A digitalização das indústrias de manufatura, uma tendência clara da realidade atual, é um dos avanços tecnológicos distintos estimulados pela "quarta revolução industrial" - a implantação dos padrões da Indústria 4.0.
O vento da mudança já transformou até mesmo um setor industrial relativamente conservador: o metalúrgico. Como a usinagem continua sendo um método essencial na indústria metalúrgica, a fabricação de ferramentas de corte, que fornece ferramentas para essa indústria, tem enfrentado a necessidade de atender aos novos requisitos.
Consequentemente, as informações que especificam as ferramentas devem ser unificadas e digitalizadas da mesma maneira. A capacidade de comunicar de maneira transparente as informações é a chave para garantir uma troca de dados relevante entre os diferentes componentes dos processos de fabricação inteligentes de hoje e de amanhã.
Novos tempos ditam novas exigências para os fabricantes de ferramentas de corte. Simplesmente fornecer ferramentas e auxiliar na sua aplicação, incluindo o planejamento de operações de usinagem, não é o suficiente - a moderna indústria metalúrgica exige soluções virtuais, não materiais, que será uma característica essencial das linhas de produtos futuras.
A digitalização das indústrias de manufatura, uma tendência clara da realidade atual, é um dos avanços tecnológicos distintos estimulados pela "quarta revolução industrial" - a implantação dos padrões da Indústria 4.0. O vento da mudança já transformou até mesmo um setor industrial relativamente conservador: o metalúrgico.
Como a usinagem continua sendo um método essencial na indústria metalúrgica, a fabricação de ferramentas de corte, que fornece ferramentas para essa indústria, tem enfrentado a necessidade de atender aos novos requisitos. Consequentemente, as informações que especificam as ferramentas devem ser unificadas e digitalizadas da mesma maneira.
A capacidade de comunicar de maneira transparente as informações é a chave para garantir uma troca de dados relevante entre os diferentes componentes dos processos de fabricação inteligentes de hoje e de amanhã.
A norma ISO 13399 especifica a representação de dados para ferramentas de corte e porta-ferramentas, de maneira a garantir a independência de plataforma universalmente. O objetivo principal é criar uma representação computacional das ferramentas e dos porta-ferramentas que seja unificada e compreensível para vários elementos da tecnologia de usinagem, sejam eles reais ou virtuais, incluindo sistemas de projeto e manufatura auxiliados por computador (CAD / CAM).
Do tecnólogo trabalhando no planejamento dos processos, engenheiros projetando conjuntos de ferramentas ou preparando o ferramental de um projeto-chave complexo, programadores CNC verificando o percurso da ferramenta em um ambiente CAD / CAM, especialistas em aplicações que otimizam operações de usinagem e até gerentes de vendas ajudando na seleção da ferramenta ideal - todos podem passar horas transmitindo os dados da ferramenta dos fabricantes de ferramentas para o software do cliente.
Todo usuário de CAD / CAM precisa ter acesso imediato e simples aos dados de ferramentas digitalizadas, e esse requisito tornou-se de importância estratégica no serviço prestado por um fabricante de ferramentas.
Transferência de dados
Transferências essenciais de dados são realizadas por meio de um arquivo STEP com extensão. p21, que armazena o código de texto relacionado aos valores paramétricos do produto. Além disso, o arquivo .p21 fornece o nome do arquivo 3D de um produto específico. A ISO 13399 determina o arquivo .p21 que pode ser transferido entre plataformas de computadores de usuários de CAD e CAM.
Competências E-CAT
Reconhecendo o valor de fornecer dados de ferramentas acessíveis e precisos para a pré-usinagem nos chãos de fábrica, a ISCAR incorporou as opções de montagem de ferramentas em “E-CAT”, o abrangente catálogo eletrônico da empresa. Essa opção permite que os usuários criem uma montagem de ferramenta a partir de vários produtos ISCAR representados no E-CAT e integrem facilmente os dados de montagem da ferramenta em seu sistema CAD / CAM, permitindo que os usuários continuem a análise da aplicação do conjunto em operações específicas com o uso de funções de software de simulação.
E-CAT representa um instrumento eficaz para resolver várias tarefas que são realizadas pelos fabricantes hoje. O programa integra um avançado sistema de filtragem para permitir a seleção das ferramentas mais adequadas para a operação, com base em parâmetros de usinagem.
A montagem inclui a ferramenta, pastilhas/cabeças de MD intercambiáveis, porta-ferramentas e, se necessário, redutores ou extensões - tudo isso atenderá de forma ideal às especificações do conjunto. Por exemplo, o sistema reconhece se o porta ferramentas selecionado irá garantir a posição correta da ferramenta, ou se a posição deve ser alterada pelo usuário.
Uma representação digital gêmea da montagem da ferramenta é gerada com base no padrão ISO 13399, que é uma garantia de comunicação bem-sucedida entre o software atual e o futuro em uma fábrica inteligente digitalizada.
A montagem do conjunto permite a simulação rápida e confiável da operação, assim como a verificação de colisão (interferência), otimização do percurso da ferramenta e o projeto do dispositivo de fixação da peça. Como o método de usinagem selecionado reflete no valor das forças que atuam na peça e a configuração da ferramenta influencia no projeto do dispositivo de fixação, simular a operação utilizando modelo da montagem do ferramental pode ser considerado um instrumento eficaz para o projetista de dispositivos.
A análise é realizada em um ambiente de produção virtual e não no chão de fábrica, o que minimiza e até evita possíveis erros durante o corte real. Para facilitar a preparação de desenhos, esboços e outros documentos de engenharia, os conjuntos criados são acessíveis para download nos formatos 3D e 2D.
O E-CAT é simples e fácil de usar, e até integra uma função CAD para criar a montagem de um conjunto a partir de elementos de biblioteca que refletem itens standard das linhas de produtos. O modelo de montagem do ferramental é independente de plataforma e destina-se a ser integrado ao próprio software CAM do usuário, para evitar erros no chão de fábrica durante a usinagem.
A capacidade de planejar e examinar montagens de ferramentas únicas e múltiplas nos estágios iniciais de fabricação é uma fonte extremamente valiosa de economia de tempo e custos.
A ISCAR acredita que garantir essa possibilidade deve ser uma característica essencial do mix de produtos de qualquer fabricante de ferramentas de corte. As opções de montagem de ferramentas oferecem uma resposta apropriada e eficaz às necessidades da usinagem moderna, e mais aplicações de montagem de ferramentas E-CAT estão disponíveis para ajudar os usinadores no mundo em evolução da INDÚSTRIA 4.0.
Tags
Indústria 4.0CAD CAM ISCAR usinagem CNC FerramentasCompartilhe
ISCAR
Ferramentas de Usinagem – Ferramentas de Usinagem de Metal Duro com Precisão – Aplicações de Corte de Metal.