CARÁTER – O catalisador da LIDERANÇA

Líderes têm o poder de modificar, aprimorar e implantar políticas e procedimentos que fomentem vivências significativas para os seus colaboradores e por consequência gerar progresso coletivo.

Além da liderança nas corporações, o papel do líder está presente em pequenas empresas,instituições religiosas, organizações sem fins lucrativos, grupos comunitários, todo o tipo de empreendimento da sociedade possui líderes.

E outro fator interessante da liderança é que pessoas dos mais variados campos – economia, governo, lei, negócios, educação, medicina, engenharia, ciência, entretenimento, esporte, e assim por diante – são líderes ou estão sendo treinadas ou se preparando para serem líderes. A liderança é, portanto, a chave para a preservação, para o crescimento e para a mudança, assim como a evolução do homem.

Os seguintes conceitos atemporais que compartilhamos a anos, tanto em artigos, como no conteúdo de nossos treinamentos e workshops, reforçam a importância e relevância da liderança na história da sociedade.

Liderar é fazer as pessoas a sua volta evoluírem, pois:

Nada acontece sem liderança:líderes estabelecem governos, iniciam negócios, fazem descobertas e avanços científicos, disseminam ideias religiosas e filosóficas e promovem a cultura humana de outras formas.

Nada tem êxito sem liderança:líderes desenvolvem ideias, executam empreendimentos e mantêm projetos funcionando.

Nada é alterado ou transformado sem liderança:a não ser que um indivíduo ou grupo de pessoas comece a pensar ou agir de forma diferente; as circunstâncias costumam permanecer as mesmas – ou tornam-se piores.

Nada se desenvolve sem liderança:líderes tomam a iniciativa de implementar inovações, construir a partir do que foi iniciado antes e expandir com base em sucessos anteriores.

Nada avança sem líderes:líderes são empreendedores e visionários. Eles, geralmente, estão ávidos para melhorar a qualidade de vida de uma sociedade por meio da eficiência melhorada, de maior conveniência, de mais agilidade, bem como a introdução de novos produtos e serviços.

Nada melhora sem liderança:líderes enxergam potencial em situações e condições nas quais outras pessoas não veem esperança e não tem visão da forma que as coisas poderiam ser.

Nada é corrigido sem liderança:para corrigir erros e resolver problemas, alguém precisa ficar responsável pelos ajustes. Líderes ajudam sociedades a fazer uma correção de curso quando entram em um caminho destrutivo.

Há muitos componentes na liderança, mas consideramos indispensáveis os três seguintes campos: (1) propósito e visão; (2) potencial e habilidade; e (3) valores, ética e princípios. Desses três, o mais importante é o terceiro, por que valores, ética e princípios protegem o propósito de um líder de ser ignorado ou destruído.

Propósito e visãomostram a um líder que direção ele deve tomar na vida. Todos os líderes vivem com uma sensação de significado. Eles acreditam que estão aqui no universo para fazer algo importante pela humanidade. O conhecimento de seu propósito é um catalisador, dando-lhes motivação interna.

Potencialcompreende os dons e as qualidades inatas do líder, enquanto que habilidade inclui todas as capacidades, especialidades, níveis de estudo, conhecimento, sabedoria e ideias que um líder desenvolveu e adquiriu, assim como outros recursos à sua disposição, o que permitirá que ele cumpra seu propósito. Líderes devem acreditar na própria capacidade de cumprir a visão que reside em sua mente e coração.

Valores, ética e princípiostêm relação com o caráter do líder. Eles são os padrões que o líder estabelece para si mesmo – e pelos quais ele vive – no processo de exercer seu potencial e habilidade de cumprir a sua visão. Consequentemente, o líder tem um senso de responsabilidade por si mesmo e pelos outros.

E o que é ocaráter?

O complexo de características mentais e éticas que marcam e, geralmente individualizam uma pessoa, grupo ou nação. Nesse sentido, podemos afirmar que todos possuem caráter. Mas como são as nossas características mentais e éticas? Edificam ou arruínam? São positivas ou negativas?

Quando falamos de caráter, portanto, devemos focar no que significa desenvolver valores e estabelecer um código de ética, que nos alerta sobre os efeitos negativos de várias influências externas e nos protegem delas – como pressões da vida, dificuldades e provocações. Essas influências negativas podem ameaçar nossa liderança, invadindo nossa vida e roubando nossa força de vontade, nosso bom senso e nossa racionalidade.

Valores e ética também nos protegem de “intrusos” internos – nossas fragilidades humanas que nos fazem racionalizar comportamentos imorais e pegar atalhos éticos.

O caráter é a força mais poderosa que um líder pode possuir, por que:

O caráter protege a vida interna do líder:o caráter estabelece a integridade do líder e permite que ele cresça como uma pessoa com ética e valores. “Caráter, em longo prazo, é o fator decisivo na vida tanto do indivíduo como das nações” – Theodore Roosevelt.

O caráter estende a longevidade da liderança: a liderança é um privilégio dado pelos seguidores. Quando o líder viola padrões morais, ele perde o privilégio de usar seu dom a serviço dos seguidores que o concederam. Líderes devem ficar cientes de uma ameaça que geralmente é subestimada, mas é muito real à longevidade da liderança: o sucesso. Muitas pessoas não conseguem lidar bem com conquistas por causa da responsabilidade, da recompensa e dos desafios que pesam sobre elas. Elas podem cair em todos os tipos de problemas morais e éticos sem limites.

O caráter preserva a causa e o legado do líder:a falha de um líder pode violar a reputação do governo, da empresa, da organização ou de integrantes com os quais ele tem ligação. Os valores de um líder são pessoais – mas nunca são privados. Não importa quanto bem uma pessoa tenha feito, suas contribuições podem ser encobertas ou até destruídas por apenas um ato questionável. Assim, quando desenvolvemos nosso caráter intencionalmente, fortalecemos nossas fragilidades, domamos nossos vícios e preparamo-nos para desempenhar nosso papel pessoal de liderança.

O caráter evita que o líder prejudique os que estão à sua volta:a queda de um líder pode prejudicar profundamente os que estão próximos a ele e aqueles que confiam nele. A única maneira de manter o foco em nossa visão e continuar seguindo adiante em meio aos inevitáveis estresses, críticas, ataques, tentações e contratempos que vêm com a liderança é desenvolver caráter pessoal. O caráter é o fundamento de todos os aspectos de uma liderança eficaz. Engenheiros sabem que, quanto mais alto o prédio, mais profundo deve ser o fundamento. De forma similar, quanto mais exposição ao público tem um líder – mais fala ele adquire, mais influência ele exerce -, mais ele deve vigiar para manter um caráter profundo e bem estabelecido.

O desenvolvimento de nosso caráter normalmente ocorre da seguinte forma:

- Nossas crenças levam-nos às nossas convicções.

- Nossas convicções geram nossos valores.

- Nossos valores formam nossa moral ou princípios.

- Nossa moral ou princípios leva-nos à conduta pessoal, nossas ações.

- Nossa conduta ou ações manifestam-se na forma de nossa ética.

- Nossa ética resulta em nosso caráter.

- Nosso caráter determina o nosso estilo de vida.

E a base de tudo, nossas crenças, foi formulada durante a vida por meio de nossas reações a várias influências sobre nós. Essas influências são formadas por nossa família, nossos amigos, nossa herança ou nosso contexto social, nosso ambiente físico e social, nossa educação, nossa religião, nosso conhecimento, a mídia a que somos expostos, nossos agregados, nossos colegas de trabalho, e assim por diante. Nossas crenças vêm das ideias a que ficamos expostos ou desenvolvemos a partir de observações e análises que – e isso é o mais importante – aceitamos como verdade.

Algumas das ideias que aceitamos podem ser falsas ou incompletas. Mas, se acreditarmos que são verdadeiras, elas ainda estarão incorporadas em nossa filosofia pessoal, ajudando a construir o fundamento sobre o qual edificamos a nossa vida. É por isso que, se uma pessoa deseja mudar seu sistema de crença, ela precisa mudar suas ideias sobre si mesma e sobre o mundo.

