Na vida e na
venda, o que não se mede não existe! Poucas pessoas apreciam a profissão de
vendedor, e acredito que isso aconteça por um motivo: tomar vários nãos todos
os dias... E com essas técnicas que ensinarei neste artigo, você amenizará ou
eliminará de vez as negativas na sua vida pessoal e profissional! Sendo ou não
de uma equipe comercial.
Se
eu pudesse dar um conselho a alguém, seria esse: aprenda COPYWRITING.
Mas
o que é afinal Copywriting? Na minha opinião COPYWRITING é a ciência de
escrever para Conectar, Influenciar e Vender!
A escrita remonta do início da criação, quando Deus cria o mundo conforme narrativa no livro mais lido do mundo, a Bíblia, através de GÊNESIS. Ainda na mesma linha de raciocínio, a escrita traduz um dos primeiros manuais de conduta da humanidade: Os 10 Mandamentos... Mas o que isso tem a ver com a engenharia? TUDO!
Todo trabalho é um autorretrato
da pessoa que o realizou...
Autografe
o seu com excelência. Paulo Silveira
Através
da escrita você cria, instrui, impulsiona, influencia, motiva, faz chorar,
vende mais, promove e reconhece as pessoas. E tudo isso acontece hoje porque há
cerca de 150 anos, um grupo de pesquisadores decidiu estudar alguns caixeiros
viajantes que vendiam muito mais que os outros, e o que fizeram foi bem
interessante. Eles mapearam e transcreveram o discurso de vendas dos melhores
profissionais da época, e de lá para cá nunca mais pararam.
Escrevo
profissionalmente a mais de 20 anos, e vendo em forma de livros, anúncios para
centenas de segmentos, artigos, narrativas para mestres de cerimônias, roteiros
para palestras, etc., e em todos estes trabalhos utilizo um recurso chamado hoje
de “gatilhos mentais”, cujo foco é influenciar o leitor de forma emocional e
direta, e assim leva-lo na maioria das vezes a uma ação de compra através .
Em
150 anos, muitas coisas mudaram, principalmente os meios de comunicação. As
cartas de vendas tradicionais e diretas foram “substituídas” por e-mails,
mensagens de Instagram, WhatsApp e outras formas de marketing e vendas pelas
redes sociais. Mais do que nunca hoje é
essencial ter mais que um bom produto. Você precisa aprender a engenharia
reversa da mente do cliente, você precisa entrar no seu subconsciente com as
palavras certas, os comandos mentais corretos, e no momento oportuno para
vender um produto, um sistema, uma ideia, ser promovido.
Através
deste artigo descreverei em primeira mão o que você precisa aprender para
entrar na mente das pessoas por todos os seus canais sensoriais, e assim
encantar, facilitar a tomada de decisões, influenciar e direcionar emoções para
seu produto, sua marca, sua companhia, enfim, ganhar a atenção do público através
desta engenharia de escrita chamada Copywriting.
A
regra essencial para que o Copywriting seja eficaz é saber quem é a sua persona
(para quem você vai escrever e como influenciá-la com mais impacto). Hoje vamos
falar sobre as PERSONAS (Avatar), a pessoa ou melhor, as pessoas ideais para
você vender o seu produto ou serviço.
Persona
ou Avatar, é um personagem “criado” para representar o seu cliente, o seu
comprador ideal. Se você já possui uma base de clientes ativos, é essa lista
que devemos analisar para criar as suas Personas. Caso você ainda não possua
clientes (se for um negócio novo), pesquise o seu mercado, concorrentes e faça
uma boa análise do público-alvo para conhecer melhor as suas Personas.
PÚBLICO-ALVO:
É mais geral, mais abrangente. Pode ser definido pelos seguintes critérios:
faixa etária, região, classe social, modelos de negócio, que tipos de feiras
industriais frequenta, poder de compra, comportamento e preferências. O ideal é
que ele seja definido com base em mais de um critério.
O
público alvo da REVISTA FERRAMENTAL por exemplo é formado na sua maioria por
homens e mulheres de 30 a 60 anos, empresários, industriais, fornecedores
técnicos, engenheiros, ferramenteiros ou profissionais liberais do segmento
metal-mecânico, preferencialmente residentes no Brasil, que buscam
potencializar a lucratividade através de uma venda técnica de qualidade,
aprender sobre tendências e inovações tecnológicas, etc.
PERSONA:
É bem específica. Paulo Cesar Silveira, 47 anos, escritor e palestrante,
casado, 4 filhos, quer aprender a melhor forma de promover o seu negócio nas
redes sociais e revistas especializadas para atrair mais clientes e vender mais
e melhor.
Conseguiu
ver a diferença? Persona é uma pessoa selecionada do seu público-alvo.
Lembre-se, você pode e deve criar mais de uma persona. Afinal você não tem
apenas um tipo de pessoa, você tem um público.
PARA QUE SERVE A PERSONA?
Como
é um pouco complicado e muito amplo trabalhar com sistemas e campanhas de
vendas online, e também em campo, faz-se necessário pensando em um grande
público, criarmos as Personas. Assim, no momento que desenvolvemos conteúdo,
podemos direcionar as nossas ideias nesse Avatar. Como é a sua jornada de
compra, quais as dúvidas e objeções que ela possui antes de fechar negócio com
você, que modelo de orçamento escrever, que tipo de vocabulário usar. Por
exemplo, jargões técnicos ou fala informal? Oferecer o conteúdo certo para a
pessoa certa e principalmente definir os assuntos/tópicos que serão abordados
no seu material com absoluta coerência e comunicação para influenciar
indiretamente, diretamente, e por antecipação.
Sem
definir uma Persona, você pode desviar do seu público-alvo e errar na
comunicação com o seu cliente. Enviar promoções de injetoras para quem procura
equipamentos de impressão 3D, ou criar um conteúdo extremamente técnico para
uma persona que busca apenas uma simples explicação.
COMO CRIAR UMA PERSONA?
Se
você conhece bem o seu cliente padrão, tudo fica mais fácil, até porque muitas
vezes você já sabe quais são as características, dúvidas e inclusive qual
conteúdo ele consome e em qual plataforma, quais são suas atividades pessoais e
profissionais. Caso você não possua uma lista de clientes, porque vai iniciar
ou acabou de iniciar o seu negócio, essa tarefa é um pouco mais complicada. Minha
dica é efetuar uma análise da concorrência e analisar o perfil do seu público.
Sempre faça buscas nas redes sociais, pois são uma excelente ferramenta de
consulta, e que mostra tendências de comportamento de sua persona, assim como as
suas realizações, preferências por feiras e exposições e aspirações por exemplo.
Verifique comentários e compartilhamento de conteúdo, são ricos em informações,
sem dúvida ótima fonte de dados. Com isso você consegue aproximar os detalhes e
características para criar as suas Personas.
Para ajudar nesse processo confira os
seguintes itens:
• Características
físicas e psicológicas
• Atividades
pessoais e profissionais mais comuns
• Como
compram, e gostam de negociar
• Seus
maiores objetivos, desafios e obstáculos
• Tipo
de informações que consome
• Quem
são seus influenciadores
• Quem
eles influenciam
Essas são algumas dicas para desenvolver as
suas Personas. Outras informações deverão ser levantadas com uma pesquisa
direta (pergunte para os seus clientes). Você pode enviar uma pesquisa por
e-mail (Google Form, SurveyMonkey) ou utilizar o bom e velho telefone. Após
levantar esses dados, o próximo passo é detalhar o perfil:
• Nome
da Persona (você escolhe)
• Sexo
• Estado
civil
• Faixa
etária
• Cargo/Ocupação
• O que
lê
• Que
tipo de evento frequenta
• Ramo
de atividade
• Nível
de escolaridade
• Meios
de comunicação utilizados
QUAL É O CAMPO SEMÂNTICO DA PERSONA?
Campo semântico são as palavras que a sua persona usa no
dia-a-dia, nos ambientes que trabalha do seu negócio, e do negócio de seus
clientes! É aquilo que já está na mente dela, vocabulário prático, técnico e
corporativo.
