Os desperdícios da produção são uma das principais fontes de gastos e desperdícios em uma indústria. Por isso o Lean Manufacturing busca melhorar a gestão das indústrias reduzindo ou até eliminando estes desperdícios.
De acordo com o próprio Lean Manufacturing existem 7 desperdícios comuns em uma produção que acontecem na grande maioria das indústrias do mundo.
Pensando nisso, irei listar neste artigo quais são esses 7 desperdícios do lean e como a sua indústria pode trabalhar para mitigá-los, confira:
1. Defeitos
Escolho como o primeiro item na lista de desperdícios da produção o produto com defeito.
Quando a sua indústria produz um produto com defeito ele claramente é um desperdício. A sua empresa terá que refazê-lo ou gastar materiais para consertar o defeito.
Normalmente as causas deste problema estão relacionadas a uma falta de controle dos processos produtivos / qualidade, mão de obra com pouca qualificação e fornecedores de baixa qualidade.
2. Produção excessiva
A produção excessiva, ou seja, quando a fábrica produz mais do que precisa, acaba gerando o desperdício do excesso de produtos acabados no estoque.
Estes produtos geram custos de estocagem para empresa, podem estragar caso sejam perecíveis ou podem acabar ficando obsoletos depois de um tempo.
A superprodução normalmente é ocasionada pela falta de uma previsão de vendas e de um bom planejamento e controle da produção.
3. Processos em excesso
Este desperdício da produção acontece quando a indústria tem um processamento excessivo na fabricação de um produto.
Ou seja, a empresa possui processos desnecessários na linha de produção, que não agregam valor na visão do cliente e acabam apenas gerando custo para a empresa.
É preciso analisar a linha de produção e identificar processos que são desnecessários ou que não fazem diferença para o produto.
Normalmente isso acontece quando há uma busca excessiva por qualidade ou o processo não é montado da forma mais otimizada.
4. Estoque
Quando a indústria possui um excesso de insumos e matéria-prima acaba gerando desperdícios que impactam diretamente o resultado do negócio.
Esse excesso gera custos para a fábrica, ocupam o espaço do armazém, requerem uma constante checagem do inventário de estoque e ainda podem acontecer perdas de materiais.
A produção em excesso, sem aplicar conceitos do Just in Time, acabam gerando este tipo de desperdício.
5. Espera
Quando máquinas ou funcionários estão parados esperando por algo, como matéria-prima, manutenção, autorizações etc, a sua fábrica está com um desperdício da produção.
Normalmente este tipo de desperdício é ocasionado por processos produtivos com estrutura ruim, pouco empoderamento da equipe, gargalos em algum processo e falta de manutenção preventiva.
6. Movimentação desnecessária
O sexto item na lista de desperdícios da produção é quando há uma movimentação desnecessária no chão de fábrica. Ou seja, seus colaboradores precisam ficar andando de um lado para o outro ou se abaixando e levantando para resolver suas tarefas.
Normalmente um layout do chão de fábrica ruim e falta de treinamento da equipe acabam causando esse desperdício do lean.
7. Transporte
Parecido com o desperdício anterior, este acontece quando há um transporte desnecessário de recursos da sua fábrica.
Um exemplo seriam materiais sendo enviados para o setor errado, ou um técnico que foi verificar a máquina errada, entre outros.
Este problema também é causado por falta de um bom layout industrial e também uma falta geral de comunicação entre as equipes.
Fonte Blog Nomus - Nomus ERP Industrial
Tags
Lean Manufacturing produção desperdíciosindústrialean chão de fábricaCompartilhe
Revista Ferramental
Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.