Como fazer um orçamento na indústria? Veja 7 dicas práticas!

Para ser gestor em uma indústria, é preciso estar disposto a executar uma série de atividades diferentes que os demais funcionários. Além de cuidar de uma equipe, é preciso conhecer bem a sua área de atuação e saber como fazer um orçamento adequado para o seu cliente.

Já parou para analisarcomo a maneira que passa os valores aos seus consumidores tem um impacto na sua empresa? A forma como você elabora ele pode fazer com que seu cliente faça a contratação, ou não, daquilo que oferecea ele.Por isso, deixe as informações bem claras e o faça da maneira mais resumida (mas sem deixar faltar o mais importante) possível. Quer saber como fazer isso? Continue lendo o nosso post!

1. Compreenda verdadeiramente a necessidade docliente

Para saber como fazer um orçamento, é preciso conhecer bem o seu cliente. Deixe a comunicação entre vocês bem aberta. Mostre para ele que entende as necessidades dele ao procurar pelos seusprodutos. Por isso, sempre que possível, diga ao seu cliente como o que você tem a oferecer resolverá os problemas que ele tem.

Issodeve ser apenas as coisas que realmente pode cumprir. Assim, você sempre deixa as portas abertas às novas contratações. Vale a pena salientar que, é nesse momento, que você deve mostrar ao seu prospectivo consumidor qual é o seu diferencial competitivo. Isso o ajudará a ver quais os motivos de fazer negócios com a sua empresa.

2. Descreva de forma clara o produto oferecido

As informações contidas no seu orçamento precisam estar descritas de forma clara. O seu cliente não pode ter dúvidas sobre elas. Por isso, pense bem em como escreverá:

  • As informações deentregas;

  • Osplanosde implementação;
  • Quais são os produtos e os serviços oferecidos;
  • Créditos de impostos;
  • Quem é responsável pelocontato com a empresa;
  • Outras informações que são importantes.

3. Sejaobjetivo

É verdade que o seu orçamento deve conter todos os detalhes importantes, especificando para o seu cliente o que está incluso ao fazer negócios com você. No entanto, faça isso de modo direto e cordial, evite rodeios. Se for enviar um orçamento por e-mail, por exemplo, escreva na mensagem que está enviando um arquivo conforme foi solicitado.

Essa é toda a informação que o seu prospectivo consumidor precisa saber, naquele momento. Caso o seu cliente peça algum reajuste, mude o nome do arquivocom o número da versão do pedido para evitar confusões. Na mensagem enviadareforce qual é a versão do orçamento. Isso facilita a comunicação entre vocês.

4. Organize as informações de forma escaneável

Em um primeiro momento, o seu cliente não vai olhar detalhadamente o orçamento que você passou a ele. Existem algumas informações importantes que o consumidor vai procurar primeiro. Para que ele não perca muito tempo, procurando elas, é preciso elaborar um orçamento que seja escaneável, ou seja, que ele bata o olho e consiga compreender rapidamente o que procura.

Por isso, evite mandar coisas com letras muito pequenas e com um espaço muito justo entre as linhas, ou entre uma palavra e outra. Sempre que possível, coloque em destaque (pode ser negrito) as informações mais importantes. Desse modo, o documento que você elaborou será de fácil compreensão.

5. Verifique as suasreceitas

Verificar as receitas significa que você estáde olho no fluxo de caixa da sua empresa. Essa ação parece mais fácil do que realmente é. Alguns, acham que é apenas anotar tudo o que recebeu de seus clientes e aí tem a receita do mês.

Mas, para fazer isso de maneira eficiente você precisa conhecer tudo o que vai pagar. Os gastos com os seus funcionários, quanto vai gastar com o pagamento de impostos e tudo mais que esteja relacionado com a sua produção, além das obrigações administrativas. Depois disso, você terá acesso às informações de quanto o trabalho da sua empresa rendeu.

A partir desse momento, será necessário verificar o que precisará comprar para o trabalho que será realizado no próximo mês. Conhecendo muito bem o capital de giro do negócio. Entender essa parte doprocessoé importante para que você não dê mais descontos do que pode dar ao seu cliente. Assim, você vai conseguir sempre manter a sua empresa lucrativa.

6. Leve em consideração os seusgastos

Nesse ponto, é preciso lembrar que, você deve saber como fazer uma análise de custospara aquilo que seu cliente pretende que sua empresa produza. Além disso, também, é necessário levar em consideração o seu histórico deprodução. Veja quais as contas sempre estão ali (gastos fixos) e quais são as suas despesas variáveis, ou seja, que você tem em um mês e em outros não.

Não deixe de levar em consideração os gastos menores. Se fizer isso, você terá mais dinheiro saindo que o esperado e não saberá o que está acontecendo. Isso vai ajudá-lo a saber quanto precisa pedir pela produção que seu cliente vai contatar. Assim, fica mais fácil tornar a sua empresa lucrativa.

7. Faça a identificação da sua empresa e confirme o recebimento daproposta

Você precisa mais que apenas saber como fazer um orçamento para ter um bom resultado. É essencial que você desenvolva metodologias paraconfirmar o recebimento da proposta comercial que fez ao cliente. Isso vai além de uma confirmação de leitura de um e-mail (afinal, ele pode apenas ter aberto o arquivo sem ter, de fato, lido ele). É preciso fazer um acompanhamento dos estágios de evolução da venda, determinando prazos para retornar ao cliente, controlar envios e incluir os contatos nabase de controle, medir a eficiência das etapas de vendas e por fim, melhorar constantemente estes números (índices).

Por isso, caso não tenha retorno, lembre-se de entrar em contato com o cliente novamente para conseguir uma resposta dele, positiva ou negativa. Não se esqueça de deixar a sua empresa muito bem identificada, tanto no corpo do e-mailcomo na página na qual é feita o orçamento. Isso evita que o cliente se esqueça de onde veio a resposta da solicitação que fez.

Como vimos, saber como fazer um orçamento é um dos fatores que influenciam na atração do seu consumidor. Procure sempre seguir as dicas que mencionamos neste post. A medida que você faz isso, conseguirá aumentar os resultados positivos na sua empresa.

Fonte GRV Software

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