Acreditar para superar

Apesar das ainda incertas e assustadoras situações que insistem em nos assolar por conta da pandemia, é preciso que possamos fortalecer nossas esperanças mirando a “parte cheia do copo”, ou seja, remetendo a uma conhecida expressão popular que diz para “manter um olho no peixe e outro no gato”. Traduzindo, atentar para as ameaças, mas continuar garantindo nosso alimento.

E, nessa perspectiva, estou confiante. Em nível nacional avançamos com novos projetos capitaneados pelo Ministério da Economia e pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

O primeiro, batizado de MiBi – Made in Brazil ilimitado, é um programa que reúne entidades de diversos setores que integram a cadeia automotiva, além do Ministério da Economia. Consiste em formar um consórcio que integre empresas, usando todas as parcerias e recursos disponíveis.

A intenção é buscar a nacionalização de componentes em cinco áreas: metálicos, eletroeletrônicos, mecânicos, plásticos e transmissões automáticas. São oportunidades de nacionalizar US$ 18,5 bilhões do total de US$ 50 bilhões que foram importados pelo setor em 2019.

O segundo, o programa Renovar, um robusto trabalho de renovação da frota de pesados, ônibus e implementos agrícolas, liderado pelo Ministério da Economia, e que objetiva reduzir a frota insegura, poluente e com baixa produtividade.

O terceiro, nominado de Advance – Desenvolvimento Automotivo e Evolução da Cadeia de Fornecimento (Automotive Development and Supply Chain Evolution), em construção pelo Conselho Automotivo da ABIMAQ, tem aderência de importantes entidades nacionais.

A proposta visa proporcionar o desenvolvimento acelerado da indústria automotiva e sua cadeia de fornecimento, levando benefícios diretos ao consumidor final, aos fabricantes de veículos e seus fornecedores, e, consequentemente, à economia do País.

São três importantes programas que se complementam e interagem. E resultam em grande necessidade de ferramentais para produção dos bens.

Na Ferramental, lançamos, neste mês de março, o aplicativo Toolphin® Glossary, um rico e denso compêndio voltado aos amantes da indústria, em 9 idiomas, abordando inúmeros assuntos.

O app traz, além da pronúncia na língua desejada, imagens e vídeos associados a diversos termos para maior compreensão técnica. Incluindo ainda um divertido “game”, vai fomentar o aprendizado de maneira lúdica, introspectando conhecimento ao usuário de forma subliminar.

Em suma, momentos de superar barreiras nos quais precisamos profunda e atentamente acreditar.

Mas qual é a definição de acreditar? Constam algumas como aceitar, crer. Mas também, como verbo transitivo indireto, confiar, “supor ou intuir boas intenções, finalidades”. E a significado de superar? Surgem os termos alcançar vitória sobre; vencer. Ou ainda, “ser ou tornar-se superior; ultrapassar; exceder; sobrepujar. Enfim, passar por cima.

Superar permite que você atinja um novo estágio, excedendo ou sobrepujando seus obstáculos. Entretanto, para a psicologia a superação tem um significado ainda mais abrangente, direcionando para a resiliência do indivíduo.

Trata-se de vencer as adversidades e momentos tensos sem ficar permanentemente abalado por elas. É também tirar proveito desses momentos para se fortalecer e estruturar a própria equipe.

E é isso! Só isso! Tudo isso!

Encerramos esse editorial com um pequeno verso que representa o momento Ferramental, do qual você, leitor, é peça fundamental.

Por aqui nunca desistimos/

E na força da equipe insistimos.

Acreditamos no bom relacionamento/

Um ponto chave de nosso investimento.

Sabemos que sem investir em inovação/

Não há como avançar na evolução.

O time Ferramental não se ilude/

Pois sabe que a chave é atitude.

Ajustamos detalhes na cadeia de valor/

Para mitigar os riscos de grande dor.

Quando surge o correto momento/

Alavancamos o crescimento.

Essa é uma tarefa diária/

E cada vez mais necessária.

Continuamos esperançosos e vigilantes/

Sempre criteriosos e confiantes.

Perseguimos a sobrevivência/

Quando enfrentamos a turbulência.

Estamos prontos para a retomada/

Tão logo o furacão dê uma acalmada.

Somos determinados e firmes em acreditar/

Que sempre haverá um desafio a superar!



O melhor conteúdo do setor metal-mecânico no seu e-mail

Cadastre-se em nossa lista VIP para receber conteúdo, notícias e muito mais sobre o setor metal-mecânico.

Compartilhe