Como manter sua CNC limpa e evitar problemas na produção

As máquinas de usinagem padrão de CNC exigem cuidados específicos quando se trata de limpeza. Esse tipo de maquinário apresenta problemas, como contaminações causadas por umidade. 

Esses danos geralmente causam perdas irreversíveis à máquina, ou o preço para reparo das peças pode ficar muito caro.

Realizar a limpeza das máquinas nem sempre é um procedimento simples. No entanto, é possível realizar a higienização com excelência seguindo determinados procedimentos.

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para realizar a limpeza de máquinas CNC de maneira adequada e que não prejudique o equipamento. É importante conhecer as especificações de cada produto para evitar danos, como corrosões e reações químicas. Assim, você vai conseguir higienizar sua máquina de forma correta.

Máquinas CNC

As máquinas de Controle Numérico Computacional (CNC) apresentam um protocolo de operação. Isso significa que esse tipo de maquinário é administrado por computadores que convertem os designs espaciais em números em série, conhecidos como CAD (Computer-Aided Design).

As máquinas CNC precisam de profissionais qualificados para realizar esse tipo de protocolo. O computador que controla essas máquinas melhora o seu desempenho e produtividade em uma operação de usinagem. Dessa maneira, os computadores ajudam a criar peças de alta precisão.

Como realizar a limpeza de máquinas CNC

A limpeza das máquinas deve ocorrer tanto na parte interna quanto na parte externa. Durante o processo, é preciso utilizar produtos específicos para higienização, como desengraxante industrial e álcool, para remover resíduos de tinta nas máquinas, além de esponjas industriais e pequenas escovas. A higienização ocorre em duas etapas: externa e interna.Parte externa

Primeiramente, é preciso retirar toda a graxa da máquina com o desengraxante industrial. Em seguida, enxaguar a máquina após o uso do produto de maneira que não fique nenhum resquício do produto. Isso pode causar danos na produção.

Após realizar a limpeza da parte externa, a próxima etapa é a higienização do controle com o mesmo desengraxante. Logo após o teclado, realize a limpeza dos mostradores, tela e painel. É muito importante realizar a higienização periodicamente para que a máquina CNC funcione de acordo com os padrões de cada empresa.

Parte interna

A limpeza da parte interna de uma máquina CNC requer muita atenção por parte de quem for efetuar a higienização. Sendo assim, quando realizar a limpeza, verifique se os contatos elétricos estão em plenas condições, verificando se há sinais de oxidação e corrosão.

Se for o caso, é preciso utilizar neutralizantes ou conversores de corrosão.

Após terminar toda limpeza interna, será preciso higienizar a máquina com algum preservador e, em seguida, diluir óleo solúvel seguindo as recomendações do fabricante.

Fonte Alltech 

Tags
CNC usinagem tecnologias limpeza de máquinas Máquinas CNC
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.