Cada dia que passa sinto que diminui o ânimo no Mercado de ferramental.
Integrantes com quem converso sentem-se desmotivados e não acreditam que algo vá mudar, mesmo com notícias que Governos Federais e Estaduais assinam programas de incentivos para segmento: Rota 2030 e Pro-ferramentaria.
O mercado parece diminuir dia-após-dia
levando a crer que ficará reduzido àqueles com real capacidade de sustentá-lo,
ou seja, um número muito pequeno de empresas com tecnologia avançada e já
consolidadas no mercado brasileiro.
Mas afinal, a
culpa é de quem?
Alguns dizem
que é do Governo, outros apontam clientes. Infelizmente a culpa sempre é do "outro",
alguém do Mercado!
Mercado?
Para
desenvolver o raciocínio primeiramente gostaria, junto vocês, definir o Mercado.
Philip Kotler, o Papa do
Marketing moderno, em sua 12ª edição do livro Administração de Marketing cita
que mercado era o local físico onde compradores e vendedores se reuniam para
comprar e vender seus produtos.
Hoje, os economistas descrevem um mercado como um conjunto de compradores e vendedores que efetuam transações relativas a determinado produto ou classe de produto (mercado imobiliário ou grãos, por exemplo).
Os principais mercados são: Mercado Consumidor, Mercado
Global, Mercado sem fim lucrativos e Mercado Organizacional.
O Mercado Organizacional, (nosso interesse neste artigo), é formado por todas as organizações que produzem bens e serviços utilizados na produção de outros produtos ou serviços que são vendidos, alugados ou fornecidos a terceiros.
Os principais setores que
compõem o mercado organizacional são agricultura, exploração florestal e pesca;
mineração; manufatura; construção transporte, comunicação, serviços
públicos, setor bancário, financeiro e segurador, distribuição e serviços.
Sendo Mercado Organizacional onde empresas que vendem bens e serviços para outras empresas deparam-se com profissionais de compras bem treinados e bem informados, que possuem técnicas para avaliar ofertas de vários concorrentes.
Compradores organizacionais compram bens que permitem fabricar um produto ou podem ser revendidos para terceiros com lucro.
As empresas que vendem esses bens devem demonstrar como eles ajudarão seus clientes a atingir receitas maiores ou custo menores.
A
propaganda desempenha um papel importante, mas forte é desempenhado pela força
de vendas, pelo preço e pela reputação da empresa no se refere a confiabilidade
e à qualidade.
Definido
Mercado, sigamos na análise deste ambiente para ferramentarias
Considero que o ambiente de
negócios é composto como segue:
· Integrantes: aqueles que obtêm resultado financeiro da
dinâmica do setor através de suas entregas: oficinas, prestadores de serviços
diretos, (contadores, texturização, polimento, projetos, advogados, etc.) e as
próprias Ferramentarias.
· Participantes: aqueles à margem contribuem com os
integrantes: vendedores de aços, insumos e assessórios e que também se
beneficiam do mercado, mesmo que indiretamente.
· Interessados: empresas consumidoras diretas do mercado,
(clientes), e órgãos governamentais, (federais, estaduais e municipais) que
arrecadam taxas, impostos de transações e operações deste ambiente e, portanto,
se beneficiam com o que o mercado produz.
· Apoiadores: entidades que procuram suprir necessidades
especificas dos integrantes, escolas básicas, técnicas, faculdades e
universidades, sendo publicas ou privadas e associações.
Vale destacar que ambientes de
negócios podem ser amplos ou segmentados como segue:
· Ambiente Global: mercado de comercialização
aberto entre países.
· Ambiente Local: mercado de comercialização
amplo dentro no país.
· Ambiente Regional: mercado de
comercialização restrito a certos locais do país e que possibilita o
desenvolvimento de *Polos de
desenvolvimento: concentrados em região especifica no país: Bragança Paulista,
SP; Joinville, SC e Caxias, RS e etc.
