Gestão: 10 condutas que devem ser extintas do ambiente corporativo

Nada como trabalhar em um bom ambiente de trabalho, um ambiente em que o indivíduo se sinta bem, saiba que faz parte de uma equipe, perceba que é respeitado e bem acolhido.

Espera-se de um bom ambiente de trabalho, um local limpo, organizado, com boa iluminação, ou seja, um ambiente confortável para trabalhar, onde o colaborador tenha ferramentas adequadas para realização do seu trabalho e nos momentos de café ou em determinados momentos da jornada de trabalho, exista alguma área para os mesmos possam relaxar.

Também é esperado que o gestor recompense o bom desempenho, que haja feedbacks verdadeiros, que os colaboradores não estejam sobrecarregados e se sintam livres para opinar, pensando no coletivo, que os mesmos tenham propósitos e metas. Exista no grupo um espirito de time, que o gestor contrate as pessoas certas e que corrija ou elimine as más influencias e quando as metas forem atingidas e em datas importantes, organize almoço e lanches comemorativos.

De fato, um bom ambiente de trabalho busca dos colaboradores envolvidos, que consigam produzir o seu melhor e a melhor sinergia da equipe, tanto pensando em qualidade, produtividade e Lead time. O ambiente de trabalho deve ser um local com metas e desafios, mas isso não quer dizer que este ambiente não possa ser um ambiente amigável, de respeito e prazeroso para se trabalhar onde o indivíduo poderá crescer como pessoa e profissionalmente.

Abaixo, dez condutas prejudicam o ambiente de trabalho em muitos aspectos, e que precisam ser eliminadas rapidamente.

1 - A falta de sinceridade certamente é um aspecto muito negativo, pois cria desconforto e falta de credibilidade entre todos. Em um ambiente neste nível o funcionário ou a equipe que recebe uma ordem, informação ou solicitação, fica com dúvidas se esta é confiável ou não, tal ambiente pode ser prejudicado ainda mais se esta falta de sinceridade for apoiada pelo gestor, pois os colaboradores não terão a quem recorrer, perdendo a confiança no mesmo, podendo gerar um ambiente de trabalho desmotivador, possivelmente afetando a qualidade do produto e a produtividade.

Eliminar a falta de sinceridade, ser franco, é uma virtude que deve ser regada na empresa, um ambiente de trabalho que existe sinceridade é sem dúvida um ambiente melhor para se trabalhar, pois não haverá ninguém querendo esconder a verdadeira causa raiz dos problemas. Os membros da equipe não irão fugir de suas responsabilidades e o gestor será verdadeiramente respeitado.

Assim as ações e as interações com a equipe serão verdadeiras, sem a necessidade de “esconder a sujeira por debaixo do tapete”.

2 - O desrespeito deixa a equipe ou os indivíduos tristes e com a sensação de estarem sendo menosprezados, fazendo com que os participantes da equipe se tornem desmotivados a atingir as metas, se este tipo de conduta persistir, o desrespeito mutuo pode se “tornar uma bola de neve” fazendo que muitos achem no direito de desrespeitar alguém e em muitos casos este alguém pode ser um colega de trabalho, um fornecedor, um cliente e até em alguns casos estes desrespeitos acabam chegando na casa do colaborador, despejando o stress nos seus próprios familiares. O desrespeito faz com que as pessoas não obedeçam, atrapalhem e infrinjam regras, aumentando a conduta o descaso e a insubordinação, que podem levar a falhas e acidentes gravíssimos.

É necessário eliminar o desrespeito rapidamente, o respeito dever vir de todos os lados e der ser mutuamente utilizado, de forma que todos voltem para casa com o psicológico tranquilo e retornem no outro dia para trabalhar motivados e animados a melhorar sempre e dar o máximo de si.

3 - O descaso faz com que as pessoas não se sintam importante dentro de uma equipe, a desmotivação se inicia quando o colaborador começa a perceber que sua pessoa e seu trabalho, apesar de bem feito e produtivo, não será considerado e não terá a atenção esperada, e com este tipo de destrato, faz com que o mesmo comece a acreditar que sua presença, seu trabalho e suas ideias não irão fazer a menor diferença, assim na pior das hipóteses, para-se de querer melhorar, pois acredita-se que ninguém irá dar a atenção devida ou que a empresa não merece o seu empenho e total dedicação. O descaso mostra um comportamento de quem não se importa, de quem não dá atenção e age com indiferença e desconsideração.

Para não perdemos talentos, para as pessoas se sentirem dentro de um grupo e tenho como meta buscar resultados positivos, o respeito, o cuidado e atenção para com os mesmos são esperado.

4 - Prepotência, pessoas prepotentes são classificadas como arrogantes porque se consideram superiores aos outros, tratando todos a sua volta de forma desrespeitosa. A prepotência é uma característica de pessoas que normalmente usam-na para oprimir e mostrar superioridade. Os gestores prepotentes levam a equipe a não o considerar como líderes e sim com chefes.

Nessa situação os colaboradores tendem a fazer apenas o necessário, com produtividades medíocres, não criando e inovando, pois acabam se sentindo injustiçados e humilhados. Mesmos os colaboradores que tem um grande diferencial técnico, não podem de maneira alguma ser prepotentes, precisam ser humildes e simples com o trato com os demais, assim o respeito e a confiança no trabalhar em equipe irá aumentar e os resultados como um todo serão melhores.

