Líderes que geram resultados!

Leia também:

Práticas gerenciais vencedoras

Como liderar, avançar e crescer. Com crise, sem crise ou apesar dela!

Aplicando feedback para desenvolvimento da equipe

Há muitos anos venho trabalhando com pessoas e para várias empresas, grandes e pequenas. Nesse tempo percebi que o fator de sucesso de uma empresa passa quase invariavelmente pelo líder que ela possui. Existem três tipos de lideranças que para mim fazem a diferença no resultado de uma organização, sendo:

Líder proativo

Ser proativo é antecipar e identificar possíveis circunstâncias ao invés de reagir a elas. Devido às exigências do dia-a-dia, alguns líderes apenas reagem a situações inesperadas que surgem, no entanto, reagir constantemente produz resultados menos eficazes.

Um líder proativo sempre está aberto a mudanças, porque sem mudança não há crescimento. Empresas que operam apenas em resposta às circunstâncias perdem tempo e recursos valiosos, que drenam os seus lucros. A empresa que possui um líder proativo avalia e reavalia suas estratégias constantemente, para manter seu desempenho sempre oxigenado.

Líder com propósito.

Para cada decisão e ação de um líder deve haver um motivo ou uma necessidade associada.

Faça essas perguntas a você:


- Por que eu iniciei o meu negócio?
- Que aspiração ou objetivo eu tenho?
- Que impacto positivo pode a minha empresa ter sobre os outros?

Alguns empresários acreditam que o seu único objetivo é ganhar dinheiro, mas se você olhar para aqueles que são os mais bem sucedidos do mundo, vai ver que eles tinham uma visão maior em mente.

Descubra qual é o seu propósito, em seguida faça com que as decisões da sua empresa se alinhem com ele. Compartilhe com seus funcionários e trabalhe de forma consistente em direção a um objetivo comum, e isso com certeza irá se traduzir em maiores lucros para seu negócio.

Líder parceiro

Dentro de uma organização há quatro parceiros chave que devemos considerar: funcionários, clientes, fornecedores e investidores.

Parceiros não são os que pensam como você ou agem de forma conveniente, parceiros são pessoas que podem pensar e agir de forma diferente, que são reconhecidos pelos grandes líderes independente das diferenças. Funcionários que recebem o reconhecimento de seus líderes tendem a ser pessoas mais felizes.

Empregados que trabalham com esse tipo de liderança têm maior produtividade gerando mais resultados para suas organizações.

Clientes que encontram em uma empresa um parceiro na figura do líder ou refletida por seus funcionários se tornam grandes defensores da marca, gerando fidelidade e recomendação de seus produtos e serviços a outros.

Avalie sua liderança e seus resultados e reflita.

Bom trabalho!



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe