O setor industrial ainda é um pouco tímido
quando o assunto é marketing. Mesmo sendo responsável por quase 30% do PIB
brasileiro, são poucas as empresas que utilizam o marketing como estratégia de
negócio.
Entretanto, “aparecer” está ficando cada vez
mais difícil, já que os tempos mudaram e a forma de vender e comprar já não é
mais a mesma de 15 anos atrás.
O fortalecimento da marca e a diferenciação tornaram-se fundamentais na hora de conquistar clientes exigentes, que buscam valor em uma empresa.
Marketing: o combustível para levar a sua empresa mais longe
Independente do porte da empresa ou área de atuação, é preciso estar sempre inovando, investindo e criando novas estratégias para valorizar os produtos / serviços e aumentar as vendas.
Podemos fazer uma analogia e comparar a função do
marketing para a sua empresa com a função do combustível para um automóvel. A
distância que o automóvel irá percorrer depende da quantidade e qualidade do
combustível utilizado.
O marketing tem o mesmo papel: possibilitar que a sua
empresa vá mais longe, impacte um número maior de pessoas e chegue até o seu
objetivo.
Se executado da forma correta, podemos utilizar o
marketing para:
· Diferenciar-se dos concorrentes;
· Ser encontrado com mais facilidade;
· Atrair clientes em potencial;
· Aumentar as vendas;
· Gerar mais valor e exposição;
·
Melhorar o relacionamento com o cliente.
“Marketing
é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a
ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos
lucrativos” – Philip Kotler
Porém, assim como o combustível tem um alto
valor no mercado atual, o marketing é muitas vezes visto como um investimento
caro, principalmente quando o país está passando por uma crise
político-econômica.
A pergunta que fica é: em meio à esta crise, vale a pena investir em marketing?
Marketing em tempos de
crise. Investir ou cortar?
De forma ampla, investimento são gastos
realizados na empresa com o objetivo de trazer mais receita ou melhorar a
imagem da empresa. Ou seja, tem sempre a intenção de proporcionar um retorno a
médio e longo prazo.
Sua marca e a maneira como
você divulga seus produtos e serviços, muitas vezes, é o que te diferencia das
demais empresas. Sem a ajuda do marketing é quase impossível se manter no
mercado de forma competitiva, superar as situações de crise e vencer os
desafios.
Em momento de recessão
financeira não corte os investimentos em marketing, mas otimize-os, caso
contrário, sua empresa perderá a visibilidade e, por consequência, venderá
menos.
Marketing não é caro, caro é não fazer marketing.
Caro é investir em algo que não agregue nenhum valor à sua empresa. Caro é não
crescer, não ter resultados, e pior, caro é pensar que o que deu resultado por
muito tempo deve continuar a ser aplicado sem nenhum questionamento.
“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. – Henry Ford
5 dicas de marketing que você deveria aplicar na sua empresa
A seguir quero te apresentar algumas dicas
simples que fazem toda a diferença quando o assunto é marketing.
1. Conheça o seu público
Antes de iniciar uma estratégia de marketing,
é preciso ter em mente quem você deseja atingir, ou seja, qual é o seu cliente
ideal. Saber
para quem sua empresa irá vender pode ser um fator determinante para os
resultados a curto, médio e longo prazo.
Chamamos esse cliente ideal de “persona”, e sua
definição é baseada em dados reais sobre o comportamento e as características
dos seus atuais clientes.
Se a sua empresa não conhece seus clientes, como
poderá desenvolver produtos melhores, estabelecer uma comunicação eficiente e
aperfeiçoar seus serviços?
Uma forma de se aproximar do seu consumidor
para entender melhor seu perfil é analisando seus problemas, dúvidas e anseios.
Dessa forma, você poderá abordá-lo exatamente no cerne da questão, mostrando
como seus produtos ou serviços são a melhor opção para a sua necessidade /
problema.
2. Construa sua presença online
Em pleno século XXI é praticamente impossível
pensar em um mundo sem internet. São mais de 4 bilhões de pessoas conectadas em
todo mundo e 3.2 bilhões de contas ativas nas redes sociais.
E o nosso país está entre um dos mais
conectados, ficamos atrás só dos Estados Unidos, China e Índia.
Para ter acesso a praticamente tudo basta uma
simples pesquisa no Google.
Foi o tempo em que para encontrar uma empresa
ou fornecedor íamos atrás da lista telefônica, a famosa lista amarela.
Por ter incorporado a tecnologia tão
rapidamente nós esquecemos que os usuários presentes na internet também são
nossos clientes ou possíveis compradores.
Portanto, se sua empresa ainda não tem uma
pagina na internet e não está conectado com as principais redes sociais, está
na hora de tomar uma atitude.
3. Faça um plano de
marketing
Para o marketing ter resultado, assim como
tudo na vida, precisa ser bem planejado e executado.
O planejamento de marketing é tão importante
quanto o plano de negócios ou planejamento tributário.
Antes de tudo você deve analisar os fatores
externos e internos que podem influenciar o desempenho do seu negócio.
O primeiro passo é conhecer e estruturar a
sua empresa. Para te ajudar separei algumas perguntas:
·
Quais são os meus objetivos?
·
Quem são os meus concorrentes?
·
Quais são os meus pontos fortes e fracos?
·
Como é o processo de compra dos meus
clientes?
Essas respostas ajudam a definir o posicionalmente da sua empresa, bem como as estratégias, os objetivos e as metas de marketing.
4. Encontre seu diferencial
Qual é o diferencial competitivo da sua
empresa?
Sempre que faço essa pergunta escuto as
pessoas respondendo que o seu diferencial é o preço.
Infelizmente preço não é um diferencial. Quem
te procura apenas pelo preço só está interessado na vantagem financeira, e,
caso o concorrente faça uma oferta melhor você perderá o cliente.
Nem sempre o barato é mais vantajoso ou o
mais caro é o melhor, o objetivo do marketing é fazer com que os seus clientes
te procurem por ser único.
Por isso, toda empresa deve ter um
diferencial competitivo, algo que faça com que os clientes desejem comprar
novamente de você.
Invista em planos de fidelidade, inovações, bons prazos e atendimento personalizado. Aqui vale ressaltar a importância de conhecer bem a sua ”persona” citada anteriormente, pois o diferencial da sua empresa precisa fazer sentido para o seu cliente.
5. Considere o marketing de relacionamento
Posso apostar que você já tenha passado por
essa situação: foi mal atendido e nunca mais voltou ao estabelecimento.
A impressão que um cliente tem com o
atendimento é tão, ou mais importante do que o produto em si.
Muitas vezes seu cliente não quer apenas
comprar, ele quer se relacionar com a sua marca. Ele deseja viver uma
experiência completa onde suas necessidades sejam satisfeitas com o menor incômodo
possível.
Uma das características das empresas de
sucesso é a pratica do overdelivering.
Overdelivering é uma expressão de origem inglesa e refere-se
a uma técnica que consiste em entregar mais do que aquilo que o cliente pediu,
ou comprou.
Ou seja, gerar uma experiência tão impactante a ponto do cliente se fidelizar com a sua empresa. O objetivo é ir além e ultrapassar expectativas.
A essência do marketing consiste em promover o seu
negócio, atrair clientes e fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.
O marketing é uma arma poderosíssima se bem
utilizada, capaz de diferenciar a sua empresa das concorrentes.
Diariamente milhares de pessoas estão
procurando o que comprar e onde comprar. Isso significa que se a sua empresa não
é vista, ela também não será lembrada.
Portanto
lembre-se, estamos falando do futuro da sua empresa. Não deixe para amanhã o
que você pode fazer hoje.
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Bruna de Aquino
Coordenadora de Marketing | B3 Marketing Digital