado em evoluir e desenvolver competências, atitudes e habilidades relacionadas a possíveis problemas existentes em uma organização, a Universidade Corporativa trabalha de forma mais direcionada e assertiva de acordo com o seu próprio universo empresarial. 

 Vantagens da Universidade Corporativa 

 Em um cenário econômico onde a concorrência se mostra cada vez mais competitiva, faz-se necessário adquirir vantagens competitivas em relação a outros players no mercado. Uma das maneiras mais eficientes para isso é trabalhar o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos seus funcionários. Muitos profissionais de Recursos Humanos já perceberam isso. 

Cada vez mais eles vêm se dedicando a implementar novos processos empresariais e a educação corporativa se mostra como um fator de extrema importância para a valorização do capital intelectual nesse processo. A Universidade Corporativa, por sua vez, surgiu como forma de contribuir para a formação e retenção de profissionais, onde o mesmo se desenvolve, é educado e valorizado por isso. 

 A UC se mostra como uma resposta das empresas aos desafios dos profissionais envolvidos em seus respectivos negócios. Ainda sobre as vantagens da Universidade Corporativa, podemos citar também: possuem uma estrutura completa de aprendizagem, foco em gestão de resultados, desenvolvimento de competências, cultura empresarial e trilhas de aprendizagem. 

A Universidade Corporativa no Brasil 

 O conceito de Universidade Corporativa surgiu em 1950 nos EUA e só chegou ao Brasil décadas depois, no início dos anos 90, aproximadamente. A AmBev foi uma das pioneiras, ao implementar o modelo UC em 1995. E, de lá para cá, muitas outras empresas começaram a desenvolver projetos nessa área. 

O investimento em capacitação no Brasil ainda é baixo. Segundo a ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, são gastas 22 horas por ano em treinamentos. Esse número é 38% inferior aos de treinamentos em países desenvolvidos. Atualmente o Brasil conta mais de 150 Universidades Corporativas. Grandes empresas como Coca-Cola, Natura, Accor e Sadia possuem escolas. E, além de empresas particulares, órgãos públicos também investem nessa modalidade, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Um dos maiores exemplo de UC é a Universidade do Hambúrguer, pertencente ao Mcdonalds, empresa norte americana. 

Ao todo, são sete unidades espalhadas pelo no mundo. Em solo brasileiro foi inaugurada em 1996 e atende a mais de dez países da América Latina. 

Como trabalhar a Universidade Corporativa em uma empresa 

 A grande maioria dos cursos e treinamentos oferecidos a partir de uma Universidade Corporativa se dá em ambiente virtual. 

O ideal, nesse caso, é procurar no mercado uma solução de ensino a distância que contemple todas as funcionalidades e recursos necessários para o bom funcionamento da sua UC. A Universidade Corporativa é um recurso considerado extremamente eficiente para o alcance de objetivos e metas empresariais. Se você é um profissional de Recursos Humanos e está buscando trabalhar a educação corporativa de forma eficiente em sua empresa, considere a criação de uma UC. 

A partir de uma plataforma EAD, é possível desenvolver colaboradores com foco em resultados práticos. A HeroSpark, por exemplo, é uma plataforma de empreendedorismo digital, que oferece diversas opções para trabalhar de forma eficiente a Universidade Corporativa de sua empresa.

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Christian Aguilera

É Inbound Marketing na HeroSpark, plataforma de empreendedorismo digital. Acadêmico em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, possui domínio de temas relacionados à inovação e é especialista em marketing digital, além de ser um incentivador dos polos de tecnologia. Christian também tem aptidão para ciências exatas e já atuou como professor de Matemática em cursos preparatórios.