5 - Egoísmo ocorre quando existe uma preocupação muito grande com algum tipo de ganho ou destaque com o eu, levando o indivíduo a olhar apenas para seus interesses e considerar apenas suas opiniões importantes, desprezando assim as opiniões e desejos dos outros, o egoísmo é diferente de ambição, ambição é o desejo de possui algo, atingir uma meta e conquistar um objetivo, para muitos no mundo corporativo a ambição pode ser uma boa conduta, mas o egoísmo pode prejudicar muito.

Pessoas egoísta, muitas vezes para alcançar seus interesses pessoais, acabam passando por cima de todos de forma injusta e desonesta, vendendo como suas, as ideias alheias e melhorias criadas por outras pessoas e equipes, criando assim um ambiente de trabalho desconfortável e injusto. O egoísta sempre quer se destacar dentro da equipe, pensando no seu ganho próprio, mas muitas vezes sua voz muito ativa, acaba inibindo ideias de outros, sem dúvida, este tipo de conduta deve ser eliminado no ambiente de trabalho.

6 - Favorecimentos, algumas pessoas acreditam que o favorecimento é um ponto positivo em uma organização, mas na prática o favorecimento quando não relacionado com a meritocracia, pode levar a desmotivação de funcionários, fornecedores e clientes mais merecedores, caso os mesmos sintam-se injustiçados com o favorecimento alheio não merecido, fazendo o gestor e a empresa perder credibilidade. O ato de favorecer, proteger ou beneficiar alguém sem que existam regras claras para tanto, pode trazer a tona a concessão de privilégios, benefícios ou vantagens indevidas, mostrando uma gestão de equipe com atos parciais.

Por isso é de suma importância semearmos um ambiente de trabalho justo, eliminando assim o favoritismo na gestão.

7 - Autoritarismo foge do conceito de trabalho em equipe, pois nos faz seguir o que foi imposto, e este tipo de imposição as vezes não seguem modelos legais e éticos, o autoritarismo nada mais é que o exercício de poder por apenas algumas pessoas, neste caso os chefes. Este tipo de atitude faz com que se perca o melhor de cada pessoa, prejudicando o conceito de melhoria continua, inovação e motivação para executar um determinado trabalho, pois com este comportamento o colaborador passa a ser apenas uma pessoa que cumpre ordens.

No ambiente autoritário, acaba valendo o proverbio popular “manda quem pode, obedece que tem juízo”, já em um ambiente mais democrático, podemos debater as ideias e com sinergia chegarmos aos melhores resultados para empresa como um todo.

8 - Acomodadas, estão satisfeitas com sua condição atual, com isso acabam por não investirem em estudos e melhorias, normalmente tem muito medo de se arriscarem. Trazem junto com eles, uma nostalgia exagerada e relutam para que não ocorram mudanças ou melhorias inovadoras, são na maioria das vezes pessoas sem grandes ambições, como medo de se arriscarem ou até desmotivadas por acharem que não foram bem aproveitas na empresa.

Neste ponto, é muito melhor ter na equipe pessoas que alavancam as mudanças e as inovações sem perder o foco em suas responsabilidades do dia a dia, desta maneira sempre trarão resultados de melhorias para a organização.

9 - Antiético é a pessoa ou empresa que transgrida as normas definidas por um código de ética, então o comportamento antiético irá resultar em transgressões das normas ou os princípios morais que orientam a cultura de uma sociedade.

Já a pessoa ética mostra no seu comportamento que segue as normas definidas por um código de ética e os princípios morais que orientam a conduta dos bons cidadãos em uma sociedade, podendo variar um pouco devido as culturas regionais, mas em suma, uma pessoa ética ganha o respeito e admiração de muitos e passa a ser uma pessoa confiável e exemplar.

10 - A Ilegalidades não deve ser admitida de nenhuma forma, vai contra os preceitos legais, pois é o ato de quem desrespeita alguma lei, A empresa, os gestores e colaboradores devem sempre agir dentro da legalidade, a falta de legalidade pode levar a muitos danos futuros que poderão prejudicar a todos. Trabalhar dentro da legalidade nos leva ao respeito dos clientes, governos, fornecedores, colaboradores e principalmente, ser respeitados pela sociedade.

Uma empresa é robusta quando consegue ser lucrativa atuando em todos os aspectos legais.

Nada como trabalhar em um ambiente com transparência, respeito, que se importa com as pessoas, que aceita as mais variadas opiniões, com generosidade, justiça, em um ambiente democrático, ético e que atua sempre dentro da legalidade.

Se dentro do seu ambiente de trabalho, ainda exista algumas destas dez condutas inadequadas, você deverá criar estratégias para elimina-las de forma rápida, o positivo que não será necessário muitos investimentos, quando realmente estes dez comportamentos inadequados forem banidos, o ambiente de trabalho irá melhorar muito, com a melhoria deste ambiente, automaticamente os colaboradores impulsionarão a criatividade, qualidade e produtividade, serão mais parceiros e inovadores, terão espirito de dono. Com colaboradores envolvidos e com uma boa gestão, o grupo conseguirá produzir o seu melhor trabalho, tanto pensando em qualidade, produtividade e Lead time

Em resumo, podemos admitir que dependendo do comportamento instaurado em sua equipe, eliminar estes comportamentos inadequados pode não ser tão simples assim, pois isso só ocorrerá com a mudança de cultura, as vezes precisaremos até eliminar algumas “maças podres”, pois algumas pessoas talvez não se adaptem a estas mudanças, poderá haver necessidade pequenos investimentos em treinamento para os gestores e a própria equipe.

Contudo, com estas melhorias de comportamento e atitude aliados a uma boa gestão e administração, existirão ganhos com melhorarias na qualidade, redução de defeitos, as produções serão mais rápidas e com menor custo. Se bem geridas, estaremos criando empresas duradouras e rentáveis.


Compartilhe