Cloud Computing: Conheça 8 Benefícios dessa Tecnologia

Você já ouviu falar em cloud computing? Já imaginou que tipo de valor essa tecnologia pode trazer para uma indústria? Pois saiba que não são apenas as empresas de tecnologia que podem se aproveitar desse conceito.

Fábricas dos mais variados tamanhos também podem tirar proveito do uso da nuvem para aplicar diversas ferramentas, além de prover um ambiente adequado para o uso de outras tecnologias, como a IoT ou a IA.

Por meio deste post, queremos mostrar para você do que se trata o cloud computing, como ele funciona e alguns de seus benefícios. Continue conosco e confira!

O que é Cloud Computing?

Podemos dizer que o cloud computing, ou computação em nuvem, é a utilização de poder computacional, memória e armazenamento de dados de forma remota, usando a internet como forma de acesso. Além de prover uma infraestrutura de TI completa, a nuvem torna os dados acessíveis a partir de qualquer dispositivo, permitindo, assim, que a empresa conte com um arcabouço de ferramentas para as suas atividades.

Quando falamos em indústria 4.0, estamos lidando com uma grande quantidade de soluções tecnológicas, como Inteligência Artificial, Machine Learning, IoT e várias outras.

A realidade é que, para aplicar todas essas tecnologias, a indústria precisa contar com uma boa infraestrutura de TI, o que foge da realidade de muitas fábricas. É aqui que entra o potencial da nuvem e o porquê de essa tecnologia ter assumido um papel cada vez maior dentro das organizações, já que tudo pode ser feito de forma remota e não existe a aquisição da infraestrutura de maneira direta, o que permite utilizar-se de outras tecnologias de acordo com a demanda.

Como o Cloud Computing Funciona?

O funcionamento do cloud é relativamente simples, e o uso da palavra "nuvem" vem do fato de que, muitas vezes, não temos a mínima ideia de onde se encontra o servidor que é utilizado.

Na realidade, o que temos é um fornecedor de hardware, que conta com uma grande concentração de poder computacional, memória e armazenamento de dados, que realiza o aluguel dessa infraestrutura em pequenos blocos.

Esses blocos têm várias propriedades de que falaremos mais à frente, no entanto, o que é importante é que eles podem ser acessados e configurados de forma remota para qualquer necessidade que a sua empresa tenha.

Quais os seus Benefícios?

Separamos alguns dos principais benefícios para o uso do conceito de cloud computing. Vamos a eles!

1. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Um dos principais benefícios da aplicação da nuvem é, com certeza, a otimização de processos e o melhor foco da equipe de TI.

Ao migrar os seus sistemas para o cloud, o time de tecnologia pode focar a manutenção dessas soluções diretamente na nuvem, deixando de realizar atendimentos individuais nas máquinas de cada um dos colaboradores.

2. ESCALABILIDADE

Quando a sua empresa cresce, é preciso adquirir mais recursos e comprar novas máquinas, servidores e toda uma infraestrutura. Tal coisa exige tempo e investimentos.

A nuvem conta com um conceito chamado escalabilidade, que permite que você, com poucos cliques, contrate os novos recursos para o seu servidor, sem se preocupar com espaço, instalação ou manutenção.

3. ELASTICIDADE

Outro conceito muito interessante da nuvem é a elasticidade, que permite que o servidor amplie o seu poder computacional em determinadas situações em que a demanda aumenta, e volte ao normal quando ela diminui.

Isso tem um impacto direto sobre os custos, já que nem sempre um grande poder computacional é necessário, e o recurso ficaria ocioso caso fosse contratado.

4. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Os fornecedores de cloud computing investem pesado em segurança da informação, garantindo, assim, que as informações de sua empresa fiquem seguras e longe de qualquer tipo de vazamento ou invasão.

Nos dias de hoje, com a regulamentação acerca do vazamento de dados, contar com uma proteção especializada pode ser fundamental para evitar sofrer com multas e sanções.

5. MOBILIDADE

Uma das grandes vantagens da nuvem é a mobilidade que pode ser alcançada com ela, visto que os dados e sistemas podem ser acessados de qualquer lugar pela internet.

É por meio do cloud que podemos ter o home office, facilitando o trabalho remoto para os colaboradores, além da gestãoda indústria, já que todos os dados podem ser acessados de forma simples e rápida.

6. ECONOMIA

Os custos da TI são altos e isso não é segredo para ninguém. Adquirir uma infraestrutura de tecnologia do zero pode exigir um investimento enorme e, além disso, as soluções continuam evoluindo e a demanda de custos nunca reduz.

Por conta disso a nuvem é tão tentadora, afinal, o seu uso é feito por assinatura, só se paga pelo que for utilizado e toda a atualização tecnológica dos recursos e a manutenção são realizadas pelo fornecedor do cloud, reduzindo de forma drástica os investimentos necessários na infraestrutura de TI.

7. PRODUTIVIDADE

Muitas indústrias têm apostado na computação em nuvem buscando por produtividade, uma vez que não se perde mais tempo com instalações de software, manutenções e implementações, sendo que os colaboradores têm mais tempo para se dedicar a outras questões.

Além disso, a mobilidade permite que os colaboradores trabalhem de qualquer lugar, evitando deslocamentos que façam com que eles percam tempo, gerando mais valor para a empresa com as suas atividades.

8. DISPONIBILIDADE

Por fim, mas não menos importante, devemos destacar a questão da disponibilidade da nuvem, que garante que seus sistemas e dados estarão sempre disponíveis para acesso.

Isso acontece porque, como são utilizado servidores virtualizados, qualquer tipo de problema de hardware não afeta os usuários, pois os sistemas são transferidos para outro servidor e tudo continua funcionando de forma normal.

Todos esses benefícios podem ser aplicados à indústria, além do que, quando falamos em indústria 4.0, o cloud computing se torna fundamental para a aplicação de outras tecnologias.

Contudo, para aplicar com sucesso a nuvem dentro do contexto de sua empresa, é preciso contar com uma parceria especializada, que possa analisar as suas demandas e ofertar as melhores soluções. Dessa forma, você pode não apenas usufruir de todos esses benefícios, mas também mensurar os resultados alcançados com a sua aplicação.

Este conteúdo sobre os benefícios do cloud computing foi útil? Quer saber mais sobre as tecnologias envolvidas no conceito de indústria 4.0? Confira o post que fala sobre isso!



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe