5 estratégias para melhorar o processo produtivo da indústria em 2024
Robson Rizzotto, diretor comercial do FoccoERP, ressalta que investir em tecnologias especializadas são a chave para o sucesso da indústria


Realizar um processo produtivo eficiente é fundamental para o crescimento e sucesso das empresas. Esse aspecto desempenha um papel vital ao proporcionar ganhos como competitividade, maior satisfação dos clientes e a adição de maior valor aos produtos oferecidos. Contudo, a execução das atividades das indústrias resultam em gastos consideráveis, tornando a otimização do processo produtivo uma meta desafiadora, que demanda a tomada de decisões estratégicas pela gestão empresarial. 

De acordo com Robson Rizzotto, diretor comercial do FoccoERP, o primeiro passo para melhorar a produtividade da indústria e evitar gastos desnecessários é a criação de um planejamento estratégico. “Ao traçar metas claras e objetivas, alinhadas com a visão de longo prazo da empresa, gestores e colaboradores passam a ser direcionados para a mesma direção. Contribuindo, assim, para a redução de desperdícios de recursos e esforços em atividades que não agregam valor ao produto ou cliente”, explica.

Para uma compreensão mais aprofundada sobre o processo produtivo, Robson reuniu as cinco melhores estratégias para aqueles que buscam progredir com o rendimento do seu negócio:

1. Faça o mapeamento do processo de produção da indústria

Além de ser um ponto de partida para realizar otimizações na empresa, o mapeamento de processos é um recurso gerencial usado para simbolizar todos os passos de um método produtivo, representando as entradas, saídas e ações executadas, com clareza e objetividade. 

Por meio da disposição por etapas produtivas mediante fluxogramas ou outras formas de apresentação, ele permite identificar e analisar falhas que, em geral, passam despercebidas na repetição das tarefas executadas no cotidiano.

2. Identifique e solucione gargalos no processo de produção

Gargalo é quando uma determinada etapa encarece, retarda ou até paralisa as atividades. Esse empecilho é responsável por criar obstáculos diante de metas predefinidas pela empresa, sendo que o maior desafio está em identificá-lo. 

3. Faça a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas

A manutenção preventiva aperfeiçoa a utilização de equipamentos e máquinas em vários aspectos. Isso porque ela evita falhas eletrônicas, mecânicas e técnicas, além de otimizar o consumo de energia e a performance das operações. 

4. Utilize a Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) está diretamente ligada à Indústria 4.0, que está sendo promovida por três grandes inovações no mundo fabril produtivo. São elas:

  •  enorme volume de dados e informações virtuais;
  •  evolução espantosa da capacidade dos computadores;
  •  novos planos estratégicos de otimização que envolvem pessoas, pesquisas e tecnologias.
 

Essas transformações permitem que toda a planta produtiva (distribuidores, gestão de fornecedores, unidades fabris e mercadorias) esteja conectada digitalmente, promovendo uma cadeia de valor integrada.

5. Escolha utilizar soluções cloud

cloud computing (computação na nuvem) surge como uma solução indispensável. Isso porque permite que as empresas utilizem sistemas operacionais e ferramentas de gestão sem a necessidade de investir em setores de TI internos. Dessa forma, as soluções em nuvem são mais acessíveis do que manter um ambiente físico de tecnologia. 

“A sequência do processo de produção determinará a qualidade final do produto. Se todas as estratégias do processo produtivo forem realizadas corretamente e conforme o planejado, a empresa será capaz de entregar uma mercadoria que atende às expectativas do cliente e consegue sobressair, muitas vezes, à concorrência”, finaliza Robson.


Tags
estratégiaprocessoindústriaredução de desperdícios
Compartilhe

Focco

A Focco Soluções de Gestão é uma marca que faz parte do grupo Cyncly e que acumula mais de 30 anos de experiência para oferecer ao mercado as melhores soluções de gestão, com clientes em todo o território brasileiro. Atua nos mercados Metal Mecânico, Bebidas, Distribuidoras e Alimentos. O papel da marca Focco é fornecer as ferramentas necessárias para que os seus clientes enfrentem qualquer desafio amparados pelos dados e informações que as tecnologias de gestão oferecem. Saiba mais em foccoerp.com.br