O que é Just in time e como aplicar na sua empresa

Just in Time ou "no momento certo" é uma filosofia de fabricação em que as empresas se esforçam para produzir em quantidades exatas para atender à demanda, comprar matérias-primas na hora certa e entregar os produtos no prazo. Evitando estoques durante todo o processo de produção.


A ideia é que as empresas que aplicam o Just in Time possam garantir que as matérias-primas cheguem no exato momento em que são necessárias. Dessa forma, a empresa não fica sem estoque entre as etapas do processo produtivo e também pode garantir que os pedidos sejam entregues no prazo.


Just-in-Time, parte da melhoria contínua, é o objetivo das empresas que produzem sob encomenda, que primeiro vendem um produto e depois compram os materiais necessários para fazê-lo.


Neste artigo, veremos mais sobre o Just in Time e como aplicá-lo em sua empresa, então vamos começar:


O que é just in time (JIT)?

Just-in-Time é uma técnica de gerenciamento de produção que afeta o controle de estoque. É uma metodologia enxuta projetada para aumentar a eficiência, reduzir custos e desperdícios.


O sistema just in time auxilia a gerenciar os processos da cadeia produtiva.


Sua máxima é que nada deve ser produzido, enviado, vendido ou adquirido antecipadamente. Portanto, as mercadorias só são recebidas quando são necessárias.


A maioria das empresas cria e mantém estoque em excesso, o que significa que elas criam mercadorias antes de outros pedidos.


A abordagem Just in Time envolve a criação, o armazenamento e o rastreamento de pedidos suficientes para atender à demanda real do produto de uma empresa.


Portanto, além de integrar os departamentos, novas tecnologias e métodos precisam ser colocados em prática, e os processos precisam ser padronizados e refinados.




Quando surgiu a metodologia just in time? 

Depois que a crise de 1929 afetou o sistema de produção fordista, os gestores da Toyota precisavam de um modelo de gestão que reduzisse os estoques e os custos em geral.


Daí o surgimento de modelos que fabricam apenas a demanda do mercado e logo foram utilizados por outras empresas do setor. Desta forma, o Just in Time torna-se uma filosofia de organização de materiais, qualidade, produtos e funcionários da fábrica.


Como resultado, as fábricas que aplicam essa filosofia só podem produzir o que é necessário na quantidade correta e no momento certo.


Qual é o objetivo do just in time?

A empresa utiliza um método just-in-time para que a sua produção esteja diretamente adequada com as encomendas efetuadas.


Portanto, eles produzem mercadorias que estão diretamente relacionadas ao pedido atual.


Dessa forma, não há necessidade de fabricar produtos adicionais para atender à demanda de eventuais pedidos que possam ser feitos.


Reduzir desperdícios 

A abordagem JIT ajuda as empresas a reduzir o desperdício de produzir muito produto ou fornecer muito de uma só vez.


Portanto, eles não utilizam matérias-primas que podem ou não ser realmente necessárias para atender seus pedidos.


Processos mais efetivos 

Just in time incentiva a criação de uma cultura de "erro zero". Em outras palavras, tudo tem que acontecer perfeitamente.


Existem muitas maneiras de atingir esse nível de produção, mas a questão é que essa melhoria contínua pode aumentar a eficiência do processo.


Uma maneira é através de um melhor planejamento - a chave para a boa execução do just in time.


Otimização da produção

Ao produzir apenas com base na demanda atual, você pode otimizar a produção para operar conforme os pedidos realizados.


Assim, uma vez mapeados e pré-definidos todos os processos, fica mais fácil executá-los - o que também melhora a qualidade final.


Padronização de processos 

Para realizar operações sob demanda, as empresas não podem ter problemas produtivos. Por exemplo, mudanças constantes de escopo não devem acontecer.


Afinal, o just-in-time conta com a padronização dos processos, o que permite melhor comunicação com os fornecedores e maior agilidade na produção, para que tudo ocorra de forma ágil.


Benefícios do Just in Time

Os principais benefícios de trabalhar com a filosofia JIT são:


• Redução de riscos de manufatura

• Redução de estoque (em processo e para produto acabado)

• Maior giro de estoque

• Melhor qualidade dos produtos

• Redução de custos


A fábrica usa o produto na quantidade certa na hora certa. Os fornecedores entregam as quantidades necessárias em quantidades menores, mas mantêm a produção funcionando na frequência exata, otimizando o espaço de armazenamento.


Além disto, também existem as melhorias dos problemas encontrados enquanto a sua empresa aplica o JIT. Ou seja, ao tentar aplicar o JIT, vários problemas e melhorias na produção podem ser identificados e corrigidos.


Como funciona o just in time?

Just-in-time é uma abordagem que funciona melhor para alguns setores do que para outros. No entanto, não é impossível ver o JIT como parte do seu negócio.


No entanto, o funcionamento da estratégia depende de uma série de ajustes.


Afinal, disciplina e lealdade a um plano de ação são fundamentais para o sucesso do just in time.


Quer saber como aplicar na prática? Veja os passos:


Tempo de preparação

Na metodologia just in time, cada etapa do processo precisa realizar o suficiente para que a próxima etapa inicie e avance.


Por isso, é necessário ter total controle sobre o lead time – identificando antecipadamente as oportunidades de melhoria para que tudo possa ser produzido o mais rápido possível.


Mas, lembre-se: não se trata apenas de velocidade de entrega.


Você precisa saber se sua equipe pode manter (ou melhorar) a qualidade da produção - mesmo quando a demanda é alta.


Mão de obra

Como você deve ter notado, aplicar o just in time requer uma resposta à altura da sua equipe administrativa e produtiva.


Não à toa, suas origens vêm de uma indústria técnica como a indústria automobilística.


Portanto, os funcionários de sua empresa devem ser qualificados e aptos a lidar com operações sob demanda.


Layout

O just in time depende não apenas de processos e funcionários, mas também de como sua empresa vê seu próprio espaço. O chão de fábrica deve ser um braço de toda a operação, facilitando o fluxo de trabalho.


Essa é a parte que trata do processo de padronização:


Desde a chegada do insumo até a saída da mercadoria, a fábrica deve ser repensada em todos os cenários de produção.


Isso torna mais fácil seguir planos e executar etapas de produção padronizadas.


Qualidade

O controle de qualidade desempenha um papel vital no sucesso do just-in-time, pois a agilidade é apenas um dos pilares da estratégia.


É preciso saber conciliar velocidade e eficiência na execução da produção.


O objetivo é manter a qualidade igual (ou melhorar) enquanto reduz os requisitos operacionais.


Fornecedores

Por fim, toda a orquestração do processo necessária para o sucesso just-in-time é baseada na capacidade do fornecedor de atender às suas necessidades.


Como as operações só ocorrem quando um pedido chega, é necessário que os parceiros de negócios possam responder rapidamente às suas necessidades.


Para fazer isso, você precisa desenvolver um relacionamento muito próximo com seus fornecedores - para que eles entendam seus métodos de produção e possam lidar com as demandas em todas as etapas, desde a produção até a logística.


Dicas para implementar o just in time em sua empresa 

Para que a implementação do JIT seja bem sucedida, é necessário considerar algumas questões anteriores, como a formação dos colaboradores, a adaptação às novas tecnologias e a utilização de sistemas de gestão.


Discutiremos esses pontos a seguir.


Organização: É importante organizar e monitorar os dados em tempo real para aumentar a produtividade dos colaboradores e dos processos. Por exemplo, no chão de fábrica, máquinas e equipes podem ser gerenciadas, mesmo remotamente, para atender às necessidades de cada demanda;


Capacitação: Adotar novos métodos de trabalho requer assimilação e treinamento. Portanto, todos os envolvidos devem estar devidamente orientados para evitar ao máximo falhas de processo e outros gargalos operacionais;


Comunicação: Certifique-se de que sua abordagem seja continuamente revisada e ajustada, seja com fornecedores, funcionários ou clientes, contando com métricas concretas e confiáveis ​​para ajudar a identificar pontos positivos e áreas de melhoria, e estabelecendo um diálogo com todos para manter sua abordagem consistente,


Definição de metas: O Just-in-Time não exige que o estoque seja preenchido com produtos e depois vendido, mas sim um pedido é recebido e a quantidade exata para atendê-la é produzida. Dessa forma, as pessoas migram da produção empurrada para a produção puxada.


Cuidados ao aplicar o JIT

Vale ressaltar que os gestores que analisam a filosofia just-in-time devem considerar que ela não deve ser aplicada a setores com pouca previsibilidade ou oscilações na demanda.


Isso porque alguns tipos de indústrias realmente precisam de estoque disponível, e a filosofia JIT pode atrapalhar.


Além disso, você precisa garantir que seus fornecedores sejam capazes de atender às suas necessidades nas quantidades certas no momento certo para que sua produção não seja paralisada por falta de material.



Conseguiu entender o que é o just in time? Gostou deste conceito? Você já percebeu como ele economiza recursos e matérias-primas? Então deixe sua opinião sobre o sistema e conte sua experiência nos comentários.

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