Como a indústria 4.0 irá mudar a indústria de plástico

A indústria do plástico ainda é o material mais utilizado no mundo, mas uma revolução diferente está chegando. Uma revolução que afeta todos os setores da manufatura, não apenas o seu segmento. Uma revolução que você não pode deixar de ouvir falar. No entanto, como muitos podem não entender completamente como isso afetará sua indústria de plástico.

Prova futura

Diferentes empresas, com diferentes métodos de fabricação, encontram problemas diferentes – principalmente na fabricação de plásticos. Pode ser alto volume, lote, componentes, turn key, moldagem por injeção, usinagem CNC, termoformação ou até uma combinação de problemas. Isso pode levar aqueles da indústria de polímeros a sentir que seus negócios são muito específicos para a Indústria 4.0 realmente serem aplicáveis ​​a eles, deixando-os relutantes em investir. 

No entanto, as tecnologias que suportam a quarta revolução industrial são, na verdade, um grande facilitador e um fantástico investimento à prova de futuro. Cada vez mais, os fabricantes esperam que a tecnologia da Indústria 4.0 seja filtrada em todos os níveis de sua supply chain para aguentar processos de fabricação cada vez mais enxutos. Deixar de acompanhar seu ritmo pode resultar em fabricantes de primeira linha buscando contratos futuros.

Coleta de big data

A coleta de dados operacionais não é novidade, mesmo quando as máquinas e os sistemas de controle dos anos 90 foram capazes de produzir conjuntos de dados e medidas de eficiência padrão. Desde então, houve mais de 20 anos de melhorias nos dados que podem ser extraídos de sistemas e máquinas. Adicione essa conectividade aprimorada por meio de 4G, Wi-Fi e Internet das Coisas (IoT) e empresas de manufatura, para maximizar o valor dos dados produzidos para decisões mais informadas e mais rápidas.

Entrada de dados

A indústria de plástico tem um histórico fantástico de automação do chão de fábrica, enquanto as tarefas administrativas e de entrada de dados permanecem manuais. O problema com isso, porém, é que mesmo a pessoa mais capaz não digita os dados corretamente 100% do tempo. 

Além disso, a entrada de dados consome muito tempo e, muitas vezes, os mesmos dados são inseridos várias vezes em diferentes áreas da empresa. Se você canalizar todos os seus dados transacionais por meio de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial Central, todos os seus dados poderão ser carregados automaticamente e executados no software de inteligência empresarial.

Análise de big data

A qualidade e a quantidade dos dados produzidos aumentaram ao longo dos anos, mas, a menos que sejam analisados ​​e bem analisados, simplesmente serão desperdiçados. O software pode produzir gráficos, tabelas e números, mas às vezes é preciso uma pessoa para entender isso. 

A automação da entrada de dados, por vezes oferece a você uma equipe adequada para separar os dados que saem de um sistema, por meio de uma consultoria. Portanto, é possível descobrir padrões ocultos e tendências de mercado para fornecer uma melhor compreensão das necessidades de seus clientes e seu modelo de negócios.

A internet das coisas (IOT)

A Internet das Coisas não é, de fato, uma coisa – ou pelo menos, não é uma coisa física. É um nome abstrato como conhecimento ou sabedoria – elementos individuais criam algo maior que a soma de suas partes. Neste caso, os sensores em máquinas e interconectividade entre as máquinas e um sistema integrado. Esses sensores podem sinalizar vazamentos ou anomalias durante a produção na indústria de plástico. 

Esses problemas podem ser enviados instantaneamente e de forma autônoma ao dispositivo móvel de um engenheiro. Para assim corrigir o problema e minimizar o tempo de inatividade ou danos. Se esses dados forem agregados por um período de tempo e executados no software de análise correto, você poderá usar suas informações para evitar o tempo de máquina parada. Saber quando as falhas ocorrerão, antes que elas ocorram, devido às tendências detectadas, armazenadas e analisadas pelo seu Sistema.

Investindo com sabedoria

Nem todas as empresas têm as oportunidades de investimento de um de nível alto, mas isso não significa necessariamente que não podem ser as empresas com maior capacidade técnica em seu campo. A manufatura de plásticos já é um setor altamente automatizado, portanto, a coleta de dados e como é aplicada aos negócios podem fornecer uma vantagem competitiva. 

Estabeleça seus pontos fortes – os motivos pelos quais seus clientes usam você e seus produtos e aprimore isso para garantir seu lugar na cadeia de suprimentos. O setor 4.0 levou a conquistas fantásticas de fabricação, mas não deixou que eles desviassem seu foco das áreas que trarão mais benefícios para seus negócios. Aumentar a eficiência e reduzir o desperdício através de uma melhor conectividade é um investimento muito seguro.

Fonte Grupo Alltech 

Tags
indústria 4.0 indústria do plástico plástico big datasoftware
Compartilhe

Revista Ferramental

Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.