*Polos são aglomerados de empresas que se
instalam para aproveitar da concentração e benefícios gerados pela sinergia gerada
por integrantes como ex-funcionários e participantes, facilitando e ampliando o
ambiente do mercado, favorecendo assim a atração de interessados.
O mercado é um ambiente complexo,
dinâmico e, como uma célula, tem vida própria, mas precisa de energia para sua
manutenção, fortalecimento e crescimento.
Para
exemplificar esta dinâmica e energia necessárias podemos fazer analogias
imaginando o movimento de Mercadinho do bairro, no Mercadão da Cidade ou mesmo
no Supermercado que atrai consumidores de várias regiões.
Eu considero
que o mercado de ferramentaria no
brasil, já passou pela fase de mercadinho de bairro, (pequeno limitado e quem
sempre atende nossas necessidades), estando agora nas fase Mercadão da Cidade e
caminhando lentamente para o Supermercado.
No Mercadão,
integrantes montam sua empresa para oferecer seu trabalho e monitorando seu
desempenho comparativamente, como o desempenho do vizinho.
A dinâmica neste mercado é caracterizada pela inércia, ou seja: você tem interesse? Venham até a mim, Clientes ou fornecedores!
Até pouco tempo a dinâmica deste mercado
ofuscava seus integrantes e o movimento nele começa a diminuir rapidamente, com
interessados migrando para outros mercados, agora globais, atraentes e que
melhor suprem suas necessidades.
Com a perda de
clientes todos pensam que a culpa é do outro! Será mesmo? Será que no Mercadão
o cliente deixa de comprar porque quer? Ou será que perde o interesse por falta
de atratividade?
Opa! não é aquela atratividade do Grito:
Olha aí freguesia... Aqui você
não paga...
Mas também não leva!!!
E sim, a atratividade pela possibilidade de solução de seus problemas!
Necessidades do Mercado: Inerte x Dinâmico.
Clientes
buscam por solução de seus problemas, que passa pela qualidade e preço para
seus projetos. É certo que grande parte dos projetos são desenvolvidos fora do
pais e, portanto, estas necessidades de solução possam ser desenvolvidas
simultaneamente.
Mas também é certo que muita coisa poderia ser desenvolvida aqui, através das particularidades locais! Clientes poderiam reduzir os estresse de viagem de acompanhamento e alteração de projetos, se tivessem a solução em ambientes de mercado próximo como o brasileiro.
Integrantes Inertes
São empresas que preferem ser
satélites à disposição das principais, (dinâmicas). Não contribuem com a
intensidade e energia que o mercado necessita, muito pelo contrario, ficam à
espreita, na espera do que o mercado tenha a oferecer.
· Culpa sempre
é do outro. O mercado está
fraco não tem serviço.
· Não divulga
empresa, (marketing). Pode aparecer muito cliente e posso perder os meus mais antigos.
· Quando tem
serviço, não investe na operação: para ele financiamento é Pecado, portanto,
compra tudo à vista, se é que compra, pois tem medo das oscilações do mercado. Tá ruim, mas tá
bom! A empresa não evolui.
· Atua no
circulo descendente: Não invisto pois não tenho novos clientes. Não tenho clientes
novos, pois não tenho equipamento novos para executar diferente e novo serviço.
· Não tem
responsável e nem departamento de desenvolvimento: o serviço é trazido por
"parceiro" ou projetista, (que assume toda responsabilidade e maior
lucro também).
· Quando
executam o serviço, não atendem as necessidades do cliente e o culpam por achar
que eles não sabem o que querem. O cliente tem muita burocracia. É difícil aprovar o serviço para
receber. Não vale a pena! Vou esperar outro mais fácil de atender!
· Não buscam
apoio. Não respiram o ar fresco da inovação por acreditar que os que vêm de
fora podem roubar informações que conseguiram com muito esforço, inclusive
clientes. Parece que
olham no espelho e vêm o parceiro à sua imagem. Entendem? Ele é o que imagina
que o parceiro seja!
· São vítimas
de predadores que os sugam até a última gota de energia produtiva.