Portanto, desenvolvemos nosso caráter como consequência de nossa filosofia pessoal, incluindo nossas crenças sobre o sentido da vida, a origem do mundo e como devemos tratar o próximo.

Se quisermos tornar-nos líderes de caráter que fazem a diferença de forma positiva no mundo, precisaremos olhar as ideias que recebemos com seriedade, a forma como essas ideias moldaram nossa filosofia de vida e as crenças e atitudes que devemos mudar. Assim, se um líder aceita o conceito de que, “no mundo é cada um por si”, ele sempre se colocará acima das outras pessoas, com o resultado de poder negligenciar, maltratar e até mesmo abusar de seus seguidores. Líderes de verdade sempre atribuem o maior valor à dignidade da humanidade. Se você não respeita o próximo, não deve estar na liderança. O mundo já tem problemas demais para aceitar outro líder sem consideração pelo valor intrínseco dos seres humanos.

Assim, convidamos você a compartilhar o que acreditamos serem afirmações que apoiam uma liderança baseada em caráter:

1- Caráter significa ter um comprometimento com um conjunto de valores sem comprometer-se

Líderes de princípios não renegam seus valores quando pressionados a desconsiderar as suas crenças. Infelizmente, muitos líderes de hoje são especialistas em comprometer-se. Eles mudam de valores com base no que acreditam que as outras pessoas queiram que ele faça, não no que acreditam genuinamente ser o correto.

2- Caráter significa ser dedicado a um conjunto de padrões sem hesitar

Não devemos comprometer nossos valores nem nossos padrões. Não os violar por nada e nem por ninguém.

3- Caráter significa esforçar-se continuamente para integrar seus pensamentos, palavras e ações

As palavras integrar e integridade derivam da palavra latinainteger, que significa “completo” e “inteiro”. Ter caráter significa esforçar-se continuamente para integrar seus pensamentos e ações para que você seja “um”. Um líder deve ser capaz de declarar: O que eu digo, faço e sou são os mesmos. E atingir essa consistência exige disciplina diária, por que todos os dias nosso caráter será testado. Integridade significa ter uma cara – não duas ou mais. A palavra que os gregos usavam para referir-se a essa pessoa erahypokrites, que originou a palavra “hipócrita”. De forma similar, a palavra “hipocrisia” vem da palavra gregahypokrisis, que significa “atuar no palco, fingimento”. Na forma original, “hipócrita” não era um termo negativo; era simplesmente uma referência aos atores que vestiam máscaras no palco ao atuarem em vários papéis. Entretanto, o termo evoluiu para a ideia de uma pessoa de “muitas caras” – alguém cuja verdadeira identidade não era o que parecia.

4- Caráter significa fazer sacrifícios para manter os seus princípios

Um líder de princípios possui crenças tão fortes que ele está disposto a fazer sacrifícios por elas – a perder popularidade, amigos, colegas, ganhos financeiros e sucesso por elas. Essa qualidade deve ser reintroduzida na sociedade por líderes de princípios genuínos.

5- Caráter significa ter autodisciplina para manter seus valores e padrões morais

Junto com os sacrifícios, o líder deve impor uma disciplina diária sobre si mesmo, para que se mantenha alinhado às suas convicções e continue a aderir aos seus princípios.


Não fazer nada quanto à crise de caráter no nosso mundo não é uma opção, pois o futuro da liderança e da nossa cultura está em jogo – e o mundo não irá transforma-se sozinho.

O caráter é a fundação da liderança e do sucesso do homem.

“Então como líder você deve gerar...

Confiança em pessoas amedrontadas

Ação onde há hesitação

Força onde há fraqueza

Método onde há confusão

Coragem onde há covardia

Otimismo onde há ceticismo

Congruência onde há hipocrisia

Convicção de que o futuro será melhor na construção feita hoje!” - Texto extraído do livro “ATITUDE – A Virtude dos Vencedores”.

Tenha um excelente dia e hoje e sempre;

Pois o mercado é do tamanho da sua competência, influência e reputação... E asua liderança é necessária no nosso mundo!



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe