Aposte na integração dos novos colaboradores para o sucesso da sua empresa

Integrar de forma correta os profissionais reduz a rotatividade.

Se você começou a trabalhar hoje em uma empresa e disser que não se sentiu perdido, pode comemorar, pois a principal queixa dos profissionais que encaram uma nova oportunidade de trabalho é esta.

Por isso, o momento da contratação é muito importante. O novo colaborador não deve se sentir deslocado neste novo ambiente profissional. Aí é que entra o processo de integração dos novos colaboradores.

Para garantir o engajamento, o funcionário deve ser integrado da melhor forma ao seu novo time. Cada vez mais, as empresas buscam atuar dentro dos principais quesitos que norteiam este processo de integração. E você, sabe como fazer isto? Vamos dar algumas dicas que sua empresa pode aplicar:

1. O processo de integração deve iniciar logo após a aprovação do candidato

É de suma importância pensar, desenvolver e construir juntos com todo o time; um processo de integração que faça sentido com a cultura, missão e valores da empresa.

O Recursos Humanos, como Maestro no tema, deve estar à frente da construção do processo de integração, envolvendo todos da empresa, para que se tenha sintonia e coerência nas informações que serão abordadas neste processo de integração.

O processo de integração do novo funcionário precisa iniciar logo após sua aprovação, para que no dia da sua admissão, a entrada na empresa seja a mais acolhedora possível, tendo todos os recursos necessários disponíveis.

Como exemplo:

• Criação de acessos e e-mail;

• Estrutura física;

• Material de apoio;

• Equipamentos;

• Kit de boas-vindas;

• E outros que se façam necessário ao cargo em questão.

Que tal criar um checklist?

E com as características peculiares da empresa, o envio do comunicado ao novo funcionário. Com as informações de data, horário, local e pessoa que deverá procurar em seu primeiro dia na empresa.


2.Vantagens de realizar o processo de integração:

Após o desenho, estruturação do programa de integração e aprovação pelas partes envolvidas é importante ressaltar que este projeto pode e deve sofrer alterações com base nas mudanças ocorridas na empresa e com a percepção e constatação de que alguns pontos que estão sendo abordados e realizados não estejam em consonância com a realidade e com a efetividade do processo.

Veja algumas vantagens da integração de colaboradores segundo Chiavenato (Escritor, Professor e Consultor Administrativo):

• Reduzir a ansiedade dos novos Colaboradores;

•Diminuir a rotatividade,conhecido como turnover;

•Otimizar tempo, evitando que se tenha que parar o trabalho futuramente, para tirar dúvidas que poderiam ter sido explicadas;

•Desenvolver expectativas mais próximas da realidade, o que evita grandes surpresas ou frustrações.

Importante salientar da necessidade na organização antecipada do espaço físico, dos recursos audiovisuais, do material de apoio que serão utilizados, da estrutura que será oferecida e disponibilizada. Todos na empresa devem estar cientes e receptivos com a entrada de novos membros na equipe.


3.Continuidade no processo de integração:

Peter Drucker, considerado o Pai da Administração, trás uma boa reflexão que nos remete à Psicologia da Gestalt (Psicologia da Gestalt -defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo),ondeconsidera a empresa como um sistema integrado, no qual o todo é mais que a mera soma de suas partes.

Este autor compara o sistema empresa com uma orquestra sinfônica, na qual as melodias de cada grupo de instrumentos, separadas do conjunto, constituem apenas dissonâncias e barulhos.

A integração de novos funcionários precisa ser um processo contínuo e gradual, sem dúvidas. Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica. Porém, não podemos deixar de construir e reforçar diariamente os objetivos traçados e compartilhados neste processo de integração.

Um instrumento que ajuda a entender e fazer ajustes necessário, para as próximas integrações é contar com uma avaliação de reação ao término das atividades desenvolvidas na integração, onde será disponibilizado ao funcionário, um questionário, com a oportunidade de sinalizar os itens que mais o agradaram, e os que não agregaram, além de disponibilizar espaço para inserir sugestões.

4.O papel da gestão na efetividade no processo de integração:

O desafio do Recursos Humanos e de todos envolvidos no processo de integração de novos funcionários é garantir uma experiência diferente, enriquecedora, que possibilite agregar conhecimentos da empresa e valores positivos para a inserção deste novo membro à equipe, tornando este período de adaptação agradável e acolhedor.

Vale ressaltar que o sucesso do processo de integração e a adaptação deste novo membro à empresa acontece diariamente com uma equipe que tenha um viés e reforço colaborativo, além de uma liderança inspiradora nos preceitos de colaboração, inovação e estímulo às competêcias dos colaboradores.

O processo de integração dos novos funcionários é a porta de entrada, após o processo de R&S (No processo de Recrutamento e Seleção dos novos talentos para a empresa, já se pode e deve ser disseminado, alguns pontos peculiares da cultura da empresa, para que o profissional antes mesmo de fazer parte do time, tenha informações suficientes para a tomada de decisão em fazer parte da empresa), que irá possibilitar maior e melhor aderência do novo membro ao time. Quanto mais acolhedor e envolvido por um sistema colaborativo, maior e melhor a possibilidade de se ter vida longa e feliz na empresa.


5. O trabalho remoto e suas adequações:

E agora, que estamos vivendo uma transformação no ambiente de trabalho, onde o home office se tornou necessário e o trabalho remoto veio com vontade de ficar?

Então, é hora de adaptar o modelo presencial, para o online, não deixando de lado tamanha importância e necessidade do processo de integração.

Proporcionar atividades estruturadas irá facilitar o engajamento dos novos membros à equipe, trará melhores e maiores perspectivas de resultados satisfatórios para todos da empresa, seja qual for o modelo de atuação deste funcionário: remoto, presencial ou híbrido.

Integração é uma estratégia importante dentro das organizações

O processo de integração precisa acontecer com as adequações pertinentes para que se possa valorizar a cultura da empresa, alinhar regras e procedimentose e, essencialmente, estabelecer vínculos de confiança, credibilidade e diminuir a ansiedade, assim, possibilitar o acolhimento necessário nesta etapa de grande valia para toda a empresa.

Os cinco passos relacionados acima fazem parte do processo de integração. É fundamental investir em um processo de integração de qualidade e humanizado, porque isto está diretamente relacionado ao sucesso da empresa.

É a oportunidade de criar vínculos sólidos e consistentes, com base na transparência e realidade do seu negócio. O novo funcionário terá a oportunidade e a possibilidade de fazer a diferença em sua rotina de trabalho, estando munido de informações e, sentindo-se genuinamente parte do todo. Sem dúvida, a empresa terá resultados muito mais expressivos com uma equipe engajada e que tenha orgulho em fazer parte daquela empresa.



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe