Conheça 4 dispositivos inteligentes de manutenção preditiva e preventiva

Para competir no mercado atual, os fabricantes precisam garantir a eficiência de cada equipamento no chão de fábrica. 

Essa tarefa requer mais do que apenas programas de manutenção de rotina — requer ferramentas sofisticadas para detectar e diagnosticar falhas antes que elas aconteçam.

Ao combinar a sofisticação das tecnologias IoT e a proliferação de smartphones e sensores, o mercado tem oferecido um conjunto de ferramentas e dispositivos que podem trazer esse ecossistema para qualquer planta ou operação, não importa o seu tamanho.

Selecionamos 4 ferramentas para mostrar que esse tipo de tecnologia pode ajudar a elevar o nível da manutenção em toda a indústria, além de gerar insights valiosos.


Scanner 3D Portátil com Inteligência Artificial

A tecnologia de impressão 3D (Manufatura aditiva) permite a criação de peças a partir de um modelo digital. O scanner 3D chegou ao mercado para ajudar a reduzir o tempo gasto com a modelagem, pois é um aparelho capaz de analisar um objeto já existente e transformá-lo num modelo digital.


É claro que existem muitos arquivos disponíveis na internet que ajudam quem ainda não tem muita experiência, mas isso não permite que se crie um modelo específico, com as dimensões desejadas. Por isso é que o scanner 3D tem grande valor nesse mercado, já que ele pode ajudar a reproduzir aquela peça específica que você está precisando.

Um Scanner para impressora 3D sem contato, como o próprio nome sugere, não toca nos objetos que serão escaneados. Ele utiliza um tipo de radiação para fazer as medições necessárias. Essa radiação pode ser de raios-x, infravermelhos, lasers, campos magnéticos ou luz visível.

A Artec 3D desenvolveu um scanner 3D portátil inovador com alta resolução (HD) alimentado pelo mecanismo neural de Inteligência Artificial, com ele é possível obter impressionantes escaneamentos 3D.

Com este equipamento é possível capturar uma ampla gama de objetos de forma impecável e com alto nível de detalhe. Você pode fazer uma varredura de pequenas peças trincadas, como tubos finos ou alças de válvulas ou até escanear áreas maiores com detalhes, como motores ou equipamentos mecânicos em geral.


Óculos de Realidade Mista

O Hololens 2 é um óculos de realidade mista da Microsoft com capacidade de processar aplicações e experiências inteiramente em Realidade Aumentada direto nos "olhos do usuário". 


É possível por exemplo, posicionar e escalonar aplicativos na sua frente, colocando o Skype em uma parte, um navegador web em outra e um manual de instruções em outra parte do campo de visão.

A realidade aumentada permite a expansão da experiência de comunicação entre o especialista, em local remoto, e o técnico em campo. 

Através dela é possível, por exemplo, que durante a realização de uma vídeo chamada, o especialista realize marcações e inclua objetos na “visão real” do técnico de campo. 

Esse procedimento facilita a instrução remota e evita a necessidade de descolamento do especialista ao local do serviço, impactando diretamente nos custos de deslocamento e redução do tempo de parada.

A Realidade Aumentada, em conjunto com outras tecnologias (como Internet das Coisas), permitirá ao técnico visualizar o status de todos os sensores instalados nos equipamentos, identificando o ponto exato das falhas e ainda podendo visualizar o procedimento correto para manutenção do equipamento.


Smartphone com câmera térmica

Celulares da Caterpillar tem a fama de ser à prova de tudo e são recomendados para ambientes industriais que demandam um equipamento mais resistente.

A CAT lançou em 2020 o S62 Pro com câmera termal para visualizar um mapa de calor à distância. A ferramenta permite ao usuário identificar pontos quentes e frios, sendo capaz de aferir temperaturas entre -20 °C e 400 °C, além de se destacar também pelo campo de visão de 57 graus. 


O aparelho ainda conta com o uso da imagem dinâmica multiespectral (MSX) para sobrepor a saída visível na imagem térmica. Todos esses recursos criam uma experiência mais imersiva e intuitiva, garantindo imagens térmicas impressionantes.

Com um design robusto, o S62 Pro é protegido por um corpo de alumínio de alto grau, é resistente à arranhões, possui slots SIM duplos e memória expansível via microSD. O aparelho ainda conta com PTT e sensor de impressão digital.


Sistema IA de monitoramento de máquinas

As plataformas IA de monitoramento permitem unir o que é preciso medir no mundo físico com a revolução que o mundo digital proporciona.


O sistema de monitoramento da Tractian usa a internet das coisas junto com a inteligência artificial para prever falhas e melhorar a performance de máquinas e equipamentos. 

Sensores IoT coletam e transmitem dados de vibração e temperatura das máquinas para a plataforma, que através do poder da IA consegue detectar anomalias, falhas no estágio inicial e enviar insights valiosos para as equipes de manutenção.

O monitoramento em tempo real da condição de equipamentos possibilita um novo estágio de confiabilidade para as indústrias, alguns insights são tão valiosos que permitem que as equipes ajam antes que uma quebra catastrófica aconteça num equipamento crítico, impedindo prejuízos altíssimos e horas de inatividade.

Vários dispositivos são lançados com a finalidade de otimizar a manutenção e aumentar os índices de confiabilidade e disponibilidade. Cada segmento pode personalizar suas atividades conforme suas necessidades e demandas, aplicando tecnologia!

Fonte Revista Manutenção 

 

Tags
tecnologias IoTScanner 3DInteligência Artificial impressão 3D
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.