· São empresas
"consumidoras" da energia do mercado. Cambaleiam como Zumbis, mudando
de nome ou se dividindo em outras pequenas. Causando problemas a fornecedores e
prestadores de serviço. Clientes procuram se afastar por encontrar muito mais problema
do que solução. O mercado tende a diminuir por causa deles.
Integrantes Dinâmicos
Nem que para
isso precisem investir! Vá a internet, pesquise e seu site estará lá! Atualizados e
vibrantes. Sua carteira de pedidos e de clientes esta cheia de problemas para
serem resolvidos e com possíveis clientes batendo à porta.
· Entendem que riqueza é
quem gera riqueza. Investem
rotineiramente para crescimento!
· Há um corpo
técnico eficiente: o cliente é fonte e energia para inovação!
· Em cada novo
desenvolvimento de sucesso faz questão de divulgar, até no site! São inspiração
e modelo a ser seguido.
· Estão
sempre em eventos e feiras através do mundo, antenados a procura de tecnologia
para melhorar a produtividade. Têm sede de conhecimento.
· Fazem
reserva financeira para momentos de crise: sua e do cliente. Em algum momento o
cliente pode precisar e a reserva faz parte da solução e do apoio a problemas
do cliente, também. São parceiros e sabem cativar clientes.
· Foram
pequenos mais ingressaram na circulo ascendente da inovação. Sabem e
planejam o limite para o crescimento e dividem a empresa quando necessário.
· São as
empresas que ainda mantêm o mercado e talvez o mercado futuro gire em torno
deles. Estarão
preparados para o Super mercado através da inovação da indústria 4.0.
O Problema do Mercado de ferramental
Interessados, (clientes), querem participar de um ambiente de
negócios onde possam ter a confiança que alguma empresa
atenderá suas necessidades.
Os integrantes
precisam entender que esta necessidade é:
solução de problemas. Nenhuma empresa buscaria "fora de seu ambiente
organizacional" algo que domina ou faz parte de sua atividade de
conhecimento. O mercado está ai para isso!
Se empresas
procuram a solução e se não encontram no mercado que têm interesse, procuram
por outro. E, no caso do brasil, este outro mercado é global: hoje Portugal e
China, amanhã países do leste europeu ou Índia, que vêm forte também neste
segmento.
Como no
Mercadão de sua cidade, onde você encontra de tudo e de qualidade variada, o
mercado de ferramental no brasil deveria ter a mesma intensidade e variedade!
Ai freguesa?
Hoje não tenho camarão rosa, mas na próxima semana trago especialmente para a
senhora! Deixa seu número que ligo!
Fortalecimento do
Mercado nacional
Há anos a "Miopia de
Ego" vem destruindo o setor. Portugal, através de
associação, reuniu industrias para fornecer após a Segunda Grande Guerra
Mundial, primeiramente para o mercado americano, grande consumidor e depois
para o mundo. Havia um problema: os americanos não tinham capacidade de
produzir todos moldes para os produtos que surgiam devido a nova tecnologia: o
plástico.
Os portugueses com a tecnologia de matrizes para vidro, enxergaram a solução! Assim Portugal começava a ampliar seu mercado metal-mecânico de fornecimento de moldes para o mundo àquela época, através de Associação. Por que não fazemos o mesmo, nos reunirmos para voltar a crescer e consolidar nosso Mercado?
União
É certo que
não há como concorrer em tecnologia com países mais maduros. Mas será que não
podemos, neste momento crucial, pedir ajuda aos clientes, solicitando qual é a
real necessidade e carência preparando assim um plano para atendê-los e todos
ganharem?
Será que participantes,
fornecedores, prestadores de serviço, não embarcariam nesta jornada
empreendedora? O fortalecimento do mercado refletiria em ganhos para todos,
certamente.
Apoiadores, quanta energia poderiam possibilitar
ao desenvolver novos aprendizados, novos critérios de ensino e busca de novas
tecnologias. Imagina quanto energia criativa as academias, faculdade e
universidades teriam para fortalecer de suas atividades intelectuais. O Brasil
ganharia com isso!
