Investindo em segurança do trabalho: soluções com diferenciais para a proteção do capital humano

Niveladora de piso e RP de Emergência colaboram para segurança nas operações das empresas

No Brasil, existem diversas áreas de trabalho em que os riscos de acidentes são maiores, o que torna fundamental a conscientização e a implementação de ações por parte das empresas de forma preventiva. O primeiro passo é entender que investir em melhorias para a segurança do ambiente não é um gasto, mas sim um investimento no capital humano. Como resultado, as empresas experimentam melhorias na produção e eficiência de suas atividades. 

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho divulgado em 2023, houve uma queda de 25,6% nos registros de acidentes em comparação com 2011, quando foram registradas 720.629 ocorrências. Em 2021, esse número caiu para 536.174 registros, indicando uma tendência positiva na redução de acidentes. A fim de reduzir ainda mais os casos que afastam os trabalhadores de suas funções e comprometem sua saúde física ou emocional, é crucial implementar soluções de melhorias nas áreas de operação. Isso reflete em maior dinamismo para a empresa e confiança dos operadores na execução de seus papéis.

A Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, compreende a necessidade de desenvolver inovações para atender diversos segmentos. A CEO da empresa, Giordania Tavares, enfatiza a importância de priorizar a segurança dos colaboradores da empresa. Considerando que cada empresa tem suas particularidades, afinal, os segmentos são variados, para a executiva é primordial seguir as recomendações e normas dos órgãos reguladores para o direcionamento de segurança adequado em prol de evitar ao máximo os impactos negativos.

“Nossa atuação como fornecedor de soluções para indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, além de empresas do agronegócio e de galpões e centros logísticos de distribuição, é facilitar as operações, como em câmaras frigoríficas, por exemplo, que precisam de ações rápidas durante o trânsito de produtos para distribuição. É necessário manter a temperatura controlada, além de garantir agilidade na abertura e fechamento das portas, bem como o nivelamento recomendado de piso, entre o caminhão e o galpão de carga e descarga, para facilitar o manuseio dos produtos. A partir dessas soluções, as empresas passam a contribuir para a segurança e fluidez dos colaboradores, além de reduzir os custos operacionais", afirma Giordania.

A executiva apresenta os diferenciais das soluções da Rayflex que colaboram para a segurança do capital humano, confira:


RP de Emergência

A solução é exclusiva no mercado por integrar uma saída de emergência à porta. É recomendada para espaços com altas exigências de vedação e fluxo intenso de movimentação de pessoas. Os diferenciais incluem um mecanismo de liberação que permite dividir a lona em duas partes, facilitando a saída de emergência. O zíper possibilita fechar a porta rapidamente após a passagem, tornando-a operacional novamente.


Niveladora para docas


Para facilitar o transporte de produtos, essas soluções compensam as variações de altura, oferecendo ao operador estabilidade na movimentação da carga. Entre os diferenciais estão a redução do tempo de carga e descarga de produtos, além de batedores de proteção que protegem o sistema contra batidas de veículos.

Tags
Compartilhe

Rayflex

Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional. Atua em todos os estados do Brasil e na América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, no agronegócio, além de galpões e centros logísticos de distribuição. É especializada em portas rápidas, abrigos e niveladoras para docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e segurança dos mais variados ambientes industriais e logísticos.