7 aplicativos gratuitos para melhorar a produtividade

Todo mundo quer fazer mais em menos tempo e felizmente em dias em que a tecnologia está ao alcance de nossas mãos encontrar aplicativos para melhorar a produtividade é muito mais fácil.

Estes são alguns pontos que devem ajudá-lo ao procurar uma ferramenta:

Te ajudar a economizar tempo e eliminar etapas adicionais necessárias para tarefas semelhantes que você faz diariamente;

Ter o potencial de estar em várias plataformas, assim, permitindo que você sincronize seus dados em vários dispositivos;

Deve facilitar a sua vida e melhorar o gerenciamento das suas tarefas de alguma forma.

Dito isso, listamos 7 aplicativos completamente gratuitos, que te ajudarão a melhorar a produtividade!

1. Evernote

O Evernote é um aplicativo de notas que funciona na nuvem, ele permiti que você acesse as informações de qualquer dispositivo.

Alguns recursos muito legais que o Evernote tem para melhorar a produtividade são:

Criar listas de tarefas;

Gravar lembretes de voz;

Fazer anotações;

Tirar fotos e adicioná-las às anotações.

Outro recurso muito útil que o Evernote possui é a capacidade de gravar e tomar notas ao mesmo tempo.

O Evernote é gratuito, mas também tem planos pagos que incluem uma versão plus (R$ 4,50/mês) e uma premium (R$ 9/mês).

Ao utilizar a versão paga você terá acesso a outros recursos, como: trabalhar offline, criar vídeos usando um layout de tela cheia de suas anotações, assim como facilitar o trabalho em equipe tendo a possibilidade de compartilhar e editar anotações entre amigos.

2. Asana

O Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que combina alguns dos ótimos recursos de programas conhecidos, como o Trello e o Basecamp. O app integra a definição de metas com um cronograma de prazos, para que você possa criar projetos, definir metas e gerenciar cada etapa do processo.

Você pode criar quadros diferentes para alternar entre tarefas conforme elas são concluídas ou se comunicar com membros da equipe em threads em cada tarefa. O Asana fornece algumas ferramentas para visualizar onde você está no seu projeto, como cronogramas do projeto ou calendários da equipe.

Ele também se integra a outros aplicativos no local de trabalho, como Slack, Microsoft Teams, Google Drive e Gmail. O Asana fornece uma versão gratuita com recursos limitados, mas as empresas podem comprar a versão premium, cobrada em dólares (US $ 9,99/mês).

3. Trello

O Trello é um bom aplicativo para melhorar a produtividade com tarefas e projetos baseados na criação de processos eficientes. Usar o Trello significa criar quadros e arrastar várias tarefas entre as etapas. É uma maneira rápida, fácil e visual de entender onde cada um de seus funcionários está em determinado trabalho.

Você pode definir prioridades em cada tarefa, adicionar anexos, digitar mensagens ou atribuir cada tarefa a um grupo ou rótulo, além de criar placas individuais para cada projeto. O Trello também possui uma versão gratuita e uma premium, voltada para negócios, cobrada em dólares assim como o Asana e com o mesmo preço (US $ 9,99/mês).

4. Focusbooster

O Focusbooster concentra-se na Técnica Pomodoro, que alterna blocos de trabalho de 25 minutos com intervalos curtos de 5 minutos para manter uma produtividade sustentável e duradoura. A Técnica Pomodoro é uma maneira simples de melhorar a produtividade ao realizar tarefas que consomem muita energia. Ajuda-o a manter-se concentrado enquanto reduz o cansaço mental.

Há muitos temporizadores Pomodoro diferentes por aí, mas o Focusbooster é um dos mais práticos e simples de usar. Ele se integra à barra de ferramentas da sua área de trabalho, contando o tempo que falta para acabar cada bloco de trabalho e intervalo. Ele solta um pequeno apito quando o tempo acaba, para que você saiba quando parar. Também, é possível personalizar os tempos conforme preferir.

5. Wunderlist

O Wunderlist está disponível em quase tudo (no iPhone, iPad, Mac, Windows, Android e na Web) e é por isso que é tão bom de usar. Permite o uso polivalente. É exatamente como o nome indica — em inglês, “wunderlist” é um trocadilho para lista maravilhosa

O app permite gerenciar e compartilhar suas listas de tarefas com amigos, familiares ou colegas de trabalho. Tem um design simples que permite pegar o jeito de imediato. Você também pode adicionar tarefas repetitivas, criar subtarefas, imprimir suas tarefas, sincronizar com outros dispositivos e definir os prazos finais.

6. RescueTime

O RescueTime permite acompanhar como você gasta o seu tempo. Por exemplo, você poderá ver um relatório de como você gasta o seu tempo no celular — quais apps usa mais, com que frequência e por quanto tempo? Você também pode definir metas para melhorar a produtividade pessoal, e o RescueTime vai rastreá-las para você.

Você pode ver seu progresso em seu painel, em seu relatório semanal ou na seção de relatório de metas. O plano premium (US $ 9 por mês ou US $ 72 por ano) lhe dá a opção de bloquear determinado app ou site, se você quiser fazer alguma coisa.

Por exemplo, se você passa 6 horas por dia no Facebook, pode se beneficiar de bloquear a rede social para que possa seguir adiante com assuntos realmente importantes (não dar likes em fotos de amigos). É uma maneira fácil de ver onde você passa a maior parte do tempo e descobrir se está sendo mesmo produtivo.

7. Dropbox

Não deveria ser uma surpresa ver o Dropbox em uma lista de aplicativos para melhorar a produtividade. Temos certeza de que todo mundo já ouviu falar dele, mas vale repetir: o Dropbox é incrível para compartilhar arquivos, gratuito e fácil de usar.

O aplicativo faz o backup automático, sincroniza e compartilha fotos e arquivos salvos, o que significa que você pode acessar seus documentos de qualquer local ou dispositivo. Embora seja necessária uma conexão com a Internet para sincronizar todos os seus arquivos inicialmente, eles ficam acessíveis para você offline.

Produtividade não é apenas fazer as coisas no menor tempo possível, mas sim saber como gerenciar seu tempo. Por isso, não se sobrecarregue; otimize o tempo e saiba que a cada dia surgem ferramentas novas para nos auxiliar. Teste os aplicativos e veja qual faz mais o seu estilo!

Fonte Nag Abrasivos

Compartilhe