Exemplo:
Campo Semântico de uma feira de negócios focada a FERRAMENTARIA: usinagem,
solução, indústria 4.0, lubrificantes, aplicação das máquinas, padrão, processos,
programação CNC, qualidade, expertise, cadeia de desenvolvimento, performance,
otimização de processo, corrosão, abrasão, digitalização da produção, produção
digitalizada, polímeros, produção autônoma, custo, valor agregado, venda
sustentável, engajamento de equipe, disrupção de processos, etc.
A
seguir compartilho as palavras que uso no campo semântico técnico diariamente
que demonstram AUTORIDADE:
As
16 palavras mais poderosas sobre NOVIDADE:
As 15 palavras mais poderosas que indicam SIMPLICIDADE:
As
27 palavras mais poderosas para indicar GANÂNCIA:
As 32 palavras mais poderosas para mostrar EXCLUSIVIDADE:
As
34 palavras mais poderosas que sobre SEGURANÇA:
Compartilho
com você um pequeno resumo de 5 REGRAS DE OURO que potencializarão sua
comunicação de agora em diante, além de fazer com que você seja reconhecido
como uma pessoa influente, que sabe escrever bem e respeita as pessoas que
interagem com a sua comunicação.
1. Não use palavras difíceis e pretensiosas ao
se dirigir a seu público alvo, e de preferência use palavras do campo semântico
de qualquer pessoa que se conectar;
2. Evite palavras vagas e abstratas. Elas
criam confusão e podem confundir sua persona;
3. Não utilize palavras de baixo calão, pois,
em geral, isso prejudica a sua credibilidade... Tenha a sensibilidade de não
usar qualquer tipo de linguagem que o público considerar ofensiva ou
politicamente correta;
4. Jamais
utilize linguajar técnico ou jargões a menos que tenha certeza de que todos no
recinto compreenderão o significado do que está sendo dito;
5. E por último, use verbos de ação para
tornar as suas frases mais convincentes. Isso promoverá um senso de ação e
motivação no público, que, por sua vez, se sentirá mais envolvido em termos
emocionais, tanto consciente quanto inconscientemente. Fique atento ainda a
verbos abstratos ou superutilizados porque não comunicam entusiasmo.
Ao
longo da minha experiência, infelizmente assisti a centenas de pessoas serem
demitidas por não conseguirem se expressar, e de coração espero através do conteúdo
que compartilhei não só conscientizá-lo da importância de aprender a escrever com
atenção aos detalhes e atenção ao próximo, como também aprender a escrever para
se Conectar com todos, Influenciar seu ambiente e
Vender mais, melhor e com lucro!
Tenha um excelente dia hoje e
sempre, pois o mercado é do tamanho da sua competência, influência e reputação.
Tags
CopywritingVenda Gestão marketing PERSONA:Compartilhe
Paulo César Silveira
Conferencista com mais de 2500 palestras em seus 21 anos de carreira, nas áreas corportamental, liderança, vendas consultivas, negociação, vendas técnicas e comunicação com base em influência. Foi contratado por mais de 200 empresas das 500 melhores empresas eleitas pela Revista Exame. Professor convidado da FGV/SP, FIA FEA/USP, UDESC e UFRGS. Consultor, empreendedor e articulista com mais de 900 artigos editados. Autor de 26 livros, destacando-se os best-sellers: A LÓGICA DA VENDA, ATITUDE – A Virtude dos Vencedores e o VENDA SUSTENTÁVEL – A Lógica da NEGOCIAÇÃO lidos por mais de 4,8 milhões de leitores. Está revolucionando o mercado com novas formas de pensar e treinar equipes comerciais, com formatos disruptivos e inovadores, trazendo resultados nunca antes alcançados! Sua experiência e conhecimento são amplamente compartilhados em livros e artigos. Esses não só fizeram sucesso entre os mercados corporativos, como também despontaram em vendas para o público geral, tornando alguns dos seus títulos como os mais aplicáveis e vendidos do segmento. Sendo ainda Mentor e líder do Projeto Liderança Made in Brazil.