5 Tendências para o setor metal mecânico em 2024

Automação, flexibilidade, impacto ambiental e inovações tecnológicas estão entre os principais tópicos do setor no próximo ano

Com 2024 se aproximando, o setor metal mecânico começa a visualizar o horizonte do que pode ser tendência no próximo ano. Nos últimos doze meses, segundo o IBGE, o crescimento da indústria brasileira apresentou variação nula (0,0%), o que pode representar uma preocupação, mas também a possibilidade de uma melhora para as empresas no próximo ano, a partir da utilização de diversas tecnologias.

Diante deste cenário, onde não foi apresentado crescimento, a indústria brasileira tem buscado melhores maneiras de aproveitar as tecnologias que avançam rapidamente na construção das novidades para o mercado construir um 2024 melhor para o setor. 

“Indiscutivelmente, a tecnologia manterá sua posição central e indispensável no cenário empresarial no próximo ano, especificamente as plataformas de software ERP, que desempenharão um papel de extrema importância na otimização das operações e no impulsionamento do êxito das organizações”, explica Thiago Gobetti, Product Manager da Cyncly, companhia global que desenvolve softwares para diversos setores, com 70 mil clientes em mais de 100 países.

Abaixo, confira outras tendências do setor metal mecânico em 2024:

Automação

A automação continuará a ser uma tendência fundamental no setor, com a adoção de tecnologias avançadas, como robótica e automação cognitiva, que podem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos de produção e aumentar a qualidade dos produtos. 

Redução do consumo de recursos e impacto ambiental

As empresas do setor metal mecânico já estão buscando maneiras de reduzir o consumo de recursos e minimizar o impacto ambiental no planeta. Isso inclui a procura por processos de produção mais limpos e o uso de materiais reciclados.

Inovação

O tema inovação em materiais é algo vital para a indústria. Ligas mais leves e resistentes podem levar a produtos mais duráveis e eficientes, sendo cruciais para o avanço no setor metal mecânico. 

Customização e flexibilidade

Outro importante tema é a customização e flexibilidade. A demanda por produtos personalizados está crescendo, e softwares robustos, que permitem a customização eficiente de itens desde a concepção até a produção, podem apoiar o atendimento dessa necessidade de mercado.

Ferramentas tecnológicas

“É difícil prever com certeza quais tecnologias específicas permanecerão como protagonistas no setor metal mecânico em 2024, pois o campo está sempre evoluindo com inovações e descobertas. No entanto, com base nas tendências atuais e no desenvolvimento tecnológico em curso, algumas áreas provavelmente continuarão a desempenhar um papel importante”, explica Gobetti. 

Entre elas, estão:

Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0: permitem a interconectividade de máquinas e dispositivos, facilitando a coleta de dados em tempo real e o monitoramento e manutenção de equipamentos, aumentando a eficiência operacional;

Robotica Industrial: robos industriais são usados para automação de tarefas repetitivas e perigosas, aumentando a eficiência e segurança da produção; 

Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR): essas tecnologias podem ser usadas para treinamento de pessoal, simulação de processos e manutenção remota, melhorando a eficiência e reduzindo custos.

Big Data e Análise Preditiva: a análise de grandes volumes de dados pode fornecer insights valiosos para elevar a capacidade produtiva, prever padrões de produção e identificar áreas de melhoria.

Tags
Compartilhe

Focco

A Focco Soluções de Gestão é uma marca que faz parte do grupo Cyncly e que acumula mais de 30 anos de experiência para oferecer ao mercado as melhores soluções de gestão, com clientes em todo o território brasileiro. Atua nos mercados Metal Mecânico, Bebidas, Distribuidoras e Alimentos. O papel da marca Focco é fornecer as ferramentas necessárias para que os seus clientes enfrentem qualquer desafio amparados pelos dados e informações que as tecnologias de gestão oferecem. Saiba mais em foccoerp.com.br