Como aplicar a Indústria 4.0 no seu negócio

Uma série de oportunidades surge quando envolvemos a tecnologia. Ela nos dá mais agilidade, informações importantes e transforma o nosso jeito de fazer as coisas. Foi isso que aconteceu com a indústria quando descobriu tudo o que poderia conquistar ao implementar sistemas inteligentes, softwares de análise de dados e diversas outras ferramentas tecnológicas.

A essa transformação damos o nome de Indústria 4.0, que basicamente é a chegada de uma série de inovações que otimizam processos e aumentam a produtividade dentro da indústria. Um exemplo claro desse movimento é a digitalização e robotização dos processos produtivos dentro das fábricas.

As revoluções da indústria

Quando usamos o termo Indústria 4.0, estamos nos referindo à 4ª Revolução Industrial, pois trata-se de mais uma transformação marcante na história da indústria.Desde a 1ª Revolução Industrial, com início em 1970, na Europa, as fábricas procuram maneiras de simplificar e automatizar processos de trabalho. Vimos a evolução da indústria têxtil, a invenção das máquinas a vapor, a chegada dos computadores e, agora, a digitalização de máquinas e o gerenciamento de dados.O grande diferencial dessa revolução é que não se trata mais de melhorar um processo isolado. Agora, o objetivo é interligar as áreas no meio físico e virtual (TI x TA) para que o processo inteiro seja mensurado, analisado e otimizado.

Aplicações e benefícios

A Indústria 4.0 tem uma série de aplicações e benefícios. Seguem algumas delas abaixo.

- Internet das Coisas: é um dos pilares do movimento. Se trata de conectar as máquinas, equipamentos e processos à internet, permitindo interligar toda a linha de produção, programar tarefas e acessar dispositivos de maneira remota.- Inteligência Artificial: é um dos fatores que mais se desenvolveu ao longo dos anos nas indústrias. Se baseia na criação e implementação de dispositivos e mecanismos inteligentes, capazes de solucionar problemas, raciocinar e realizar diversas atividades de modo inteligente e independente da intervenção humana.- Big Data Analytics: é uma ferramenta muito importante no processo de digitalização de processos. Com este recurso é possível armazenar e gerenciar uma grande quantidade de dados e informações de uma empresa. Com elas em mãos, é mais fácil e rápido gerenciar processos, tomar decisões mais assertivas e prevenir eventuais perdas.

Como colocar em prática no seu setor

O primeiro passo é entender em que nível do processo está a sua empresa, quais problemas ela enfrenta, onde seria importante economizar e quais processos são mais árduos e difíceis.

Depois, prepare-se para pesquisar muito. Descubra quais processos existem e estão sendo usados por empresas desse setor, quais são as tecnologias que melhor se encaixam no seu negócio e como elas poderiam resolver os seus problemas. Em seguida, faça um plano para implementar estas soluções, mesmo que seja um processo a longo prazo.

Vale lembrar que para operar a tecnologia adquirida é importante ter um time capacitado e atualizado. Uma das qualidades mais importantes nos profissionais atuais é a capacidade de se reinventar e saber interpretar dados.

A hora de pegar a onda é agora

As empresas que surfarem na 4ª Revolução Industrial o quanto antes vão se destacar no mercado e ter mais vantagem competitiva. No entanto, a indústria brasileira ainda não conseguiu pegar essa onda, pelo menos não a maioria.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), apenas 2% da indústria nacional aderiu a essa nova realidade. A estimativa é que em 2027 24% das indústrias estejam com tecnologias 4.0.

O Grupo CSX Tecnologia trabalha para ajudar diversos setores a implementar a Indústria 4.0 em seus processos. Dividido em três empresas -- Sandei, FIX e FLX --, o grupo atua no desenvolvimento de projetos, do conceito e na produção dos equipamentos que oferecem soluções de automação, transporte de peças, materiais, eficiência energética, robótica, entre outras.Confira essas e outras soluções no site http://grupocsx.com.br/.

FonteGrupo CSX

Receba conteúdos exclusivos da Revista Ferramental em seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber contéudo, notícias e
muito mais sobre o ramo metal-mecânico.

Compartilhe