O efeito da temperatura no Torneamento

A refrigeração é essencial para o mundo da usinagem, onde o resfriamento adequado pode aumentar significativamente a vida da pastilha e reduzir os custos de fabricação, devido às mudanças no formato do cavaco e a menor temperatura resultante durante o processo de usinagem.

Nos últimos anos, o conceito e a implementação de soluções de refrigeração para ferramentas de corte desfrutaram de uma onda de popularidade e entusiasmo, como se nunca tivesse existido antes. Os fabricantes de máquinas CNC em todo o mundo investiram tempo e recursos para desenvolver soluções que possam fornecer refrigeração a altas pressões e hoje todas as máquinas novas são fornecidas com este recurso como uma opção.

Fabricantes de indústrias como aeroespacial, automotiva e manufatura de peças grandes apreciam a imensa vantagem de fornecer a refrigeração diretamente para a aresta de corte e estão colocando pedidos apenas de centros de usinagem ou centros de torneamento com capacidade de refrigeração de alta pressão - mínimo de 70 bar e até 300 bar. Os fabricantes de produção em massa também estão se beneficiando da integração das ferramentas JETCUT da ISCAR em seus processos.



Um dos mais sérios inimigos das pastilhas de metal duro é a alta temperatura resultante do processo de usinagem. As temperaturas variam dependendo das propriedades do material que está sendo usinado e das condições de trabalho. A temperatura média durante a usinagem pode variar de 300 °C a 900 °C.

À medida que a temperatura aumenta, a vida útil da pastilha diminui. O desgaste maior da aresta de corte pode prejudicar a qualidade da peça e afetar negativamente as propriedades de usinagem: o calor gerado entre a pastilha e a peça pode causar mudanças na forma do cavaco e deformação plástica na pastilha.

A alta pressão a partir de 70 bar pode ser eficaz na quebra de cavacos longos e enrolados, principalmente quando a refrigeração é aplicada corretamente e sob alta pressão.

A aplicação criteriosa do refrigerante pode impedir a deformação do material da peça e pode atuar como protetor para a máquina. Em muitos casos, o resfriamento eficiente pode significar a diferença entre o lucro e perda.

A refrigeração adequada tem uma grande influência na usinagem de materiais exóticos, como Inconel, Titânio, Hastelloy, Monel e outras ligas, todos usados ​​na indústria aeroespacial. Esses materiais são de difícil usinabilidade, pois possuem um nível de níquel muito alto e uma tendência a aderir à aresta de corte devido às suas propriedades elásticas e ductilidade - o que é uma das razões pelas quais as peças para a indústria aeroespacial são extremamente caras. A usinagem desses tipos de materiais sem refrigeração é quase impossível, já que as altas temperaturas e a aresta postiça causam desgastes e falhas prematuras da aresta de corte.

Além de reduzir a temperatura de metais exóticos, o uso de refrigerante cria uma área protegida entre o inserto e o material da peça, evitando que o material grude na aresta de corte - o que é um causa importante para a falha prematura dos insertos.

Nas operações de torneamento de abertura de canais, é particularmente importante selecionar o quebra-cavaco correto. Uma escolha incorreta de classe ou quebra-cavaco pode significar um desastre para a operação. Além disso, a refrigeração tem um efeito significativo na eficiência da quebra de cavacos e a correta aplicação da refrigeração pode significar a diferença entre o sucesso e a falha.


Depois de pesquisar e estudar a influência da refrigeração em suas pastilhas, a ISCAR aplicou o conhecimento científico adquirido para a implantação bem-sucedida de novas e revolucionárias tecnologias de resfriamento em operações de torneamento. A empresa desenvolveu e introduziu ferramentas externas e internas que fornecem a refrigeração diretamente à aresta de corte, incluindo a linha JETCUT. Isso tem conseguido aumentar drasticamente a vida útil e a produtividade da ferramenta e, mesmo em baixas pressões como 10 ou 20 bar.

Os fabricantes de alto volume de peças notaram um aumento substancial na vida útil e produtividade das ferramentas após a implantação das ferramentas JETCUT para direcionar o líquido refrigerante diretamente para a zona de corte. Isso ocorre porque a redução considerável da temperatura faz com que a vida útil da ferramenta seja maior e também possibilita o aumentando das condições de corte, como velocidade de corte e avanço.

Os fabricantes que trabalham com materiais exóticos problemáticos, como inconel, titânio e aços inoxidáveis, também conseguiram obter maior produtividade implantando as ferramentas JETCUT. Direcionar o refrigerante de alta pressão diretamente para a zona de corte evita a formação de aresta postiça, prolongando a vida útil da ferramenta.

Para responder às crescentes demandas dos muitos setores da indústria, a ISCAR expandiu sua linha de jato de alta pressão, adicionando ferramentas de torneamento equipadas com o grampo rígido JET-R-TURN oco, que também atua como um bico de refrigeração. Até agora, a linha de ferramentas ISOTURN da ISCAR com opção de resfriamento a jato de alta pressão, era projetada com um mecanismo de fixação por alavanca, pois um sistema de fixação por cima obstruiria o jato de refrigeração de alcançar a aresta de corte. O novo design permite que o refrigerante de alta pressão atinja a aresta de corte sem nenhum obstáculo.

A ISCAR oferece ferramentas com o mecanismo de Fixação Rígida JET-R-TURN para as populares geometrias de pastilhas CNMG, WNMG e DNMG.


Características

Mecanismo de fixação rígido e confiável prolonga a vida útil da pastilha

· Jato refrigerante direcionado para a aresta de corte

· Excelente repetibilidade no posicionamento da aresta de corte

· Excelente desempenho em usinagem pesada

As novas ferramentas externas apresentam três opções de conexão de refrigeração:

· Entrada rosqueada traseira

· Entrada rosqueada inferior

· Entrada inferior que possibilita o ajuste do balanço da haste, como nas ferramentas JHP-MC da ISCAR


Todas as ferramentas externas são equipadas também com uma saída de refrigeração frontal de baixo para cima direcionada para a aresta de corte, o que aumenta a efetividade do resfriamento. A refrigeração de alta pressão através da ferramenta proporciona maior vida útil da aresta de corte e melhor controle de cavacos. Além disso, a pressão padrão de 10-15 bar oferece melhor desempenho quando comparado aos resultados de resfriamento externo.

O que é um segundo na nossa vida?

Cada segundo pode ser multiplicado e traduzido para milhões de segundos quando se considera a produção em massa de peças. Um único segundo economizado, vezes um milhão de peças é equivalente a um mês inteiro de trabalho, o que representa uma grande economia e é o sonho de todo fabricante de produção em massa.

A ISCAR hoje fornece uma ampla gama de ferramentas JETCUT para uma variedade de aplicações, no torneamento, usinagem de canais e cortes de peças.

Compartilhe