Interessados (clientes) certamente poderiam apoiar, se fossem
abordados de maneira certa. Poderiam ajudar com informações para que
integrantes se estruturassem para atendê-los e assim, naturalmente, criar
barreira de proteção para o mercado contra entrantes de mercados globais.
Ganhariam com custos e agilidades de resposta no mercado local. Governos ganhariam, através de impostos, com o aumento do volume de projetos através da intensidade de toda a cadeia envolvida.
Integrantes, ferramentarias e oficinas de usinagem:
É questão de sobrevivência! Não
acredito que haverá nova oportunidade. Chineses estão melhores a cada dia. A
indústria 4.0 já bate à porta e clientes disponibilizarão modelos matemáticos
em 3D, (problemas a serem resolvidos), diretamente nos computadores do
fornecedor e, ao final, receberão um QR Code para pagar, como num Supermercado.
Entendem a evolução?
As Associações tem
profissionais com conhecimento e penetração para ajudar nas relações
governamentais e estruturação de mercado junto a interessados potenciais:
grandes montadoras, grandes fabricantes de bens de capital e seus fornecedores
diretos.
Sim, Associações querem faturar também e para tanto precisam produzir, contribuir e entregar. Associe-se, e dê trabalho para quem tem especialização naquilo que sua empresa não tem: relações externas.
O Super mercado
Serão empresas
padronizadas em toda sua operação, conectadas a internet das coisas (IoT)
fornecendo em tempo real informações de capacidades e evolução do
serviço.
Empresas que
apoiarão clientes no desenvolvimento disponibilizando dados coletados em
projetos similares que servirão para apoio e evolução de produtos futuros em
projetos gêmeos digitais (digital twin).
Já estamos quase lá! Em algum lugar no mercado global esta utopia já é realidade!
[Re] Estruturar o Mercado Nacional
O mercado de ferramental em si,
realmente, nunca existiu!
Creio que é momento de
reestruturá-lo com força. E para isso, empresas precisarão se abrir procurando
conhecimento para posicionamento estratégico em grupo. Não há como prosperar
querendo ter recursos para atender a todos neste momento. Parcerias dentro do
mercado deverão ser estabelecidas, (clusters).
Categorizar
atendimento em segmentos de clientes: linha branca ou marrom, automotiva,
cosméticos, embalagens metálicas ou de plástico, brinquedos, eletroeletrônicos,
medical e ortopédicos. Há potencial para que empresas formem pequenas
congregações para especialização estratégica para cada segmento, basta querer
se reunir, organizar e planejar isto.
Quem tudo quer, nada tem! Ou quem
tudo faz, Nada faz, bem!
Ferramentarias
em crise precisam um nova consciência sobre como atender ao Mercado. No momento
através de especialização e quando este mercado voltar a crescer, poderão
diversificar, mas estruturadamente acompanhando o ritmo de crescimento.
Espero que
tenha conseguido passar a ideia que a culpa do mercado de ferramental no brasil
estar quase acabando é nossa como integrantes. Nossa por não criar energia, por
não lutar congregados para fortalecê-lo através da disponibilização de
capacidades de solução de problemas dos Clientes.
Integrantes do
mercado global são ativos, interconectados e evoluem rapidamente. Só a
distância, custo de locomoção e transporte é que inibem a atuação fora de seus
limites de origem, e, é esta margem que temos para trabalhar! Percebam: é muito pouco!
Sei que em
nosso país há desafios a serem enfrentados diariamente, como, politica,
impostos e burocracia, mas preciso lembrar também que este contexto não é novo.
Precisamos mudar, mas sempre foi assim! Concorrentes fornecem do outro lado do
mundo enfrentando este contexto também e hoje prevalecem frente à nossas
empresas.
"Insanidade é continuar fazendo sempre
a mesma coisa e esperar
resultados diferentes." - Albert Einstein
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Luiz Carlos dos Santos
Gestor de Ferramentaria - 40 anos Passados para suporte ao Presente na construção do Futuro para a Industria de Injeção